• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

alexvaz

Base de Dados Analítica - Campo na tabela de factos ou dimensão?

3 mensagens neste tópico

Boa tarde.

Estou a desenvolver um projecto com recurso a uma base de dados oracle. Essa base de dados deve seguir o modelo analítico em estrela (tabela central de factos com chaves forasteiras para todas as tabelas e tabelas dimensão).

Neste caso a tabela de factos tem alugures de automoveis de uma empresa, e uma das perguntas a ser colocada é a cor de carro mais alugada.

A minha dúvida é, esse campo deve estar na tabela de factos ou na tabela dimensão do automovel e porquê?

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa tarde.

Estou a desenvolver um projecto com recurso a uma base de dados oracle. Essa base de dados deve seguir o modelo analítico em estrela (tabela central de factos com chaves forasteiras para todas as tabelas e tabelas dimensão).

Neste caso a tabela de factos tem alugures de automoveis de uma empresa, e uma das perguntas a ser colocada é a cor de carro mais alugada.

A minha dúvida é, esse campo deve estar na tabela de factos ou na tabela dimensão do automovel e porquê?

Obrigado

Há uma regra muito simples: se o valor é aditivo então o campo pertence à tabela de factos, se o valor é descritivo então faz parte de uma dimensão.

Aconselho-te vivamente a investir no livro do Kimball para compreenderes DW: The Data Warehouse Toolkit.

PS: já agora, chaves forasteiras é um termo que não se usa em Portugal, diz-se chaves estrangeiras ou então foreign keys, no original.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora