• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

saramgsilva

Formação Profissional - alguém tem experiência - formando / formador

17 mensagens neste tópico

Boa tarde,

gostaria de saber se alguém aqui no fórum tem experiência no mundo da formação profissional, nomeadamente nas áreas:

Programação;

Tecnologias da Informação;

entre outras relaccionadas com área de informática;

gostaria que falassem dos centros onde já andaram, e se poderem postar o link do site do centro de formação.

Seria bom falarmos no nome dos cursos em especifico, e a opinião desses mesmos cursos.  :)

Acho que seria benéfico para todos falarmos deste tema, para elucidar todos os user's, pois pode ajudar a dar um passo na carreira profissional de cada um.

bom trabalho

tofas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou formador a tempo inteiro.

Tenho dado formação para o Centro de Formação Profissional de Santarém que pertence ao IEFP logo a pagina é www.iefp.pt pois eles não tem paginas próprias para os centros.

Dou módulos de quase todos os quadrantes, deste informática na óptica do utilizador (leia-se ferramentas de produtividade) até redes e segurança.

Actualmente já não é tão bom ser formador, nos últimos anos retiraram cerca de 5€ em media aos valor hora que pagam por curso, mas tem a vantagem de ter óptimos horários, e no meu caso que estou a estudar à noite é óptimo.

Se quiserem mais alguma informação  é só dizerem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas,

bem informática na óptica de utilizador entende-se : word,excel, PTT ( ferramentas do office ), introdução à informática.

Já agora és tu que fazes os manuais, planificação das sessões, testes?

bom trabalho

tofas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas,

bem informática na óptica de utilizador entende-se : word,excel, PTT ( ferramentas do office ), introdução à informática.

Sim por ferramentas de produtividade eu queria dizer ferramentas do office/ open office, browser e clientes de email

Já agora és tu que fazes os manuais, planificação das sessões, testes?

Sim sou eu que faço tudo, no caso do IEFP existem os referencias para cada curso/módulo mas maior parte das vezes estão desactualizados logo tenho de recriar os objectivos, agora manuais e etc faço tudo. Se bem que tenho colegas que utilizam manuais já existentes, tipo os das secundárias ou livros da FCA que se apliquem aos módulos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Santarém :) porreiro lol eu também sou.

Eu tenho um primo de santarem que para alem de estudar também dá formação mas ele dava em Lisboa, embora se ganhe relativamente bem á cada vez menos procura a esse tipo de formação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É necessário ter algum curso ou formação, para dar esse tipo de formação?(passo a redundância)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para dar em cursos homologados pelo IEFP ou IQF é necessário o curso de formação de formadores e qualificações académicas ou experiência profissional na área de formação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tb sou formador, na area da programação, e informatica na optica do utilizador...

- Faço so as fichas de trabalho, e fichas de avalição raramente faço, peço smp para fazer trabalhos.

- Manuais usos dos muitos que estao espalhados pela net.

- Para dares formação tens que ter o CAP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

- Faço so as fichas de trabalho, e fichas de avalição raramente faço, peço smp para fazer trabalhos.

- Manuais usos dos muitos que estao espalhados pela net.

Dependendo do módulo também peço trabalhos que são avaliados continuamente, mas tenho de fazer avaliações escritas ou práticas periódicas que contam 50% da nota do módulo.

Eu pessoalmente não gosto de utilizar manuais feitos por outros, gosto de colocar o meu toque,

- Para dares formação tens que ter o CAP.

E para ter o CAP é necessário o curso que falei ou formação pedagógica equivalente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tirei um curso no iefp, em Faro de Instalação e Manutenção de Sistemas Informáticos. Posso dizer que gostei bastante, é um curso que em tempo é médio (1290h / 1 ano inteiro) é muito prático e ainda com o estágio dão oportunidade da pessoa ficar logo empregada ( como foi o meu caso).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao tamos a falar desse tipo de cursos.. mas sim esses cursos sao bastante bons por causa disso... e se tiveres sorte e ficares logo na empresa onde estagias-te melhor..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas.

Já tenho experiência como formando no curso de tecnico de multimedia nivel 3 com duração de 1 ano e mais uns cursos nocturnos efectuados também no iefp. Posso dizer que gostei bastante de frequentar o curso, além dos conhecimentos que os formadores me passaram sempre me incentivaram a evoluir e a expandir os meus conhecimentos por mim próprio. Não se limitam a despejar a matéria para cima de nós e pronto (claro que há excepções).

E foi com esse incentivo que evolui e estou hoje a trabalhar na empresa onde estagiei e me orgulho bastante. Já para não falar nas grandes amizades que fiz com colegas e formadores.

Por muito que possam duvidar pelo facto de pertencer ao iefp, digo que pela minha experiência recomendo a qualquer um que esteja interessado em frequentar um curso alternativo á faculdade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desculpem lá mas eu tb ando interessado em tirar um curso para ser formador mas segunda o k me disseram bastava ter o 12º ano e depois tirar tipo numa escola de cursos (centro de formação) n sei se isto é bem assim

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desculpem lá mas eu tb ando interessado em tirar um curso para ser formador mas segunda o k me disseram bastava ter o 12º ano e depois tirar tipo numa escola de cursos (centro de formação) n sei se isto é bem assim

Sim, basta isso penso que o curso seja de 3 meses, e os preços variam, no Algarve haviam dois que eu conhecia um a 400€ e outro por 600€

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, basta isso penso que o curso seja de 3 meses, e os preços variam, no Algarve haviam dois que eu conhecia um a 400€ e outro por 600€

Desculpa, mas só para não criar confusões, para se dar cursos homologados(pelo IQF) não basta ter o 12º, tem de ser ou 12º + experiência profissional na área de formação ou credenciais académicas, agora para dar um curso num empresa que dá os cursos que quer só depende dessa empresa,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora