• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mcomatic

Docbook vs LaTex

4 mensagens neste tópico

Vivas!

Depois de ver  aqui:

http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=12580

um pouco de discussão sobre estes dois rapazes, muitas dúvidas se me levantaram...

Para que serve o Docbook? E o LaTeX?(ok LaTeX já sei, mas para quem não sabe penso ser útil esclarecer)

O Docbook é específico para escrever o que? Algoritmos? Falam em software, mas é assim tão diferente escrever sobre software ou outra coisa qualquer?

Afinal quais as grandes vantagens do Docbook relativamente ao LaTeX, e vice-versa?

Qual o mais difícil de aprender?

Serão adversários ou aliados?

Quem conhece os dois que me esclareça!  ;)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De forma simples, o LaTex nasceu para escrever artigos científicos e o DocBook nasceu para fazer livros técnicos.

Ambos suportam a geração de vários formatos finais, como artigos em PDF ou livros em PS.

Creio que o LaTex é mais conhecido, pelo que vou falar sobre o DocBook.

Como podem ver aqui http://www.docbook.org/whatis como o DocBook nasceu e, a título de exemplo, como pode ser expandido com vários módulos: http://www.docbook.org/schemas/modules.

O DocBook actualmente está num passo de migração de SGML/DSSSL para XML/XSL, tornando o DocBook mais útil para quem escreve documentos electrónicos, seja livros em PS , slides em PDF, ou manuais de aplicações de sw em CHM ou help online para aplicações Eclipse.

Dado o facto do DocBook ser XML, permite uma manipulação mais cómoda dos seus documentos uma vez que o XML é uma presença constante e banal na informática. Por exemplo, GNOME, KDE, FreeBSD e PHP usam DocBook para documentar os seus produtos.

Deixo aqui alguns links que creio serem úteis para compreender melhor o DocBook:

- Docbook Basics and References

- Docbook FAQ

- Docbook Wiki

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nunca usei o DocBook, mas numa pequena pesquisa que fiz pela net, uma das vantagens que me pareceu que o LaTeX tem, é a quantidade de packages disponíveis.

De forma simples, o LaTex nasceu para escrever artigos científicos e o DocBook nasceu para fazer livros técnicos.

por acaso discordo um pouco disto. pelas informações que li na net, Knuth criou o TeX para escrever os seus artigos e livros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nunca usei o DocBook, mas numa pequena pesquisa que fiz pela net, uma das vantagens que me pareceu que o LaTeX tem, é a quantidade de packages disponíveis.

por acaso discordo um pouco disto. pelas informações que li na net, Knuth criou o TeX para escrever os seus artigos e livros.

Sim, tens razão... A proliferação do TeX acabou por acontecer mais ligada aos artigos científicos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora