• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Microsoft lança o Silverlight 1.0

1 mensagem neste tópico

A Microsoft liberou nesta quarta-feira, 5/9, a versão 1.0 do Silverlight, software que vem para concorrer com o Flash, da Adobe.

Junto com o lançamento, a empresa também anunciou que o produto terá uma versão para rodar em ambiente Linux. O desenvolvimento dessa versão será feito em parceria com a Novell, num projeto chamado Moonlight. Assim, o produto para Linux deverá rodar nas principais distribuições, tais como SUSE, da própria Novell, Ubuntu e Red Hat. Com isso, a plataforma ampliará seu alcance, já que o Silverlight só roda no Windows e no Internet Explorer.

O Moonlight será desenvolvido dentro de uma iniciativa de código aberto já em andamento chamada mono-project, cujo responsável é Miguel de Icaza, conhecido como o criador da interface Gnome, para Linux. Icaza agora tem o cargo de vice-presidente de plataformas de desenvolvimento da Novell. A previsão é de que o Moonlight esteja disponível dentro de seis meses, compatível com o Silverlight 1.1, que também já está em desenvolvimento.

O Silverlight é um plug-in como o Flash Player, da Adobe. É bem provável que, na esteira desse produto, a Microsoft também lance ferramentas de desenvolvimento, para que programadores web possam desenvolver aplicações usando a tecnologia. Será uma tarefa dura para a Microsoft, pois o Flash já está fortemente assentado na web e todo browser, quase sem exceção, tem o player da Adobe.

Aplicações usando o Silverlight 1.0 podem ser programadas com XAML e JavaScript. A versão 1.1 dará suporte ao .NET Framework. Assim, os desenvolvedores poderão utilizá-la com linguagens dessa plataforma, como ASP.NET, Visual Basic, C#, Python e Ruby. Já está disponível no site da Microsofr uma edição preliminar do Silverlight 1.1, a Alpha Refresh (Sept. 2007), só para desenvolvedores.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora