• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Intel avança com processadores de quatro núcleos para servidores topo de gama

1 mensagem neste tópico

A Intel acaba de lançar os seus primeiros processadores de quatro núcleos com os Xeon 7300, uma gama que integra para já seis processadores de diferentes velocidades e consumos. s primeiros fabricantes a avançarem com máquinas de topo de gama baseadas nestes processadores são a IBM, Fujitsu-Siemens, HP e Lenovo.

A líder do mercado de semicondutores garante que os novos processadores de quatro núcleos duplicam a performance e oferecem três vezes mais desempenho por watt consumido em relação à anterior geração de processadores dual-core. O consumo mais eficiente de energia é um ponto-chave, completando a transição para tecnologia mais eficiente que a Intel tem vindo a aplicar a toda a gama de processadores.

A nova gama de processadores, que tinha o nome de código Tigerton, é acompanhada pela plataforma Caneland que acelera as comunicações entre o processador e a memória, melhorando o desempenho global do sistema. Entre os seis processadores apresentados agora há modelos com freqências até 2,93 GHz a 130 watts, mas também versões a 80 e 50 watts.

Como habitualmente vários fabricantes mostraram já máquinas com os novos processadores, onde se destaca o ProLiant BL689c G5 da HP com quatro processadores Intel Xeon E7340s de quatro núcleos a correr a 2,4 GHz, que conseguiu um novo recorde mundial de servidores blade para o índice de referência SAP Sales and Distribution.

O Primergy RX600 da Fujitsu-Siemens, o System x3850 da IBM e o R630 G7 da Lenovo fazem também parte da oferta a chegar o mercado com os novos Xeon quad-core. A Intel afirma em comunicado que são esperados anúncios de mais de cinquenta fabricantes com servidores baseado nos Xeon 7300 incluíndo a Dell, Egenera, Fijitsu, Fujitsu-Siemens, Hitachi, HP, IBM, NEC, Sun, Supermicro e Unisys.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora