• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

ATI vai ter drivers para Linux

18 mensagens neste tópico

É a mais recente aposta estratégica da AMD para a divisão de placas gráficas: a recém-comprada ATI vai criar drivers para a comunidade Linux.

Historicamente, as placas gráficas ATI são conhecidas por terem poucos drivers que permitem a compatibilidade com os sistemas operativos e aplicações criadas em Linux.

A AMD, que comprou recentemente a ATI, quer inverter esta escassez de drivers e anunciou que vai começar a desenvolver os pequenos códigos que permitem que uma placa gráfica possa ser utilizada por sistemas operativos Linux, noticia a Vnunet.com.

[...]

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/hardware/216086.html

Já não era sem tempo...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oficialmente os drivers já existem. Tanto proprietários como open-source.

Agora há é o problema de nenhum deles valer nada... Se forem bons, esses novos drivers, que venham.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa notícia está muito confusa. Eles vão lançar uns novos drivers baseados noutra arquitectura, e pelos testes que foram feitos, são até 2x mais rápidos que os actuais. Também vão disponibilizar a documentação das placas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Espero que comecem a lançar bons drivers e quem se integrem bem com o kernel, porque em certas gráficas os drivers antigos são um autêntico pesadelo, nunca tive tantas dores de cabeça como com a instalação dos drivers da gráfica do meu portátil. Pessoalmente se eles não começarem a lançar drivers realmente bons, nunca mais compro nada que tenha uma gráfica ATI.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente se eles não começarem a lançar drivers realmente bons, nunca mais compro nada que tenha uma gráfica ATI.

Eu já só estou numa "ver para crer" em relação à ATI.

A nvidia não é um exemplo de uma empresa que colabore com OS, mas ao menos digna-se de fazer drivers decentes tanto para Linux como para *BSD.

Espero bem que no futuro mude porque até agora só li paleio e ainda não vi para download drivers com suporte a AIGLX, fazendo com que quem queira usar Compiz e tenha ATI tenha de põr XGL.

AIGLX já saiu há tanto tempo e nem um "suportezeco" dão.

Enquanto não resolverem os problemas e disponibilizarem (que é diferente de campanhas de marketing "we are good guys") drivers decentes, ATI será sempre um desperdício de dinheiro, porque quando se compra uma coisa e não se pode usar grande parte do potencial do hardware devido à falta de suporte do fabricante não passa de €€ para o lixo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente se eles não começarem a lançar drivers realmente bons, nunca mais compro nada que tenha uma gráfica ATI.

Foi exactamente o que fiz. Tinha um portátil com uma ATI e quando comecei a utilizar Linux mais regularmente tive muitas dores de cabeça para conseguir pôr tudo a funcionar. Entretanto troquei para nVidia e foi uma maravilha.

Mesmo que comecem a melhorar a política de drivers, duvido que pessoal com placas gráficas mais antigas se safe com os que eles disponibilizarem. O que penso que não é problema com os drivers nVidia...

Mas enfim, já é qualquer coisa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mesmo que comecem a melhorar a política de drivers, duvido que pessoal com placas gráficas mais antigas se safe com os que eles disponibilizarem. O que penso que não é problema com os drivers nVidia...

Pois, também acredito que as mais antigas não sofram grandes,ou nenhumas melhorias.

Se a nvidia já disponibiliza bom suporte há tantos anos, porque raio o pessoal da ATI não o tem feito?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O pessoal com placas antigas (< 9200SE) já tem drivers open-source com aceleracão 3D. Anyway, se eles lançarem as especificações como dizem, a comunidade open-source trata de desenvolver os drivers. :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... Eu quero é drivers para a gráfica do meu portátil, que isto é uma vergonha...

Tou a usar os proprietários mas queria pôr compiz nisto, e não queria ter de aturar o XGL, porque para abdicar da performance vivo bem sem Compiz...

Vou mas é esperar,,,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se comprarem intel, não têm problemas com as placas gráficas. A intel à muito tempo que publica drivers como Software Livre.

A notícia é boa. Espero que se torne realidade, porque eu não acredito em fabricantes de software proprietário.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se comprarem intel, não têm problemas com as placas gráficas. A intel à muito tempo que publica drivers como Software Livre.

A notícia é boa. Espero que se torne realidade, porque eu não acredito em fabricantes de software proprietário.

Eu não conheço as gráficas Intel, valem a pena? Terão boa performance e afins? Sempre fiquei bastante reticente em relação a elas, mas não passa de um preconceito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em relação a performance, dão para jogar bastantes jogos, mas ainda não se comparam às equivalentes da ATI e Nvidia.

Anyway, o próximo portátil que eu comprar vai ser com gráfica Intel, drivers open-source para Linux e muito eficientes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tive em mãos um portátil com uma gráfica Intel, e funcionava 5*.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gráfica Intel é então uma hipótese a considerar na próxima compra de portátil, no caso do fixo vai ser sempre nvidia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com uma gráfica da Intel não obtens a mesma performance em jogos que com uma nVidia ou ATI, mas dá para jogar. Pelo menos as ultimas GMA3000 e GMA3100.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não faço utilização intensiva de gráficos, mas tenho dois laptops, com placas intel.

O que tenho a dizer, é que funcionam, e nunca tive que fazer rigorosamente nada para as configurar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quem não faz intenção de usar aceleração gráfica intensivamente é claro que intel é a opção mais lógica. Nem que seja pelo preço...

Se quem quiser algo mais "a sério" a nível gráfico só a ATI e Nvidia (dos que conheço) estão ao nível. [Atenção: ATI em linux (ainda) não conta].

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora