• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

melSpeedl.ine

Mplayer, GCC 4.0.2 e ficheiros media em linux

41 mensagens neste tópico

boas...

como já pode ver... o linux em relação amler formatos d ficheiros media...  bem.... pergunto-m onde andarao os free decoders.

decidi instalar o Mplayer pa ver s consigo resolver este tipos d probs... mas ao vir o Mplayer vieram a falta d libs - q mesmo q com elas ele continua a dizer q nao as encontra.... e a dizer q o gcc 2.6 noa é aconcelhavel pa compilar o mplayer... e pronto..

anadamos  assim

fui buscar o gcc 4.02 mas pa instalar aquilo.. bem...pa nao falarq o howto do site oficial é no minimo confuso.... dá um errosito xpto.... ora isto á um noob...

alguem sofreu do mesmo... e q me dizem sobre a questao d linux em relaçao a leitura d ficheiros...

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ui, n percebi grande parte do q disseste :-[

Mas o mplayer q testei no ubuntu dizia q n pudia ser compilado com o novo gcc (>=4) e tinha q ser com o gcc 3!

Após instalares tens na pagina do mplayer varios pacotes de codecs q deves tb instalar! ;)

O q tem a leitura de ficheiros? :-[

Desculpa se n respondi ao q perguntavas/dizias...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

oi! tens razao.. escrevi isto com um coto d pressa...

em relação aos ficheiros... acho q o linux sendo uma SO livre... e a precisar d "pontos" que o levantem no top d sistemas operativos... já podia ter estas pequenas criquices q são essenciais para qualquer utilizador! os codecs por exemplo... ando a instalar o mlayer porque quero ver s arrumo com isto d uma vez.... ora primeiro é o dvd q não lê, dpois o formato mpg, depois o wma... e passamos a vida assim... acho q são coisas q já podiam vir - mas bom.. eles lá devem ter alguma razao... eu é q s calhar nao sei qual é.

d resto, ao tentar instalar o mplayer... pela versao rpm q existe num site qualquer proprio para Suse, indica-me q preciso d libs como libmp3lame.so.o e outra qualquer.... fui buscar um lame xpto, isntalou todo mt bem.... fui ver á pasta das libs.. tava lá... quando volto a tentar oo rpm indica a mesma falta das libs - confuso

pela versao tar... dá-me o tal aviso d versoes d gcc. ignorei e continuei a instalação e no final, o mplayer nao abre...

na minha maquina do trabalho... tentei instalar o gcc4.0.2 - escolhi este por ser o mais recente - nem me lembrei d ver s o mplayer era ou nao compativel

ao fazer logo o ./configure... indica-me q não o pode fazer naquela directoria... ou algo do genero...

conclusao... isto é preciso ter paciencia... muita pesquisinha... e mais paciencia...

mas bom... espero q isto vá ao sitio

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agora percebi tudo :P

Ok, então é assim... há uns sistemas mais simples que outros! No ubuntu 5 linhas na shell e fazem-te isso tudo (mp3, dvd, mpeg, wma, ...)!

Em relação à tua sugestão de vir logo com isso feito... ora nem o Windows vem (eu pelo menos tenho de instalar o DIVX, o AC3DEC, o XVID e ainda um q o powerDVD/Nero instalão)! Alguns têm direitos e outros são mesmo ilegais... portanto n é simples um SO trazer logo alguns!

Em relação ao teu problema... não te consigo ajudar! Nunca testei em condições o SUSE ;)

Espero q consigas resolver isso!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, já não uso SuSe desde a versão 9.2 e nunca dei muita atenção a essa distribuição mas andei a procurar umas coisas e encontrei este site.

Se seguires estes passos intalas o Synaptic que te resolve automaticamente as dependencias... Nada mais fácil para instalar programas. Experimenta e depois diz qualquer coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

q acham d uma instalaçao normal q demora cerca d 30 a instlar

ou uma instalao com todos os pontos e demora 1:30 a instalar???

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

q acham d uma instalaçao normal q demora cerca d 30 a instlar

ou uma instalao com todos os pontos e demora 1:30 a instalar???

cumps

Instala com todos os pontos. Ao fazeres a instalação normal vão falhar algumas coisas, talvez esteja optimizada para ser mais rápida,etc. Por isso, aconselho que faças a instalação completa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

epá...

eu sou um tipo q gosta d coisas novas.. e tenho bastante paciencia para areas como informática....

comecei com linux tou a gostar... e espero brevemente torná-lo no meu sistema operativo oficial.... mas uma coisa é certa..

este tipo dá trabalho... e sem certos pontos basicos, não é para qualquer despistado q s torna utilizador disto...

em todo caso a saga continua... :(

a minha questao vem pelo medo d demasiada tralha desnecessária instalada crie confusoes ou a té mesmo conflitos...

e do resto.... é um coto secante ter 1 hora e meia á espera q aquilo instale

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a minha questao vem pelo medo d demasiada tralha desnecessária instalada crie confusoes ou a té mesmo conflitos...

Lembro-me de instalar um linux (acho que era o fedora core) e instalei as opções todas. Resultado: Tinha o kde, gnome, xfce instalado, tinha para aqui 4 leitores de audio 4 de video, 3 visualizadores de pdf, etc, etc, etc. Nem sabia por onde lhe pegar...

Mas como disse nunca me aprofundei no suse e não sei se dá para escolher pacotes individuais ao instalar ou se é por categorias (desenvolvimento, office, jogos) ,mas tive problemas com o  excesso de programas e não aconselho a quem está a começar.

Mas de qualquer das formas depois podes desinstalar... :-)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho q o linux sendo uma SO livre... e a precisar d "pontos" que o levantem no top d sistemas operativos... já podia ter estas pequenas criquices q são essenciais para qualquer utilizador! os codecs por exemplo...

O problema é que os codecs que faltam nas distribuições de GNU/Linux são codecs proprietários que se forem incluidos na distribuição restringem a liberdade re-distribuição, para além disso software como o mplayer não é incluido porque tem ou tece legalidade duvidosa no que toca à forma como lida com alguns codecs proprietários.

Solução?

Não usem codecs/formatos proprietários usem Vorbis, Speex e Flac para audio e Theora para video que são formatos livres para além de na maior parte dos casos serem técnicamente superiores.

ora primeiro é o dvd q não lê

Certamente que lê! No máximo terás que instalar da libdecss, que é proibida em muitos países e por isso não pode ser instalada de raiz.

dpois o formato mpg,

Existem perigos legais para quem distribui encoders e decoders de vários formatos mpg relacionados com patentes de software em alguns países, por isso é que algumas distribuições não os incluem de raiz.

depois o wma...

É um formato proprietário, ainda pior que suporta DRM, e por isso criar implementações  concorrentes não autorizadas, bem como distribui-las e usa-las é ilegal em alguns países. Para além de ser un formato proprietário e por isso deve-se desincentivar a sua utilização visto que restringe a liberdade dos utilizadores.

acho q são coisas q já podiam vir - mas bom.. eles lá devem ter alguma razao... eu é q s calhar nao sei qual é.

Como viste há várias razões.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yap.. tou a ver... e tens razao...

mas nesta minha pequena jornada em linux mostrou-m pk windows é será o sistema mais usado...

embora o linux seja fantastico.. e tenha pontos q noto bastante falta quando volto a windows... continua a ser bastante complicado a fazer certas coisas... q no windows bastam dois cliques.. talvez isso venha a mudar mas.. para já... custa dizer mas o linux ainda nao está preparado nem tem apoio suficiente para ser transformado no sistema operativo currente da maioria dos utilizadores do mundo...

nos q gostamos disto, linux é maravilhoso porque tem a sua complexiblidade.. o seu misterio... mas nem tod a agente é como nos!..

as pessoas tem um pc em casa como um electrodomestico onde querem jogar, instalar m*rdas.. fazer tudo e mais alguma coisa da maneira mais simples e bonita possivel... d momento... vejo 2 caminhos para linux...

informaticos, programadores e amantes..... e empresas... é triste mas é verdade

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
. custa dizer mas o linux ainda nao está preparado nem tem apoio suficiente para ser transformado no sistema operativo currente da maioria dos utilizadores do mundo...

Na verdade a ideia original do GNU/Linux não era conquistar o máximo de mercado possível, ao contrário do Windows. O Linux sempre pretendeu ser uma referência no código aberto, sempre foi mais destinado a universitários e estudantes , da mesma forma que o Unix era.

nos q gostamos disto, linux é maravilhoso porque tem a sua complexiblidade.. o seu misterio... mas nem tod a agente é como nos!..

Se perguntares a uma menina de 13 anos se ela sabe o que é o Linux, a resposta será: "kÊ, NuNcA ouBi FalaR diXo...ond Xe comPrA?". Assim sendo, é como tu dizes, nem toda a gente é como nós. Para os utilizadores que gostam de passear por fotoblogs, no hi5, teclar com os amigos e amigas, ler e-mails, ligar e desligar a webcam, etc, o Linux não é o SO ideal. Para essas pessoas existe Windows e apenas Windows. Se lhes metesses um Ubuntu pela frente com um installer console mode, tenho a certeza que não saberiam o que fazer. Há que frisar que esses utilizadores, na maioria dos casos (não em todos), recorrem a técnicos para lhes formatarem o disco rígido, portanto Linux está totalmente fora de questão. A não ser que inventem o Merdix para essas pessoas...

informaticos, programadores e amantes..... e empresas... é triste mas é verdade

Eu não acho isso assim tão triste porque os informáticos, programadores e amantes e as empresas, são aqueles que realmente sabem o que significa a palavra 'informática'. Para todos os outros, informática é mais uma disciplina a fazer na escola, ou informática é o PC que têm em casa com Windows instalado. Portanto, para as pessoas que usam a informática como meio de passar o tempo e socializar, que não conhecem sites para além do fotoblog dos amigos, do Hi5 e do Hotmail, o Linux seria uma perda de tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yap.. concordo...

mas linux neste ponto d vista... mac só pa quem tem mac e usa mac - q ainda é uma pequena parcela...

deixa o resto só e excluvidamente para windows! nao há opçao d escolha!!! e mesmo pa nos informaticos....

qual  a grande vantagem em usar linux???

para nós programadores?? sim sem duvida...ter todo um sistema operativo na palma da mao... e o resto...?

será q a segurança e a viabilidade d linux paga o sacrificio d emuladores a comer recursos... d ter q compilar todo um programa sem eu ter o minimo interesse no seu codigo em especifico... ou o ter d usar drivers vindas sabe-s lá d onde... e q grand parte das vezes nao tiram 100% proveito do hardware???

linux é sem menor duvidas fantastico.. e espero torna-lo em breve no meu SO oficial... mas a questao dele ele ter q ficar ao lado por causa d muitas emrpesas nao lhe prestarem suporte... é simplesmente triste...

drivers por exemplo... será q vou ter q comprar uma board ou uma placa d som nova só porque a marca nao destribui drivers oficais para linux e/ou as drivers q circulam na net simplesment nao tiram o devido partido do hardware... é possivel... mas acho q nao é todo o estudante ou informatico q consegue devenvolver ou corrigir todo umsoftware mediante as suas necessidades...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
será q a segurança e a viabilidade d linux paga o sacrificio d emuladores a comer recursos... d ter q compilar todo um programa sem eu ter o minimo interesse no seu codigo em especifico... ou o ter d usar drivers vindas sabe-s lá d onde... e q grand parte das vezes nao tiram 100% proveito do hardware???

Uma das características do Linux (para mim uma boa característica) é a necessidade constante de estarmos a aprender alguma coisa, isto é, sermos nós a manipular aquilo que o SO fará a seguir e não o contrário, como acontece em Windows. Para que consigamos fazer esse tipo de tarefas, precisamos de ler muita documentação, saber sempre mais sobre o SO que estamos a trabalhar. Claro que isto não são propriamente vantagens para o utilizador vulgar: compilar programas, fazer download de drivers novas e ter de as configurar por vezes, etc. No entanto, quem usa Linux sabe exactamente o que o espera: sabe que tem um SO como o Windows onde pode sempre estar á vontade com tudo, enquanto que em Linux estamos em constante aprendizagem.

Uma nota pessoal: eu adoro Linux. Faz-me sentir bem quanto resolvo um problema. O Linux valoriza as minhas capacidades de 'desenrascanço', valoriza as minhas capacidades de pesquisa e aumenta a minha cultura como informático. Quando comecei a usar Ubuntu, há alguns meses atrás, sabia exactamente o que me esperava e nunca desisti.

linux é sem menor duvidas fantastico.. e espero torna-lo em breve no meu SO oficial... mas a questao dele ele ter q ficar ao lado por causa d muitas emrpesas nao lhe prestarem suporte... é simplesmente triste...

Isso já tem um pouco a ver com o facto de haver contractos e mais contractos e clausulas e mais clausulas de umas empresas em relação ás outras. É uma pena de facto. Porém, acho que esse factor diminui a cada mês que vai passando: cada vez vemos mais empresas a investir em software livre e a desenvolver soluções proprietarias open source. Acho que é uma questão de anos até as coisas ficarem mais equilibradas.

drivers por exemplo... será q vou ter q comprar uma board ou uma placa d som nova só porque a marca nao destribui drivers oficais para linux e/ou as drivers q circulam na net simplesment nao tiram o devido partido do hardware

Numa boa parte dos casos, quem muda para Linux, muda precisamente pelo facto do seu hardware não aproveitar ao máximo os requisitos do Windows.

mas acho q nao é todo o estudante ou informatico q consegue devenvolver ou corrigir todo umsoftware mediante as suas necessidades...

Claro. Quantos de nós aqui temos capacidade para modificar o Linux perfeitamente aos nossos gostos? Muito poucos. E é por isso que experimentamos tantas distribuições, que damos tantos feedbacks e que fazemos tantos artigos e tutoriais. Estamos permanentemente á procura do software ideal, mas encontrá-lo é algo quase impossível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
mas nesta minha pequena jornada em linux mostrou-m pk windows é será o sistema mais usado...

Se for por o que está aqui neste post e por coisas parecidas então estás enganado.

O window$ é mais utilizado por motivos que não estão relacionados com os seus méritos técnicos, porque sempre foi técnicamente inferior aos seus concorrentes em quase todos os aspectos. As razões têm a ver com as técnicas de mercado ilegais utilizadas pela m$ nos mais uma boa parte da industria e do retalho alinharam como carneiros, alias isto está provado em diversos tribunais por isso é verdade.

continua a ser bastante complicado a fazer certas coisas... q no windows bastam dois cliques..

Não é verdade! Em GNU/Linux as coisas são mais simples e desafio-te a provar com exemplos o contrário.

nos q gostamos disto, linux é maravilhoso porque tem a sua complexiblidade.. o seu misterio...

Não é verdade, é simples e não complexo e de misterioso não tem nada porque foi feito com lógica.

e lhes metesses um Ubuntu pela frente com um installer console mode, tenho a certeza que não saberiam o que fazer.

Estás enganado. A realidade prova o contrário, já vi diversas pessoas sem experiência em GNU/Linux e sem conhecimentos em informática a instalar Ubuntu até porque a instalação por omissão é simples, muito mais simples que a do window$.

para nós programadores?? sim sem duvida...ter todo um sistema operativo na palma da mao... e o resto...?

Robustês, segurança, facilidade de utilização, flexibilidade, e liberdade.

será q a segurança e a viabilidade d linux paga o sacrificio d emuladores a comer recursos...

Quais emuladores? Não precisas de emuladores...

ter q compilar todo um programa sem eu ter o minimo interesse no seu codigo em especifico...

Não tens que o fazer, é por isso que existem pacotes pré-compilados e os respositórios das distribuições (que por exemplo no caso de Debian têm mais de 16000 pacotes)

ou o ter d usar drivers vindas sabe-s lá d onde... e q grand parte das vezes nao tiram 100% proveito do hardware???

No caso de todos os drivers que são Software Livre, sabe-se exactamente de onde eles vêm, e o que fazem ao contrário dos proprietários.

Uma das características do Linux (para mim uma boa característica) é a necessidade constante de estarmos a aprender alguma coisa,

Também não é verdade. Há quem o faça mas o utilizador normal não faz isso mais em GNU/Linux que em window$.

Estão a basear-se em pressupostos errados. Já tentaram instalar software em window$ compilando-o? Não pois não? Então não podem comparar uma coisa e outra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O window$ é mais utilizado por motivos que não estão relacionados com os seus méritos técnicos, porque sempre foi técnicamente inferior aos seus concorrentes em quase todos os aspectos. As razões têm a ver com as técnicas de mercado ilegais utilizadas pela m$ nos mais uma boa parte da industria e do retalho alinharam como carneiros, alias isto está provado em diversos tribunais por isso é verdade.

Se é técnicamente inferior ou não, não tenho como o comprovar. Talvez tu me possas dar umas luzes. Seja como for, a parte de marketing e publicidade da Microsoft é muito mais poderosa que a publicidade feita por sistemas GNU/Linux. Existe tambem o factor que referiste, das técnicas de mercado ilegais quye a Microsoft utiliza em muitas situações, já para não falar na capacidade que têm de calar e comprar empresas que rivalizam.

Não é verdade! Em GNU/Linux as coisas são mais simples e desafio-te a provar com exemplos o contrário.

Sei que em Linux existem installers. Apesar disso, esses installers não são comuns a todas as distribuições, ao contrário do Windows. No que toca a instalar programas por exemplo, o Windows oferece mais facilidade que o Linux. Porém, como referes mais abaixo no teu post, não podemos comparar compilações em Linux com compilações em Windows, simplesmente porque não as fazemos em Windows.

Estás enganado. A realidade prova o contrário, já vi diversas pessoas sem experiência em GNU/Linux e sem conhecimentos em informática a instalar Ubuntu até porque a instalação por omissão é simples, muito mais simples que a do window$.

Pronto, talvez tenha dado o exemplo errado. Ubuntu é fácil e intuitivo na sua instalação. Imagina que trocamos o Ubuntu por um Gentoo: quantos utilizadores instalam Gentoo sem terem o handbook na secretária?

Também não é verdade. Há quem o faça mas o utilizador normal não faz isso mais em GNU/Linux que em window$.

Aqui discordo. Não experimentei todas as distribuições, nem sequer todos os métodos de fazer qualquer coisa em Linux, mas tive alguma experiência em Ubuntu, em MEPIS, SUSE e hei-de ter em Gentoo, e todos eles me fizeram ler muita documentação. E devo dizer que tenho um modem ligado por placa de rede, porque se tivesse um modem USB a coisa complicava ainda mais. Claro que se o utilizador que chega á distribuição nunca tenha trabalhado com Windows, vai-se adaptar mais ou menos bem após um certo tempo. Mas agora, aqueles que já trabalharam com Windows, que foram educados a trabalhar com Windows e que acham o Windows o SO dos SOs porque nunca ofereceu problemas como a instalação de um modem USB com mil e um comandos, qual será a vantagem (aos olhos desses utilizadores) de trabalhar com Linux?

Claro que para quem já leva alguma experiência, para quem já leva algumas horas de leitura de documentação e solução de problemas, a experiência será muito mais agradável. No entanto, para aqueles que nada sabem de informática, qual o SO que tem provado ser mais intuitivo? Windows ou  GNU/Linux?

Talvez até seja uma questão de educação, uma questão de ensinar a trabalhar com as ferramentas de Linux, mas se em vez disso lhes ensinam a trabalhar com Windows, qual a vantagem do GNU/Linux, para esses utilizadores?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os installers em linux não têm a ver com as distribuições mas sim com o tipo de ficheiro... ainda há dias instalei graficamente o ut2k4, bem como já instalei o openoffice graficamente (em damn small linux) e como possivelmente vou instalar muitos mais. Há outros que são tipo installers gráficos mas em consola, e que eu considero igualmente simples.

Mas haverá alguma coisa mais fácil que os ficheiros .deb e .rpm? :)

Em windows fazemos next->next->next, em distros debian based basta escrevermos uma linha... :P

Linux não é díficil. É..diferente... e é essa diferença que faz as pessoas que estão habituadas ao windows acharem díficil.... :P

A conversa está interessante.... :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho q todos támos a chegar á mesma conclusao...

Linux não é para utilizadores de fim d semana...

ainda á pouco falco falaste sobre a legalidade da utilizaçao d certos decoders/enconders e da certas superioriades.... acredito... e tens toda razao...

agora d hj em diante vou usar Vorbis, Speex e Flac para audio e Theora para video e deixar d parte outros como mp3 ou wma - q embora felizmente são possiveis usar em linux legal ou ilegalmente...

quantos utilizadores d Windows conseguem reproduzir estes formatos no PC... quantos leitores d "mp3" portateis suportam estes formatos... são superiores acredito....

suponhamos q um destes formatos trazem 5% d maior compressao oe 8% d melhor qualidade q WMA...ou mp3... envias uma musica fixe á namorada ou amiga... quais as probabilidades d ela conseguir abrir o ficheiro??

os tais emuladores q falava... (são suposiçoes minhas... nao sei s estou correcto...) sou utilizador d linux por varias razoes.. programo e tal e coisa... é mais seguro... até aqui ok... sou um grande viciado em jogos..

ou seja... 70% no minimo são jogos desenvolvidos para windows... com cedega jogo... mas preciso d ter lá o cedega - por muitos poucos recursos q ele possa usar... ele tá lá... o msm s passa com outros programas com crossover e por aí fora... s sou um utilizador q preciso d ter 100% d compatibilidade com Microsoft Office, ou se passei meses a aprender a trabalhar... ou se puramente gosto d trabalhar com Photoshop... preciso d um emulador lá dentro... certo??

hardware... nao é o caso mas... tenho uma ATI x1900 - infelizmente nao  :bye2: :biggrin: - desenvolvida pelo fabricante para colar o pnteiro com drictX 9 e pressupoe-s q já tras tecnologia para a futura directX10...

no outro dia queria instalar o meu prince of persia 2 no linux..... fui buscar os drivers á ATI para linux... instalei.. td mt bem.. arranjei o cedega instalou.. tudo cool vou a jogar... o jogo diz-me q nao encontra drivers compativeis nem encontra a memoria da grafica... - ora em informatica nada é impossivel... s eu agora quiser jogar o meu jogo.. quantas horas vou ter q passar devolta dele para resolver o problema? e no final... será q vou ter o mesmo... mais ou menos desempenho q jogar no windows???

s calhar um dos grandes defeitos do linux é mesmo a porcaria das politicas de legalidade e por aí fora! e q podemos fazer??? quantas pessoas tao dispostas a passar por este tipo d situaçoes??? s usa a maquina só por usar... eu acho q ninguem... e daí dar razao ao death...

linux foi desenvolvido á volta das suas lincensas... para o corpo informático e para empresas q apenas precisam q o seu sistema informático funcione com o maximo d segurança e viabilidade possivel... e faça as funçoes para o qual foi destinando... para o resto?? q vantagens temos??

epá... eu acho q cada um tem o seu ponto d vista... e acredito q muitos dos meus até estejam errados... a questao é errados até q ponto??

espero q nao me considerem um anti linux aqui no meio... mt pelo contrario... eu queria ver este SO no topo!

espero q o pessoal já está dentro ou vai entrar no assunto.. mostre o q pense e até a que ponto estamos ou nao errados

nem todos somos pro's em todos os assuntos seja em linux ou em qualquer outra coisa, por isso s uma ou outra palavra for mal interpretada... nao s zanguem q ninguem tá aqui pa isso.

cumps

(nao acham q este assunto merecia uma thread só pa ele? é q aqui no meio do mplayer tá um coto perdida e s calhar é pena o assunto ficar escondido... )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

suponhamos q um destes formatos trazem 5% d maior compressao oe 8% d melhor qualidade q WMA...ou mp3...

O formato Vorbis permite uma qualidade ligeiramente superior no entanto ao que parece os outros estão a começar a empatar.

envias uma musica fixe á namorada ou amiga... quais as probabilidades d ela conseguir abrir o ficheiro??

Todos os codecs que mencionei são multi-plataforma, livres e gratuitos.

Já aprendias a construir frases. Escreves tão mal que quase se torna dificil perceber o teu raciocionio e mais dificil ainda construir respostas.

Nem o lixo proprietário do cedega, nem crossover são emuladores. São implementações da API do window$, ou seja, os programas correm nativamente, sendo que a única limitação é as implementações não serem completas.

Quanto a precisares de usar determinados programas, pode acontecer, mas o mais provável é haver um programa, ou uma combinação de programas que te permite fazer o mesmo.

linux foi desenvolvido á volta das suas lincensas... para o corpo informático e para empresas q apenas precisam q o seu sistema informático funcione com o maximo d segurança e viabilidade possivel... e faça as funçoes para o qual foi destinando... para o resto?? q vantagens temos??

Em primeiro lugar Linux é apenas o kernel, o nome do sistema operativo é GNU/Linux. Chamemos as coisas pelos nomes.

Em segundo lugar o GNU/Linux não foi desenvolvido especificamente para informáticos e para empresas. Isso é falso. O kernel Linux é de propósito geral e as componentes GNU e outras são também para sistemas de propósito geral.

Em terceiro lugar existem muitas vantagens:

* todos os sistemas de arquitectura semelhante a Unix são muito robustos, de longe mais robustos que o window$;

* todos os sistemas de arquitectura semelhante a Unix são de manutenção mais fácil;

* o GNU/Linux usa as ferramentas GNU, que foram inspiradas em muitas ferramentas espectaculares que existem em Unix, mas que no entanto reprensentam uma melhoria em relação a esses "antepassados", em muitos aspectos;

* GNU/Linux é diverso o que dá poder de escolha, cada um pode escolher o que é melhor para si próprio de acordo com os seus próprios requesitos:

* GNU/Linux é Software Livre o que faz com que tenha as 4 liberdades do Software Livre e que com elas se pode construir muito mais vantagens (práticamente sem qualquer limitação);

* quase tudo o que o window$ (ou tudo o que é relevante) vai ter na sua próxima versão já existe em GNU/Linux actualmente ou estará pronto antes do seu equivalente para o window$, e isto é assim à muito tempo, não só com o GNU/Linux como com a generalidade dos sistemas *nix;

* etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Já aprendias a construir frases. Escreves tão mal que quase se torna dificil perceber o teu raciocionio e mais dificil ainda construir respostas.

falco, permite-me o offtopic: respeita os outros para seres respeitado. Sei que ás vezes torna-se cansativo ler posts que têm conteúdo impreciso ou confuso ou até mesmo falacioso. No entanto, cá pelo fórum exige-se que a boa educação esteja em primeiro lugar, principalmente quando os utilizadores se dirigem ao staff, muito mais quando é um administrador. Assim sendo, peço-te que não voltes a fazer desse tipo de comentários que só levam os outros utilizadores a desanimar...

E mais não digo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

antes demais desculpa lá s o portugues está um pouco confuso... mas infelizmente  nem sempre tenho o tempo q gostaria pa escrever um topico bem feito.

segundo... já s viu q és amante do sistema nix d corpo e alma. Os meus parabéns. És um utilizador q domina a materia. Nota-s

agora mais uma vez tenta ver... quantas pessoas achas q tem a mesma visao q tu... os mesmos conhecimentos e a mesma devoçao como tu?

justifica-me pk é q 75% (isto é uma espectulaçao minha) das empresas d programaçao do mundo programam dedicadamente para windows!

epá.. eu concordo contigo! sem duvidas GNU/Linux - chama-lhe o que quiseres e bem entenderes - é um sistema fantastico! Á cerca d 3 meses q mudei pa SuSE e passo lá 95% do meu tempo! e sem duvidas q notei diferenças na quantidade d problemas q tinha com o windows... na performance q tinha e q agora tenho, nas capacidades q este SO permite... mas isto sou eu e o resto do pessoal da area!

cerca d 85% da populaçao mundial usa SO's da microsoft - segundo a CNN - onde uma grande percentagem - eu apostaria nuns 55% desses 85 - devem ser software ilegal.. copias pirateadas do windows.

porque é q essas pessoas nao usam outros SO livres como linux?? Não usam pk sao todos uma cambada d nabos.. e nao sabem o q perdem. Ou então, pk a microsoft usou metodos d publicaçao dos seus produtos ilegais, e conseguiu introduzir uma especie d "virus" no mercado onde leva toda a gente a usar o mesmo - windows.

cada um vê as coisas como quer. agora infelilzmente eu nao consigo ver isto d outra forma. sistemas baseados em linux - eo utro software open source -  ainda continuarao durante algum tempo em segundo plano... ocupando uma pequena fatia no bolo dos Software mais utilizados.

eles tem q dar mais razoes  para os utilizadores optarem pelo software deles, e acima d tudo tentar abrir o mercado para os SO livres!

entretando falco.. nao te enervas q isso nao vale apena... e s t custa ver uma maquina só com windows instalado, infelizmente,  deixa-me dizer-t que o continuarás a ver por bastante tempo - pelo menos enquanto as empresas d software e hardware nao abrirem as portas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em resposta ao off-topic:

Não faltei ao respeito a ninguém. Tudo o que disse é verdade. Ele não está a usar pontuação correctamente, nem a articular as frases, isso faz com que ler os posts dele seja mais dificil do que devia.

Não me parece que seja uma questão de falta de tempo, mas sim de habito.

O meu português também não é o melhor, mas está melhor que estes posts dele.

Digo sempre o que penso.

Agora em relação ao que interessa:

Existe muita gente que não tem os conhecimentos que eu tenho de informática, nem sequer o mesmo interesse. E no entanto usam sem qualquer dificuldade o GNU/Linux, muitos deles nem sequer sabem que o estão a fazer. Isto acontece mais no estrangeiro, mas também há casos em que acontece por cá, eu conheço alguns.

Quanto a haver mais empresas a programar apenas para window$ existem diversas razões:

* Históricamente está provado em tribunal que a m$ fez chantagem com muitas empresas de retalho, ao não realizar acordos com elas (para poderem vender os seus produtos) caso suportassem plataformas e produtos concorrentes. Isto causou com que os produtos para outras plataformas não pudessem utilizar este vector para chegar ao mercado e por isso que muitas empresas não criassem software para outras plataformas.;

* A maior parte dos informáticos são da "farinha amparo" e não percebem muito do seu trabalho, isso faz com que achem que a plataforma da m$ seja boa e na sua maioria desconhecem a existência de outras plataformas que não a da Apple.

* Existe quem programe em vb e ache que aquilo é uma linguagem de programação decente, por isso qualquer outra coisa não poderá ser estranhada...

* A plataforma da m$ está presente em quase todo o lado por isso não produzir para essa plataforma pode facilmente parecer um erro para muitos e por vezes não sobra capital nem conhecimento para criar para outras plataformas;

* Os modelos de negócios podem variar bastante dependendo da plataforma e do modelo de licenciamento que usamos, infelizmente as pessoas têm dificuldade em entender isso, bem como em entender os modelos de negócios diferentes (por terem medo da diferença e por nem sequer olharem para eles a sério);

cerca d 85% da populaçao mundial usa SO's da microsoft

Cerca de 85% da população mundial se calhar nem tem agua potável canalizada e uma ligação a uma rede electrica, quanto mais um computador.

Diz antes que a maioria esmagadora das pessoas que usam computadores pessoais usa o sistema operativo da m$.

O facto de a maioria utilizar um, não prova que seja a melhor escolha. Até porque a maioria para além de não conhecer as alternativas não tem conhecimentos suficientes para saber o que é melhor para si. Limitam-se a seguir a manada e a usar o mais popular.

O window$ nunca foi melhor do que nenhum dos seus concorrentes. Aliás durante muito tempo teve decadas atrasado em relação à concorrência e ainda continua a estár atrasado embora cada vez menos.

O sucesso comercial da m$ e seu domínio no mercado do desktop deve-se à sua capacidade de colocar os seus produtos no mercado e em impedir com ilegalidades que os concorrentes colocassem os seus produtos embora por vezes também contou com a falta de visão dos concorrentes quanto à capacidade dos seus produtos e a como os colocar no mercado.

porque é q essas pessoas nao usam outros SO livres como linux?? Não usam pk sao todos uma cambada d nabos..

Não usam por muitas razões:

* Não sabem que existem;

* Têm medo da diferença;

* Existe muita desinformação;

* Estão dependentes (não apenas viciados) de formatos de dados, protocolos ou aplicações para poderem fazer alguma coisa;

* Porque a industria e os consumidores, não aprendem com os erros uns dos outros, nem com a História;

Ou então, pk a microsoft usou metodos d publicaçao dos seus produtos ilegais, e conseguiu introduzir uma especie d "virus" no mercado onde leva toda a gente a usar o mesmo - windows.

A m$ violou a lei de concorrência várias vezes (provado pelas várias vezes que foi condenada em tribunal por isso, e nos processos que ainda enfrenta por essa razão). Mas os metodos não foram de publicação, foram outros mais subteis, no entanto, tanto a m$ como quase todas as empresas de software proprietário beneficiam indirectamente da cópia ilegal, e até já vi o CEO da Oracle a dizer isso.

A verdade é que a maior parte das pessoas que copia ilegalmente nunca compraria a maior parte dos softwares que usa dessa forma ilegal, e por isso essas empresas nunca teriam o dinheiro dessas licenças. Melhor ainda cada cópia ilegal utilizada por alguém é menos um utilizador de produtos da concorrência e com sorte no futuro descobrem uma forma de ganhar dinheiro com essas pessoas, quer seja acabando por arranjar formas de as pessoas quererem pagar as licenças, quer seja pela venda de produtos relacionados, ou com a prestação de serviços de forma directa ou indirecta.

cada um vê as coisas como quer.

Sim, mas nem todos vêm a realidade.

eles tem q dar mais razoes  para os utilizadores optarem pelo software deles, e acima d tudo tentar abrir o mercado para os SO livres!

Software Livre não é uma questão de mercado, ou de querer dominar o que quer que seja!

Software Livre é uma questão de liberdade!

O Software Livre oferece várias coisas sem paralelo no software proprietário:

* liderança técnica em muitos aspectos;

* qualidade verificável de forma real;

* controlo real sobre o software;

* independência de fornecedores;

* grande quantidade de soluções;

* liberdade de escolha continuada;

* etc...

Não sei que mais se pode querer.

É verdade que em alguns campos existe liderança técnica por parte do software proprietário, mas a verdade é que isso não é relevante para a maioria esmagadora das pessoas. Pois não só não têm actividades nesses campos, como também muitos dos que têm não precisam de ter esses softwares proprietários para realizar as suas tarefas, outros softwares mesmo que técnicamente inferiores e/ou outros metodos de trabalho (sozinhos ou de forma combinada) também permitem obter os resultados necessários.

Não estou minimamente enervado, estou nesta luta à vários anos, se me enervasse com isso, já tinha tido um esgotamento, ou algum ataque cardiaco. Não me enervo facilmente.

A minha luta não é contra o window$. É contra TODO o software proprietário, seja para que plataforma for.

O software proprietário é uma forma não ética e imoral de licenciar software, que tem por objectivo a intromissão na vida/actividades dos outros e colocar as pessoas/entidades numa dependência desnecessária e exagerada, para que seja possível realizar negócios lucrativos para alguns.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL

pá... tipo...

é como eu disse, cada um vê o q as coisas como quer ver, e como já s viu... nao adianta estar aqui a apresentar argumentos quando tu estás a apresentar factos teoricos - que provavelmente estão correctos -  contra os meus q apenas é uma visão do q realmente acontece na pratica - q pelo menos acho q acontece, e penso nao ser o unico a ver as coisas desta forma.

a m$ pode ser a maior vigaristas do mundo, o SO deles pode ser a maior miseria à face do planeta em relaçao a outros... e quê?? que queres fazer?

mudamos todo pa linux assim d repente?? - yap, sim e depois?

" - comprei esta impressora na stapples. muito fixe! mas esqueceram-s do cd pa Linux...

-  ahhhh.. isso com 3 horas d pesquisa na internet deve d encontrar qualquer coisa. procure no google.

- o q é o google?"

não nos dão os apoios necessários para tornar SO's como linux uma opçao d escolha.

acho q simplesmente a tua birra contra software proprietario nao te deixa ver as coisas como realmente são - ou tu simplesmente não as queres ver!

em termos legais e cientificos podes ser a pessoa mais correcta do mundo no assunto d momento, agora na prática... desculpa mas nao concordo em muita coisa contigo.

agora é uma pena alguem com os teus conhecimentos ter uma visao de certa forma "limitada" só porque ligou o switch d "NAO AO SOFTWARE PROPRIETÁRIO", e não para d dar com a cabeça na parede por causa disso.

é uma luta desigual! ou os gigantes entram e decidem virar as coisas, ou entao as coisas vao continuando ao ritmo caracol, e quem sabe um dia as coisas estejam bem diferentes do que agora.

Eu acho q todo e qualquer software á face do planeta deveria ser livre - que o código continuasse fechado s o autor assim o entendesse, mas isso seria outra guerra.

Agora quem obtivesse algum lucro financeiro à custa desse software - no geral empresas e instituiçoes d fins lucrativos -  não lhe faz mal nenhum pagar lincensas pelo software q usa, por mais simbólico q fosse!

Na realidade é o q acontece! pelo menos na cidade onde moro, é o q realmente acontece! As empresas compram todo (ou quase) o software q usam legal para as empresas e para todos os

estabelecimentos publicos sugeitos a uma inspecção, e em casa usam o software ilegal apenas para praticar a utilizaçao d certos programas, ou apenas retocar coisinhas q não tiveram tempo no trabalho e q precisam para a manhã seguinte!

Agora podiam evitar a compra d um Office basic Edition e usar um open office bem mais completo. Na semana seguinte lá me aparecem eles a comprar a porcaria d um Ms office porque não s querem dar ao trabalho d s adaptarem ao novo software, ou porque o ficheiro xpto nao abre no computador do vizinho. São burros?? nesta situaçao sim! mas que s pode fazer? a decisao está na maos deles, e eu até ganho 2% do valor do software q vendo... não vale a pena o esforço.

eu só digo uma coisa, q a microsoft crie uma segurança no seu SO q seja impossivel d crackar - coisa q duvido q alguma vez o farao,  q isso obrigue toda a gente a mudar pa linux ou outros do genero, que por mim... apenas significa duas coisas:

- um aumento d ordenado para mim...  :)

- e mais trabalho nas lojas d informática do pais - ou pelo menos nas q suportarem SO's além d windows LOL

por isso venham eles!

Cumps a todos... e mais uma vez falco, não leves isto a peito... não nos chatemos por meros ideais.

(ilegal ou nao, eu apenas quer usufruir d todas as capacidades q o mundo informático tem para me dar. burocracias, que tratem as grandes empresas e os politicos que por isso é q recebem um ordenado)

PS: permite-m reformular a frase, d forma a clarear o teu complexo raciocinio:

"cerca d 85% dos utilizador de PC, a nivel mundial usa SO's da microsoft" - valeu o esforço d tentar provar q eu estou errado. thanks! :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Opah para mim GNU/Linux rulla e sim, se não é melhor não é por culpa do sistema operativo em si, mas sim por culpa das empresas que não desenvolvem software para esses sistemas.

Existe muito fanático do GNU/Linux que só por mantermos uma partição com Windows no computador é capaz de nos excluir e rebaixar...mas então? Eu gostava muito de só usar sistemas gnu/Linux, mas será que quando quero converter um divXpara dvd tenho programa em linux? Ou quando quero ripar um?

Já  para falar nos jogos que não correm em emuladores....

Eu só espero sinceramente que isto mude e que comecem a ser desenvolvidas pelas empresas versões das suas aplicações para GNU/Linux, até porque estes sistemas de díficil não têm nada, só nalgumas distribuições, são é diferentes e é isso que causa o mal estar nos utilizadores normais.

Mas digamos que, :) tem muita paida ver os auto-denominados masters da informática a esbarrarem num Linux e ficarem à nora... :lmfao:

GNU/Linux tem todas as vantagens, mas enfim, tenho debatido recentemente muito este assunto com windows lovers daqueles mesmo ferranhos e não há pura a e simplesmente volta a dar, os utilizadores de windows gostamd e ser peentrados e terem de fazer scans de vírus regulares ao sistema... para eles isso é tão normal que acham impossível que ainda haja um SO que seja de facto seguro, ou muito próximo disso...

Exemplos dessas discussões:

http://www.btuga.info/viewthread.php?tid=84849&page=2#bottom

http://www.btuga.info/viewthread.php?tid=86583#pid946344

Enfim, leiam que são capazes de dar umas boas gargalhadas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu já me fartei á bastante tempo da monotonia do windows, daí me ter virado SuSer's!!!!! :)

mas isto com o tempo vai lá...

entretanto lá vai estando o windows ocupando uma partição para certas mariquices a que estamos habituados e q ainda nao encontramos a melhor soluçao para o linux

(mas há sempre solução, na pior das hipoteses fazer um programa d raiz... mas nao deixa d ser uma soluçao :thumbsup:)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora