• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

alexvaz

Validar Formulário

10 mensagens neste tópico

Boa tarde.

A minha dúvida é a seguinte:

Estou-me a iniciar em JavaScript e já vi em certos sites uma coisa que gostava de por no meu site; Tendo um formulário, imaginemos que apenas pede o login, password e conf de passord e o e-mail.

Qual o código (html e java script) que preciso para que apenas seja possivel carregar no SUBMETER caso o login tenha 3 caracteres ou mais, o e-mail seja no formato *@*.* e a confirmação seja igual á pass?

Obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL!! e não queres mais nada???

primeiro devias tentar fazer tu.. e depois colocar as tuas dúvidas... parece que estás a fazer uma encomenda num restaurante!! LOL

não é assim que aprendes a fazer alguma coisa.. tens de tentar tu.. ver tutorias.. manuais.. etc.. não é chegar e encomendar!! LOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peço desculpa, eu não queria o código todo, mas ainda não entrei bem no mecanismo. Sei que devo criar uma função para verificar o que foi introduzido mas n sei onde chamá-la, n pode ser dp de carregar no submeter pois no inicio tá indisponivel. Deve ser chamada cada vez k se introduz coisas? Como fazer isso? Era este mecanismo que eu gostava de perceber...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

então aqui vai uma ajudinha..

<form id="oForm" onsubmit="return(funcaoValida());">
    ...
    ...
    ...
</form>

e a função "funcaoValida()" vai validar os dados da form e depois faz:

return(true) se realmente os dados estão todos correctos

ou então faz "alert('____________')" de uma mensagem qualquer a avisar o utilizador que algo está errado e depois "return(false)" para que o formulário não seja submetido.

http://msdn2.microsoft.com/en-us/library/ms536972.aspx

espero ter ajudado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda, mas a ideia não é essa, até porque a validação final é feita do lado do servidor. No meu caso, essa validação deve servir para activar/desactivar o botão de submeter, ficando apenas activo quando a função devolver true...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

claro que a validação final tem de ser do lado do servidor... mas deves sempre validar.. por exemplo, se o utilizador colocou o login.. se preencheu password... percebes.. é escusado estar a submeter informação para o servidor.. se souberes à partida que essa informação não é válida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa validação pode ser feita com um código simples de JavaScript, do tipo:

function Valida() {

if (!(document.hehe.username.value and document.upl.password.value and document.hehe.campo3.value))

alert("Tem de preencher os campos duuh!");

else

document.upl.submit();

}

E no submit do formulário teres:

<input type="button" name="ok" value="Submete isso pah" onClick="Valida()">

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Skin, em JavaScript

and

é

&&

além disso.. a verificação os campos deveria ser assim:

por exemplo:

var login = window.document.getElementById('nometxt').value;
if(login == ''){
      alert('bla bla bla bla....');
}

para que funcione bem em todos os browsers.

inté!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ups  :-[ php a mais na cabeça :P.

Quanto a funcionar em todos os browsers eu pus assim aquilo ali só para exemplificar não foi para dar o código perfeitinho :P.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora