• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrodh

[Closed Source] NC Voice Commander ( 0.0.0.4 )

30 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: NC Voice Commander

Última Versão: 0.0.0.4 ( Release Candidate )

Líder do Projecto: Pedro Nicola

Membros Actuais do Projecto: Pedro Nicola

Tópicos deste Projecto: Ver descrição.

Descrição do Projecto:

NOVIDADES : Actualizado para versão 0.0.0.4.

Olá a todos. O meu nome é Pedro e este é o meu projecto mais recente. Chama-se NC Voice Commander ( o interface está em inglês, quem sabe no futuro  adicione suporte para multi-linguagens).

E de que se trata este programa? Bem este programa permite ao utilizador controlar o computador através da voz. Basta ter um microfone conectado ao computador ( de preferência um headset )  e ao dizerem por exemplo "search google", ele abre automaticamente o browser predefinido na pagina do google. Claro que o utilizador é que escolhe que comandos atribuir ao que quiser falar. Por exemplo podem atribuir o comando de abrir os meus documentos ao dizer "open that cute folder". :cheesygrin: lol. Existe um leque grande de comandos disponíveis para atribuição de voz nesta primeira versão. Desde qualquer coisa ( literalmente ) que normalmente escrevemos na janela "Run" do windows ( mspaint -> abre o paint, cmd -> abre a consola do windows, etc ), a comandos que controlam o sistema, etc etc.

Visto que o help file está em inglês, e que a maioria de nós somos curiosos e não o lemos, atenção que este software necessita de outro software ( também grátis ) instalado no sistema. Chama-se Microsoft Speech SDK 5.1, se googleRIZAREM ( :X ) devem encontrar, senao o link está no help file que vem com o programa, e existe ainda um link directo para uma re-distribuição que é bastante mais pequena mas traz tudo o essencial, e não instala extras desnecessários ( Link para Speech Recognition Corehttp://www.mediafire.com/download.php?2koxcnsvkxo )  . Atenção , o programa não funciona sem isto instalado, e é provável que vá "crashar" uma vez que é algo que não vem instalado com o Windows por defeito. Dêem  a vossa opinião, e sugiram coisas depois de experimentar.

Mais uma coisa, por defeito, para o computador executar algum comando têm de "chamar" por ele, virem-se para o microfone e digam "computer" ( parar de falar por 1 segundo antes de dizer isto ajuda ) , e ele então fica à espera do comando. Isto é para poder estar a falar normalmente sem ele começar para ali a efectuar comandos a toa . Mais info leiam o HELP! ( ainda n está terminado, só dei uns toques para a 1ª release ).

Espero que gostem ( atenção, NC Voice Commander é freeware, espalhem  e distribuam à vontade, mas não modifiquem para distribuir sem previamente falar comigo )  :ipool:

Sem mais demora, aqui está o link para download da aplicação : http://www.mediafire.com/?almyzpdx4dm

Se quiserem expor duvidas façam-no neste fórum ( em inglês se possível ) : http://pedrodh.phpnet.us/forum2/viewforum.php?f=4

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem.. lol. Eu espera hoje ja ter algumas opiniões sobre o programa, ainda ninguém o experimentou ?  :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Arranja pa Linux e eu testo xPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

Bom projecto, mas os meninos do linux são sempre os pretos(forma de dizer)...

Abraços

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

erros:

-Paths estão a apontar para uma pasta no teu pc e portanto não funciona em outros pcs (C:\Documents and Settings\Pedro\Desktop\...)

-Calculo que seja por não conseguir fazer o load da database mas ele tb dá um erro de Index Out of Bounds

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hela, isso é mau, tenho de corrigir isso o quanto antes. Quanto ao fazer para linux, não vai dar, isto usa uma tecnologia que só existe SDK para windows, logo teria de refazer o programa do 0.

EDIT: O bug já está corrigido e já compilei uma nova versão e fiz update dos links dos downloads. Está funcional. Obrigado, e reportem mais erros que tenham.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora já funciona fixe.

Requests:

- Permitir apagar comandos directamente da lista (se dá ainda n descobri como).

- Adicionar um timeout em ms variável entre activar o reconhecimento de voz através da palavra "Computer" e o comando em si por forma a que o som de activação não interfira directamente com o comando.

- Definir combinação de teclas escolhida por nós em 'Keyboard Press Key'

- Abrir e Fechar drive seleccionada (por enquanto só abre a primeira e n dá para fechar)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também quero :'(

Vou testar no windows depois digo qualquer coisa

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não da para Linux ?

eu poderia ajudar fazendo o mesmo programa mas sem o SDK da Microsoft, e criar de raiz, o problema e que são dois sistemas diferentes com aplicações diferentes, mas como ambos fazem a mesma coisa deve dar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

[Pauzinhos] Otimo, folgo em saber que ao menos ja trabalha fora de casa, lol. Bem quanto às sugestões. As teclas sem duvida vou modificar para permitir abranger todas as combinações até 3 teclas pressionadas em simultâneo. O timeout do reply do computador existe, e era uma boa opção pôr milissegundos variáveis nas opções. E vou também colocar opção para o utilizador modificar a frase de chamada ( "computer" -> para outra definida pelo utilizador ). As funções globais ainda n as testei todad, vou verificar a de fechar o leitor de cd's para perceber o que está errado com ela. Quanto ao apagar comandos, bem directamente ainda não dá, mas visto que a BD é access dá para aceder por outros programas e modificar manualmente, mas claro que no futuro irei colocar essa opção dentro do próprio programa. Obrigado :)

[bin] Eu a parte da programação também me safa-va, o problema seria arranjar uma SDK que faça a mesma coisa que a do windows mas para Linux. Eu já tenho um certo à vontade a mexer com a do windows, portanto tão cedo, a não ser que encontre uma com o modo de funcionamento igual, não devo meter-me por aí. Mas, se alguém quer fazer algo do género em linux está a vontade, por mim, quantos mais freewares estiverem a correr por aí mais utilizadores como nós andam contentes, lol.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

[light], humm é possível por estar a usar o windows vista, porque o windows vista vem com uma versão mais avançada da SDK, própria do windows vista. Mas tenho de testar em casa para ver. Se bem que OLE pode ser da BD. Se entretanto mais utilizadores do windows vista tiverem o mesmo problema avisem. Ou se algum que utilize o vista não tenha o problema que fale também. Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para todos os utilizadores com aquele erro OLE, caso tenham instalado o SAPI da Microsoft como descrito no help que vai com o ficheiro e mesmo assim o erro aparece, aqui vai uma possível solução, digam se resultou. Executem na linha de comandos ou no "run" que esta no Iniciar o seguinte: "REGSVR32 OLEPRO32.DLL" e depois dessa a seguinte : " REGSVR32 OLEAUT32.DLL" , sem as aspas como é evidente.

O que isto faz é devolver ao registo a DLL responsável por lidar com alguns objectos OLE, portanto não vai alterar nenhuma defenição que tenham no computador. Digam se isto resolveu o problema, e executem a dita linha de comando sem ter o programa a correr, so depois de executar a linha executar o programa de novo. Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basicamente esse programa faz o mesmo que o Voice Recognition do Vista?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, alguma coisa alguns utilizadores têm instalada que outros não têm, mas não consigo perceber o que será, ou se será por causa de antivirus ou software do genero k impede. Portanto se não se importarem enviavam-me algumas das seguintes coisas por private message, sff.

-> Versão do windows instalada.

-> Versões do net framework instaladas

-> Se têm ou não algum programa de gestão de base de dados instalado ( access ou o identico em open office )

-> Versão do directX ( este duvido que tenha relevância )

Obrigado

[QuickFire] Basicamente esse programa faz o mesmo que o Voice Recognition do Vista?

Sim, em algumas coisas é parecido, mas este é possível usar em XP, e é mais "leve" em termos de consumo de processador. Para além disso, o do Vista é mais indicado para Dictation, ou seja, ditar um texto num documento. A minha aplicação é feita com o propósito de  reconhecer comandos que efectuam acções, não sei se o do Vista tem essa opção, mas o meu permite definir novos comandos por voz. Outra coisa é que, existem também de facto aplicações para XP que já fazem o mesmo, mas na sua grande maioria sao pagas ( e bem pagas ), e esta é uma aproximação freeware de várias ideias tiradas desses softwares, entre ideias minhas e de sugestões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

parece-me bem. vou testar, depois digo qualquer coisa :D

Ja agora...em relação ao Speech SDK5.1. Podias por o programa a detectar automaticamente se a pessoa tem o software necessario instalado e se nao tiver, entao mostras o link para download. :D Era mais facil e aqueles mais preguiçosos em ler readme's ja percebiam porque nao funcionou :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

And didn't in Rome we're in will and mean and in and day in and in the key to per the per day they do in loan bank and new band the the the V. V. V. whale will view the new new and the perfect of the of the the. Foi o que deu a eu tentar dizer open notepad... disse de mil e uma maneiras xD

ele devia cconseguir reconhecer melhor

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal! Boa Tarde!!

Meu nome é Rodrigo e sou estamos desenvolvendo um trabalho academico em minha faculdade que visa o desenvolvimento de um softwares q faça a tradução simultânea de palavras! ja temos um modelo onde é falada uma palavra em ingles no microfone do computador e ele retorna a correspondente em inglês! para reconhecer a palavra pelo microfone estamos utilizando a API da Microsoft Speech versão 5.1! no entanto nao consegui encontrar uma forma dessa api reconhecer palavras em português. Você sabe se isso é possível!?

Obrigado! e parabéns pelo software!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui somos todos conhecidos por isso podes-nos tratar por tu :P

Bem vindo ao forum Rodrigo :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal! Boa Tarde!!

Meu nome é Rodrigo e sou estamos desenvolvendo um trabalho academico em minha faculdade que visa o desenvolvimento de um softwares q faça a tradução simultânea de palavras! ja temos um modelo onde é falada uma palavra em ingles no microfone do computador e ele retorna a correspondente em inglês! para reconhecer a palavra pelo microfone estamos utilizando a API da Microsoft Speech versão 5.1! no entanto nao consegui encontrar uma forma dessa api reconhecer palavras em português. Você sabe se isso é possível!?

Obrigado! e parabéns pelo software!

bem segundo o site da microsoft

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=5e86ec97-40a7-453f-b0ee-6583171b4530&displaylang=en

Overview

The Microsoft Speech SDK 5.1 adds Automation support to the features of the previous version of the Speech SDK. You can now use the Win32 Speech API (SAPI) to develop speech applications with Visual Basic ®, ECMAScript and other Automation languages. The SDK also includes freely distributable text-to-speech (TTS) engines (in U.S. English and Simplified Chinese) and speech recognition (SR) engines (in U.S. English, Simplified Chinese, and Japanese).

e apenas (in U.S. English, Simplified Chinese, and Japanese), apenas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

[vaurdan] Se treinaste o profile quando instalaste a SDK então verifica as ligações. Em minha casa por exemplo o microfone está em perfeito estado mas se eu o "encaixar" até ao fim ele não dá tanto contacto como se o deixar a um bocadinho do fim, não sei se fui explicito, o que quis dizer é que pode ser problema nas ligações. Verifica se ele está a ouvir bem, vê no programa a barra que cresce quando falas ( VU meter ), se essa barra quando falas com tom de voz ligeiramente acima do normal não chegar pelo menos a metade então é possível que exista algum problema, porque a SDK já experimentei em pelo em alguns PCs e pelo que têm dito reconhece as coisas simples facilmente.

[Rodrigo Caparroz] Bem vindo. Já falei contigo por PM, as fonéticas é tudo quanto sei que possa permitir o uso da língua portuguesa. é possível que seja necessário o uso de outro software da microsoft. Ao vasculhar o site existem outras aplicações relacionadas com a SDK 5.1 . O Manual é o 1º sitio onde procurar ajuda sobre o assunto, está bastante completo.

Em geral, quero notificar que actualizei o programa para a versão Beta 3. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu treinei pois :P ele reconhece prefeitamente quando treino o profil

mas depois nao reconhece a falar :/

Se calhar é por ser um microfone build in (laptop)

PS: Devias introduzir o vocabulario portugues entao :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem parece um ideia engraçada, ja descarreguei o programa dps testo e opino  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites