• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

teckV

[vbscript] Administar com VBScript WSH p1

2 mensagens neste tópico

Boas,

Desde a introdução do Windows Scripting Host (WSH) que a administração de ambientes Windows se tornou muito mais eficaz recorrendo a scripts vbscript. É possivel automatizar e resolver muitos dos procedimentos administrativos sobre o ambiente windows recorrendo a esta funcionalidade. Os scripts desenvolvem-se em VBScript, que têm as grandes vantagens de ser simples e ser uma linguagem bastante conhecida pelo ppl IT.

É possivel desenvolver sobre praticamente todas as funcionalidades do sistema recorrendo aos objectos (COM) já conhecidos pelos programadores, mas neste ambiente de script as coisas tornam-se muito mais rápidas sem necessidade de compilação. Cria-se um file nome.vbs e pode-se correlo na linha de comandos ou sobre o explorer. Pode-se desenvolver um script muito rapidamente para aquela operação especifica que nos surgiu.

Alguns virus conhecidos foram desenvolvidos nesta filosofia e mostraram-se terrivelmente eficazes. EX: loveletter virus.

O objecto WScript está directamente disponivel para todos os scripts executados pelo wscript ou cscript e representa a instancia corrente do scripting host (wscript ou cscript). O objecto WScript não pode ser criado directamente pelo CreateObject, contudo os scripts que correm sob WSH pode obter referencias a ele via a propriedade Application.

Pode-se aceder ao script em execução, ao standard input/output (input e output de dados via a consola/linha de comandos [cmd.exe;command.exe]), a qualquer argumento passado pela linha de comandos e aos streams de erros. O objecto WScript pode ser usado para iniciar, obter referencias de e ligar a objectos COM (Component Object Model).

VBScript é uma versão simplificada do Visual Basic (Algumas funcionalidade foram retiradas) e VBA. Está também relacionada com a linguagem de programação BASIC (a linguagem de iniciação para muita boa gente dos tempos idos).

VBScript é uma linguagem de Scripting ou mais precisamente um ambiente de Scripting o qual pode tornar páginas HTML dinamicas (VBScript é a linguagem usada nas ASP's tradicionais [Active Server Pages que correm sob o Internet Information Server da MSFT]. Foi criada como uma linguagem de scripting Client-Side (para o Internet Explorer 3.0 e supeiores) ou scripting Server-Side  para o Microsoft Internet Information Server (versão 3.0 e superiores).

É assim a linguagem hoje muito usada para administração de sistemas, administrar o Active Directory, o SMS, o MOM, editar o Registry, criar Login Scripts, gerir ficheiros e drives de rede, etc

The Script Center Script Repository

Site da Microsoft destinado ao Scripting

http://www.microsoft.com/technet/scriptcenter/scripts/default.mspx

Site muito bom para Scripts

http://www.computerperformance.co.uk/vbscript/index.htm

teckV

... nascido no soberbo ano de 1975 neste exacto dia ...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bons tutoriais. E os parabens atrasados... :biggrin: Estive ausente ontem portanto julgo que são aceitáveis... :)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora