• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

rui_fernandes

[vb.net 2005] Collection datagridview ....

9 mensagens neste tópico

Boas...

tenho uma DatagridView, preencho-a com rgistos da Base de Dados...

mas se eu depois quiser adicionar NOVOS REGISTOS a datagrid, da-me um erro --> "Rows cannot be programmatically added to the DataGridView's rows collection when the control is data-bound."

Sera que me podem ajudar?????

tipo, se n preencher a datagrid com dados da base de dados, consigo adicionar novos registos a datagrid, mas se for depois de adicionar os registos da base de dados da-me esse erro...

:eek:

agradecia ajuda.

CUMPS.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"Object reference not set to an instance of an object." algum me pode ajudar neste erro tb????  :down:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O primeiro erro é devido a estar a usar a DataGridView associada a um data-bound. Ou seja, deves estar a preencher a DataGridView através de um SqlDataSource ou um ObjectDataSource em que fazes a ligação à base de dados. Nestes casos não podes adicionar directamente à DataGridView (penso eu, não tenho a certeza). Se queres inserir uma nova row adicionas através do SqlDataSource/ObjectDataSource/etc, é claro que também vai inserir o registo na base de dados, mas presumo que seja essa a intenção.

"Object reference not set to an instance of an object." -> Só vendo o código.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

"Object reference not set to an instance of an object." algum me pode ajudar neste erro tb????  :down:

Deves ter esquecido o NEW na declaracao de classes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epah, a intencao n era essa, keria 1º adicionar a datagridview e so dp de o utilizador carregar num botao ai sim iria guardar na base de dados.

e com o datasouce k adiciono os registos da base de dados na datagridview.

mas entao n a volta a dar? , tem de haver...  :down:

precisava de solucoes pa isto...  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao se pode, p exemplo, preencher os dados na DataGridView c o datasource, limparmos o datasource, os dados ficam na mesma na DataGridView e depois podemos inserir outros dados na DatagridView???

n e possivel isso???

ajudem-me sff  :eek:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao se pode, p exemplo, preencher os dados na DataGridView c o datasource, limparmos o datasource, os dados ficam na mesma na DataGridView e depois podemos inserir outros dados na DatagridView???

n e possivel isso???

ajudem-me sff  :eek:

Não. A unica maneira assim de imediato que vejo é pegares e obteres os dados à mao da base de dados, juntares os dados que quiseres (novas linhas) aos dados obtidos da base de dados e mandares essa DataTable (DataSet, etc) directamente para o DataGridView.

É muito trabalho, já que tens de fazer todos os processos à mão e tens de ter o cuidado de em inserções ou updates saberes distinguir entre as rows que obteste da base de dados e as rows que inseriste. Não sei se compensa mas deve fazer o que queres...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tava pensar ir buscar os dados c um datareader e depois adicionar rows a GRID....

isso de distinguir kuais sao as k foram inseridas da BD e as k foram inseridas a "mao" nao preciso saber....mas tb n era dificil fazer isso.

achas k vou fazer bem assim?

indo buscar c o datareader??

ou tens melhor solucao.se sim posta o codigo para ver SFF.

brigadao

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, basicamente é isso.

Agora se usas um DataReader ou outro método, isso já é o gosto da pessoa. Há quem prefira DataReaderes outros preferem DataAdapters, etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora