• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Duvida na instalação do Gentoo

12 mensagens neste tópico

Pessoal, estou a meio da instalação do Gentoo 2007.0. Ainda só acabei de criar os filesystems e tenho uma dúvida. Tou a seguir o handbook que está no site deles (www.gentoo.org) mas como eu já tenho o Vista instalado não criei como eles criam no tutorial a "partição" boot. Agora.. a minha duvida é.. isso traz problemas? Onde vai ficar o grub?

---

Outra dúvida (segui em frente..):

Depois de fazer o emerge --sync fui avisado de que o portage estava outdated. Como me foi aconselhado, fiz emerge portage e ele actualizou. No fim da actualização apareceu-me um aviso a dizer que "3 Config files in '/etc' need updating"

Como é que sei quais é que estão outdated?  :bored:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cria a partição /boot e instala o GRUB. Depois adicionas uma entrada no GRUB para o Windows Vista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A partição de boot não é necessária. Só a crias se quiseres teres essa pasta numa partição separada. Pode ser boa ideia quando tens mais do que uma instalação de linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Devias ter criado a partição de boot, isso não tem nada a ver com o teres o vista ou não. Não é necessário é claro, mas se segues o handbook deves criar para não ter problemas de diferenças relativamente ao handbook mais à frente.

Essas mensagens do portage ignora, é normal, sei que há um comando que faz o update a esses cofig files, mas não interessa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, vou voltar ao inicio então. TIpo, eu já tinha tido o Debian instalado.. Não me vai fazer conflicto com o GRUB que já estava instalado antes (e que acho que no MBR) ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, vou voltar ao inicio então. TIpo, eu já tinha tido o Debian instalado.. Não me vai fazer conflicto com o GRUB que já estava instalado antes (e que acho que no MBR) ?

Instalas o grub do gentoo por cima, Mas o mais prático é mesmo não instalares partição de grub e não instalares o grub, e adicionares as linhas para inciação do gentoo ao grub do debian.

Isto se fores ter um sistema de gentoo+debian+vista.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas eu quero mesmo é tirar o debian e por o gentoo. Acabei por fazer uma partiçãozita de 32Mb (como eles referem no manual) para ser a /boot.

EDIT: Tendo 2 partições (a do windows e a /boot do gentoo) com a "flag" (?) bootable, cria conflitos? Não deverei por só a do gentoo (que é onde vai ficar o GRUB afterall)?

Já agora, quanto a USE flags, eu quero um sistema com o KDE e que dê para gravar cds, dvds, etc. Se por acaso eu falhar alguma USE flag (tipo, não ponho a do KDE por exemplo) que é que me acontece?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que podes pôr as duas bootable, não há-de ser por aí, tendo em conta que o grub é que conta e o grub fica na mbr.

È muito comum o gajo esquecer-se de use flags na compilação de programas, mas depois é só reecompilar. Agora apenas segue o exemplo do hanbook que deverá dar para o que precisas. Os programas que instalas depois é que exigem mais cuidado, mas há um comando em que vês as todas as use flags do que vais instalar, o que ajuda a selecioná-las.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Er.. pois, fiz tudo muito lindo mas ... pifou :P

Consegui recuperar o GRUB (já não foi mau porque tinha-o estrago e assim já dá para ir ao windows...) mas o gentoo não arranca.. em recovery mode dá um erro estranho que quando eu puder posto aqui :P

Thanks pla ajuda, tá a dar trabalho a mais mas estou a gostar :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também tinhas de te ir meter no gentoo.

Digo-te, já o usei, e o benefício em relação a um debian testing não é muito,a não ser que percebas realmente o que estás a fazer e instales o gentoo em stage1.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas eu e o Debian temos uma relação estranha.. Estás a ver aquelas namoradas antigas que sempre que estão contigo há um clima... mas depois não dá em nada? Pronto.. sou eu e o Debian :P Tenho sempre vontade de o usar.. mas depois nunca funciona..

Por isso tentei o Gentoo pá.. Mas ainda hei-de lhe dar a volta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, mas eu e o Debian temos uma relação estranha.. Estás a ver aquelas namoradas antigas que sempre que estão contigo há um clima... mas depois não dá em nada? Pronto.. sou eu e o Debian :P Tenho sempre vontade de o usar.. mas depois nunca funciona..

Por isso tentei o Gentoo pá.. Mas ainda hei-de lhe dar a volta.

Também não é assim tão díficil.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora