• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Interfaces Gráfica em Python

58 mensagens neste tópico

Pessoal, se eu quiser criar uma interface gráfica para um programa que tenho feito, o que devo usar? Queria algo que funcionasse em Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depende.

O "De Facto" é o Tkinter (que é instalado automaticamente com o Python).

No entanto, por vezes é recomendado o WxWidgets (procura por WxPython).

Dizem que o WxPython tem um aspecto nativo em qualquer SO, (se bem que penso que o Tkinter também).

Dá uma vista de olhos nos dois (penso que o Widgets é mais voltado para classes que o Tkinter).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dos 2, qual é o mais fácil de trabalhar?

Na minha opinião, é o WxPython !

:cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro arranjas o WxGlade, fazes lá a interface, e adaptas ao teu codigo python :P

Simples :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Preatorian, muito obrigado. Um colega meu aqui do estágio tinha-me falado para eu arranjar uma cena desse género mas eu nem sabia onde procurar. Vou tentar por aí então :)

Obrigado a todos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro arranjas o WxGlade, fazes lá a interface, e adaptas ao teu codigo python ;)

Simples :)

Olá!

Sabes se existem tutoriais em Português ?

Obrigado !

:D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

PYPT, não é preciso muito tutorial para te ser sincero. Aquilo é demasiado fácil! Eu segui o tut oficial e já fiz o que queria para a minha aplicação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nããããããããoooooooo glade nãããã~aoooooo hauhaua galera esse negocio de glade boa constructor por favor vamos exercitar nossas mentes,fica arrastando os botoes e janelinhas não é legal :D hehe é minha opnião alias wx é fainho msm para qm ta começanmdo ja o tkinter é mais complicadinho vai de cada um né hehehe

abs

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, eu da minha parca experiência em wx e glade, aquilo ainda tem uma cenas irritantes. For instance, onde está o undo? :D Mas de resto, não é muito complicado..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epa... não sei em que é que voces se baseiam para dizer: ah e tal este existe, aquele é curtido, ouvi falar neste.

O wxwidgets é bem mais complicado de usar que o tk ou mesmo que o gtk.

Eu aconselho mesmo o tk porque é sem sombra de duvidas o mais simples. Se bem que a simplicidade deve-se ao facto de ser básico e antigo. O look das aplicações tk é um pouco tosco, eu pessoalmente não me importo muito com isso.

E depois... "ah e tal.. pegas no wxglade ou no boa" epa... o boa já não é desenvolvido há mais tempo que sei lá o quê... e o wxglade é fixe tal mas não gera xml como o glade. Ou seja... o código dos widgets tem ser editado mesmo manualmente.

Sim ... wxwidgets é que tem o look mais cool em tudo quanto é ambiente. GTK é o toolkit usado pelo gnome, pelo que as aplicações vao aparecer todas bonitinhas no gnome.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pedrotuga: O que aconselhas para um gajo que sabe python básico e quer despachar uma aplicação simples com GUI?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há algum proggie tipo o wxglade para TK? Ou tem que ser literalmente, à unha? (Nota, não que seja menos ou mais preguiçoso, mas é uma questão de rapidez e produtividade)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nããããããããoooooooo glade nãããã~aoooooo hauhaua galera esse negocio de glade boa constructor por favor vamos exercitar nossas mentes,fica arrastando os botoes e janelinhas não é legal ;) hehe é minha opnião alias wx é fainho msm para qm ta começanmdo ja o tkinter é mais complicadinho vai de cada um né hehehe

abs

Com toda razão... se não for na unha mesmo, nunca saberá de fato a usar a linguagem!

No meu caso, tive que aprender o Tkinter na marra, e mesmo com o visual de windows 98, ele é bem mais facil de aprender do que o wxPython. Mas o wx é bem melhor, suas fonções são bem mais avançadas do que o Tk, principalmente com DragDrop.

Mais existem outras, pyGTK por exemplo, é exelente.

PyUI, também é ótima (pygame).

De uma comparada nas outras Interfaces: http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/ComparacaoDeGUIs

:D Kratos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aconselho mesmo o tk para principiantes. É que apesar de não haver ferramentas tipo glade e afins acaba por ser mais simples criar um gui simples com o tk do que um gui com o wxglade e depois ter que andar a inicializar tratar os sinais todos à mão etc.

Com o tk, fazes uma coisa em modo de texto, toda basica mas que ficas perceber como funciona e podes fazer o que quiseres dela.

Isto é o que acho baseado na minha minuscula experiencia com guis.

Talvez se dominasse o gtk ou o wxwidgets já tinha uma opiniao diferente... mas tambem sou um bébé no que a isso dos toolkits toca.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o tk vem instalado por predefinição no windows ou quando se instala o python?

Se usares o gtk para correres a aplicação tens de o ter instalado?, e se eu quiser fazer uma aplicação em que o utilizador não precise de instalar nada? (win)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O tk vem com o python sim. Uma aplicação em python-tk corre em qualquer computador com o interpretador de python instalado.

O GTK não vem com o python, e na verdade instalar o pygtk no windows é uma dor de cabeça, felizmente já para aí andam um pacote all-in-one para desenvolver em pygtk no windows.

Depois de completa a aplicação gtk, os utilizadores do windows, para a correr têm que instalar o GTK no seu computador.

Em alternativa, podes 'congelar' a compilação utilizando o py2exe. Desta forma crias um executável com as dependencias todas. Normalmente é a forma mais aconselhada quando se trata de distribuir uma aplicação em python à grande massa de utilizadores dow windows. O utilizador, neste caso, não precisa nem de ter o python instalado, nem o gtk.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em alternativa, podes 'congelar' a compilação utilizando o py2exe. Desta forma crias um executável com as dependencias todas. Normalmente é a forma mais aconselhada quando se trata de distribuir uma aplicação em python à grande massa de utilizadores dow windows. O utilizador, neste caso, não precisa nem de ter o python instalado, nem o gtk.

Pois eu sei, mas o "pacote" todo junto fica um bocado grande :(, não existe uma maneira de fazer as aplicações sem dependências como no c (windows.h)?, fica é só a funcionar no windows :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois eu sei, mas o "pacote" todo junto fica um bocado grande :(, não existe uma maneira de fazer as aplicações sem dependências como no c (windows.h)?, fica é só a funcionar no windows :P

Não sei :(

é capaz. Um utilizador do windows é capaz de te responder a isso melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora