• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Um bom IDE

37 mensagens neste tópico

Pessoal, tou aqui farto de usar o IDLE. Não que não o suporte, mas estou à procura de alternativas... O que usam vocês? (By the way, tou em XP)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá,.. eu para programar [wiki=python]python[/wiki] uso Drpython. Não sei se é bom se não, mas eu cá gosto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hum.. o Komodo é pago.. não há alternativas porreiras e grátis?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pá,.. eu para programar [wiki=python]python[/wiki] uso Drpython. Não sei se é bom se não, mas eu cá gosto.

Já somos dois...  :D

Mas também não desgosto do "SPE (Stani's Python Editor)" - encontra-se bem no automatix... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Mas também não desgosto do "SPE (Stani's Python Editor)" - encontra-se bem no automatix...

O automatix não é Ubuntu?, ou linux? É que se não me engano ele tem Windows :D

Já agora também gostava de um bom IDE, essa mania de que se aprende bem estando perto do código... nunca fui muito com isso, talvez para quem esteja a aprender a programar seja verdade, mas eu quero aprender a linguagem, a programar já me safo, o que preciso é de tornar mais rápido o meu desenvolvimento, e por muito bom que seja o notepad++ ou outros editores acho que trabalho mais depresa dentro de um IDE que num editor... Até agora ainda não encontrei um que seja FOSS e de qualidade e que valha a pena usar, e precisava de um para voltar a pegar em Python, senão nunca mais pego nisto...

Já se falou em criar um módulo para o Netbeans para o desenvolvimento de Python, pode ser que quando estiver "usável" volte a pegar nisto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu hoje ao fim do dia fartei-me do IDLE de vez. Aquilo de vez em quando dá um erro por causa de não se conseguir ligar não sei onde. E como provavelmente é das portas da UAveiro estarem TODAS fechadas excepto a de HTTP, nothing I can do. Usei então um outro que lá estava (que penso não ser um IDE) chamado editpad (acho eu) e para testar..good ol' Command Line :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O mal do idle, é que se não colares código tens que "compilar" a cada linha (quando dás enter)  :cheesygrin: :wallbash: isso é impensável

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Mas também não desgosto do "SPE (Stani's Python Editor)" - encontra-se bem no automatix...

Estando a aplicação nos repositórios do Ubuntu, e já tendo o Ubuntu um gestor de pacotes centralizado que faz o download e instalação de forma automática, a necessidade de usar o automatix é pura parvoíce...

Aliás o automatix é pura parvoice, tudo o que ele faz, já o Ubuntu faz com ferramentas com grande usabilidade.

Automatix é uma parvoice de gente parva que insiste que em qualquer que seja o sistema operativo, se tem que fazer tudo como no window$, ou seja, da maneira que dá mais trabalho e que respeita menos as caracteristicas do sistema.

O automatix também:

* tem pacotes de má qualidade (viola standards, não trazem documentação, não seguem determinadas boas práticas;

* contém informação legal sobre o software em avisos, que provavelmente não está correcta;

* foi mal desenhado no que toca a software, pois ignora o ambiente em que poderá estár a correr;

* pode causar danos ao sistema;

* usa opções do gestor de pacotes de uma forma perigosa, sem o conhecimento do utilizador.

* não tem gestão de dependências;

* remove pacotes oficiais por outros, sem notificar o utilizador;

* viola o direito de autor no pacote acroread;

E por tudo isto (e não só), não deve ser utilizado!

Mais informações sobre as deficiências do automatix: https://wiki.ubuntu.com/AutomatixIssues

O automatix não é Ubuntu?, ou linux?

Não o automatix, não faz parte do ubuntu. Foi criado por tipos ignorantes, que não fazem parte do Ubuntu.

Linux é o nome do kernel do sistema operativo GNU/Linux, do qual o Ubuntu é uma distribuição.

á agora também gostava de um bom IDE, essa mania de que se aprende bem estando perto do código... nunca fui muito com isso,

Isso é proque não deves ter muita experiência...

Um IDE não afasta necessáriamente uma pessoa do código. Tás a confundir um determinado tipo de IDE, para um determinado tipo de aplicações em determinado tipo de sistemas, com o que pode ser um IDE.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O mal do idle, é que se não colares código tens que "compilar" a cada linha (quando dás enter)  :cheesygrin: :wallbash: isso é impensável

No windows (e linux também), se abrires o ficheiro com o IDLE, podes correr o programa fazendo f5 :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No windows (e linux também), se abrires o ficheiro com o IDLE, podes correr o programa fazendo f5 :P

Mas eu gosto de escrever e compilar logo, não quero ter um editor, gravar e depois abrir como IDLE e correr o programa :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas eu gosto de escrever e compilar logo, não quero ter um editor, gravar e depois abrir como IDLE e correr o programa :P

Parece-me que ainda não descobriste como funciona o ILDE. Podes abrir uma janela nova que e funciona como um editor normal (F5 para executar).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me que ainda não descobriste como funciona o ILDE. Podes abrir uma janela nova que e funciona como um editor normal (F5 para executar).

Sim eu já tinha percebido isso, contudo não gosto :P , quanto não vale o visual studio ou NetBeans :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quanto não vale o visual studio ou NetBeans :P

Bullshit, o IDLE faz o mesmo trabalho que o Visual Studio ou o NetBeans em codares e compilares on-the-fly.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

quanto não vale o visual studio ou NetBeans :P

Bullshit, o IDLE faz o mesmo trabalho que o Visual Studio ou o NetBeans em codares e compilares on-the-fly.

Codar e Compilar on-the-fly? E é a isso que se resume uma ferramenta?

Já usaste extensivamente os dois IDEs?

Para isso até o Notepad++ faz o mesmo em "em codar e compilar on-the-fly".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Codar e Compilar on-the-fly? E é a isso que se resume uma ferramenta?

Já usaste extensivamente os dois IDEs?

Para isso até o Notepad++ faz o mesmo em "em codar e compilar on-the-fly".

Re-lê o meu post. Eu disse que na funcionalidade "codar e compilar on-the-fly", o IDLE faz o mesmo trabalho que o VS ou o NB, de forma tão ou mais eficiente. É óbvio que tanto o VS como o NB são muito mais completos que o IDLE e o batem no final. No entanto, o trabalho é codar e correr on-the-fly, onde o IDLE é tão eficiente como o VS ou o NB. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas a questão é mesmo essa, desenvolver uma aplicação não é só codar e compilar, envolve muito mais que o IDLE simplesmente não provdência. É claro que dá, mas para mim, a velocidade e qualidade de desenvolvimento é muito importante. No IDLE desenvolvo à velocidade com que teclo, num IDE desenvolvo mais depressa :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No IDLE desenvolvo à velocidade com que teclo, num IDE desenvolvo mais depressa :P

Code completation é muito bonito quando ele não escreve nada mal. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No IDLE desenvolvo à velocidade com que teclo, num IDE desenvolvo mais depressa :P

Code completation é muito bonito quando ele não escreve nada mal. :P

Quando o Code completation é bem implementado, nunca escreve nada mal. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

..humm ;)

Eu usava o IDLE, mas agôra uso o SciTE, foi paixão a 1° vísta!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou à uns dias a experimentar o geany, mas para Perl. E estou a gostar bastante. Para python no entanto acho que quase tudo o que está no geany pode ser feito com gedit+plugins...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E wing IDE ninguem? Simplesmente o melhor ide para python tanto em linux como em windows. Vejam a comparação  http://spyced.blogspot.com/2005/09/review-of-6-python-ides.html

Comecei a usar a pouco tempo e fiquei admirado, ele tem quase tudo e um auto-complete muito bom, só não tem UI builder (tk, qt e afins) mas os pacotes estao integrados e tem muita help.

Ele tem o editor de texto em cima, a direita-cima Project ( Source Browser e Templates em tab) direita-baixo tem o Source Assistant que sempre q passamos em cima de uma palavra no editor dá help(explica +- o que é, como usar, os parametros, formula daquilo etc) dá um jeito fenomenal para não tar sempre com uma python reference ao lado. Depois tem o tipo interpretador python em baixo juntamente com erros, a fazeres, procurar, breakpoint (etc).

Podem ver screenshots aqui http://wingware.com/wingide/screenshots

Ele tem uma personal version por 35€ , depois tem a mais completa a versao PRO que é bem cara mas encontra-se com facilidade nas "lojas" do costume tanto pra windows como para linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora