• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

magician

Abiword vs OpenOffice

23 mensagens neste tópico

Qual o melhor ?? lol eu sei que é assim um bocado abstrato mas gostava de "ouvir" opiniões ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OpenOffice é uma suite de aplicações, é muito mais completo que o Abiword. Mas também é mais pesado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O meu principal ponto de comparação é mesmo o de criar documentação tenho usado OpenOffice mas não sei :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LaTeX  ;)

nunca experimentei o AbiWord, mas tenho ouvido maravilhas dele, sobretudo por ser leve, aspecto em que o OO deixa um pouco a desejar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LateX também já ouvi falar nisso mas isso não é preciso aplicar código ???

Eu gosto mais de apps tipo WYSIWYG lol ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LateX também já ouvi falar nisso mas isso não é preciso aplicar código ???

Sim, tens tipo "tags" e tudo ;) ... é como o HTML: tens o documento que crias, que depois o browser lê...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu gosto mais de apps tipo WYSIWYG lol ;)

que muitas vezes têm a me*** da mania que são mais inteligentes do que tu e alteram-te o que tu escreves, para além de, na maior parte das vezes, produzirem documentos pessimamente formatados.

com LaTeX, tem documentos com qualidade profissional (desde que respeites meia dúzia de regras básicas e não alteres a forma como o LaTeX cria os documentos).

Para isso uso HTML lol :D Não há mais soluções ?

não queiras comparar HTML a LaTeX (nem sequer Word/OO/etc. ao LaTeX).

EDIT: há editores de LaTeX bastante bons, para quem não conhece muito bem a linguagem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o objectivo é escrever documentação, recomendo DocBook ou LaTeX. Também tens sempre o Doxygen para documentação no código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já experimentei LaTeX via Kile para Linux, e não sei até que ponto, por mais vontade que tivesse, conseguia criar todos os meus relatórios naquela aplicação.

Primeiro aquilo muitas vezes vem com umas definições de páginas bastante chatas, com margens que ocupam 1/3 da folha juntas, e modelos de documento acho que algo limitados.

Mas gosto da apresentação da coisa. Se tiverem maneiras mais simples de escrever usando LaTeX, digam-me pois vai-me dar jeito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já experimentei LaTeX via Kile para Linux, e não sei até que ponto, por mais vontade que tivesse, conseguia criar todos os meus relatórios naquela aplicação.

é uma questão de hábito. até ao 3º ano também só usava LaTeX quando era obrigado. ter resolvido uma série de fichas de trabalho para uma cadeira, e ter assimilado os conceitos mais importantes. hoje, para qualquer relatório em que possa escolher onde o fazer, uso LaTeX.

(ainda bem que fui obrigado a usar LaTeX ;))

Primeiro aquilo muitas vezes vem com umas definições de páginas bastante chatas, com margens que ocupam 1/3 da folha juntas, e modelos de documento acho que algo limitados.

apesar de isso ser fácil de alterar, isso é um pormenor que mostra a superioridade do LaTeX.

Sure, compared to your off-the-shelf MS Word page, it looks awfully narrow. But take a look at your favourite book and count the number of characters on a standard text line. You will find that there are no more than about 66 characters on each line. Now do the same on your LATEX page. You will find that there are also about 66 characters per line. Experience shows

that the reading gets difficult as soon as there are more characters on a single line. This is because it is difficult for the eyes to move from the end of one line to the start of the next one. This is also why newspapers are typeset in multiple columns.

o LaTeX foi feito para os textos serem fáceis de ler, e não para ficarem bonitos.

Mas gosto da apresentação da coisa. Se tiverem maneiras mais simples de escrever usando LaTeX, digam-me pois vai-me dar jeito.

como já referi, é só uma questão de hábito. no fundo, é como aprender uma linguagem de programação.

criar um ficheiro com as configurações que usamos frequentemente também ajuda, depois só temos de o importar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pá acho que não tenho paciência para aprender latex por conta própria :s

Precisava de algo mais WYSIWYG embora possa não ser o mais profissional

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Devo dizer que o Latex se aprende num instante, e com alguma prática poupa muito tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não há dúvida que o LaTeX é do melhor que há!

E penso que quem está na área de programação não terá qualquer dificuldade em aprender. Ainda para mais, até packages específicos para escrever algoritmos tem!!!

Têm uma qualidade muito superior, em tudo! Quanto a editores, por acaso habituei-me com o winedt...mas só por acaso.

Eu faço tudo lá, correspondência, curriculum vitae, relatórios, dissertação (estou a escrever...), dá algum trabalho, mas quando vemos o resultado, compensa...

O que custa mais um pouco é o trabalho com imagens(estou a falar fazer uma imagem de raiz no LaTeX) ... mas já há aplicações externas como TPX que ajudam muito. E na internet há muita ajuda para quem quer iniciar-se e não só... há grupos do google para dúvidas momentâneas, e muita documentação.

Já agora, para quem quiser...  :-[ pode ir ao http://aprendolatex.wordpress.com/, é o meu blog/caderno de apontamentos, agora está parado porque tenho muito que fazer...  ;) Mas pode ser que ajude.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que me convenceram lol já agora um editor com dicionarios era bom visto que sou um bocado despistado no que toca á escrita lol ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para o latex uso o Vim, sim eu tb costumava usar mt o .doc para os meus documentos, mas desde k tive k fazer uns trabalhos mais "profissionais", vi k o latex e bastante melhor, para alem de ser mt manipulavel, torna-se mt eficiente e apos uns tempos de pratica e tao logico word.

Eu falo por mim LaTeX e o melhor k ja vi para criar documentos.

Outra coisa n e nd pesado usar o vim, por isso e perfeito ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que me convenceram lol já agora um editor com dicionarios era bom visto que sou um bocado despistado no que toca á escrita lol :D

Tens dicionários para vários editores. Para o winedt encontras um link para os dicionários na página do winedt. Para o TeXnicCenter acho que é o dicionário do OpenOffice... não tenho a certeza.. Já instalei também para o TeXMaker. Mas deves encontrar para qualquer um deles.

Já agora, sei que não sou ninguém para pedir isto... e vou completamente para o off-topic... ;) para quando a possibilidade de escrever LaTeX aqui no fórum? Era muito porreiro  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, sei que não sou ninguém para pedir isto... e vou completamente para o off-topic... ;) para quando a possibilidade de escrever LaTeX aqui no fórum? Era muito porreiro  :D

Já se falou disso há algum tempo, mas caiu no esquecimento. Posta no quadro de sugestões. :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por experiencia própria o OpenOffice é melhor. Reconhecê todos os formatos e tem um formato próprio que se pode usar em linux ; windows ; ppc e outros sem que o documente perdas as formatações e definições.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca usei o Abiword, apenas o abri uma ou duas vezes por piada, mas uso OO porque necessito de uma suite de office. Basicamente não uso o tão "adorado" MS Office...

Para mim, as grandes vantagens do OO são:

- o facto de estar presente em todos os sistemas que uso;

- geração de PDFs;

- compatibilidade com o MS Office (embora tenha ainda de trabalhar um bocado nas coisas mais "rebuscadas");

- economicamente mais apelativo: open source. ;)

Falou-se aqui do LaTex, que também uso, mas é necessário ter em atenção que o LaTex não é um editor de texto mas sim uma especificação (tex): os ficheiros .tex têm de ser compilados para gerar um documento final. Uso-o para relatórios e artigos científicos, ou seja, para entregar documentos académicos e científicos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem não podemos comparar uma suite completa como o OpenOffice ao Abiword que é só um programa de processamento de texto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora