• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

joaoqalves

Mac OS X em pc normal, é possível?

26 mensagens neste tópico

Estava aqui a vaguear na net, quando encontrei um artigo num blog que diz ser possível correr MAC OS X num pc normal...bem...eu já sabia disto há algum tempo mas sempre pensei que tivesse uma performance limitada e miserável... segundo ele diz até corre bem, e não tem vontade de voltar ao windows (ok, isto não é novidade para ninguém  B) B)). Acham que para fazer um testezito ao SO dá? ou até dá para "uso intensivo"?....pronunciem-se...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por acaso gostava de instalar em vmware em windows brevemente...

E é possível, o quickfire já teve... ele pode dar-te mais info.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mac OS X em PC normal já é possivel à muito tempo mesmo sem VMWARE, não se garante é que todos os drivers funcionem à primeira. eu testei com um AMD Athlon64, com board asus e chipset Nvidia, e funcionou bem. deu alguns problemazitos com drivers de inicio mas nada que uma boa olhada na net não resolva.

A ultima versão do OS X já vem baseada em intel, por isso presuponho que funcione igualmente bem em intel. a utlima vez que fiz testes com intel foi com um portatil com processador centrino mobile, e chipset 945i, tb funcionou bem à primeira. Afinal o Mac é apenas o BSD unix com a "cara lavada".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mac OS X em PC normal já é possivel à muito tempo mesmo sem VMWARE, não se garante é que todos os drivers funcionem à primeira. eu testei com um AMD Athlon64, com board asus e chipset Nvidia, e funcionou bem. deu alguns problemazitos com drivers de inicio mas nada que uma boa olhada na net não resolva.

A ultima versão do OS X já vem baseada em intel, por isso presuponho que funcione igualmente bem em intel. a utlima vez que fiz testes com intel foi com um portatil com processador centrino mobile, e chipset 945i, tb funcionou bem à primeira. Afinal o Mac é apenas o BSD unix com a "cara lavada".

Bem eu tenho uma motherboard ASUS P4P800, um processador intel P4 3.2Ghz, 1GB de ram, ATI Radeon 9600SE, placa de som da creative (para sistema 5.1), impressora hp deskjet 5550, um scanner da epson bem antigo (Perfection 640U), e um disco externo (basicamente é isto que quero que funcione B))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto à board e ao processador é bem possivel que funcione mas tens de usar uma das ultimas versões do OS X tipo a 10.5 Tiger, as impressores desde que ela tenha drivers para OS X, não deves ter problemas, o scanner, tenho algumas duvidas, mas só experimentando. Eu costumo dar uma olhadela ao Apple Developers Conection, para me manter actualizado, do que se faz para Mac, apesar de ter um Mac Portatil, a correr Windows XP, Mac OS X, e Linux kubunto. Deu um bocado de luta meter os 3 sistemas mas foi. windows e mac foi facil, o linux é que quiz um pouco mais de luta.

Se te puder ajudar em mais alguma duvida com Mac, diz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu confirmo, também já tive durante umas semanas.

E que tal?...

Quanto à board e ao processador é bem possivel que funcione mas tens de usar uma das ultimas versões do OS X tipo a 10.5 Tiger, as impressores desde que ela tenha drivers para OS X, não deves ter problemas, o scanner, tenho algumas duvidas, mas só experimentando. Eu costumo dar uma olhadela ao Apple Developers Conection, para me manter actualizado, do que se faz para Mac, apesar de ter um Mac Portatil, a correr Windows XP, Mac OS X, e Linux kubunto. Deu um bocado de luta meter os 3 sistemas mas foi. windows e mac foi facil, o linux é que quiz um pouco mais de luta.

Se te puder ajudar em mais alguma duvida com Mac, diz.

Estou interessado em experimentar..já agora a nível de partilha de impressoras e ficheiros com windows, que tal é?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A nivel de partilha de impressoras e ficheiros é identico a qualquer linux ou unix, desde que tenhas o samba configurado podes partilhar impressoras e ficheiros que estejam no Mac via rede.

A unica coisa que não gostei muito no mac é a limitação de ler NTFS, mas pronto, dos males o menor. De resto funciona muita bem. tanto em pc normal como em hardware mac. Na minha opinião o MAC é um unix com um interface grafico bastante bom, e com uma grande empresa por a impulsionar o desenvolvimento.

A versão gratuita do MAC é que está a anos luz de ter o interface grafico do OS X versão prorietária. mas o Kernel de um e do outro é em tudo identico.

Sinceramente eu prefiro Mac a Windows, mas gostos não se discutem. e cada um tem os gostos que entende por bem.

Se puder ajudar em mais alguma coisa dispõe

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A nivel de partilha de impressoras e ficheiros é identico a qualquer linux ou unix, desde que tenhas o samba configurado podes partilhar impressoras e ficheiros que estejam no Mac via rede.

A unica coisa que não gostei muito no mac é a limitação de ler NTFS, mas pronto, dos males o menor. De resto funciona muita bem. tanto em pc normal como em hardware mac. Na minha opinião o MAC é um unix com um interface grafico bastante bom, e com uma grande empresa por a impulsionar o desenvolvimento.

A versão gratuita do MAC é que está a anos luz de ter o interface grafico do OS X versão prorietária. mas o Kernel de um e do outro é em tudo identico.

Sinceramente eu prefiro Mac a Windows, mas gostos não se discutem. e cada um tem os gostos que entende por bem.

Se puder ajudar em mais alguma coisa dispõe

Bem já vi que drivers tenho para tudo, menos para a placa de som da creative B) ... uma Audigy LS ... e para a placa gráfica..fui ao site da ati.. e diz la '9600 SE Mac edition' ... posso usar estes drivers na minha?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tenham cuidado c os ratos/teclado por porta ps2, esses n dao tem k ser por porta USB

N façam cm eu k tive k o desinstalar do portatil pk n tinha nem rato nem teclado usb

xPPPPPPPPPPPPPPPPPPP

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para a grafica esse driver dá.Para a placa de som eu tenho uma audigy 2 e consegui instalar sem dificuldades, ele não a assumiu automaticamente mas na net encontrei um how-to muito porreiro sobre como por a placa a funcionar. (tanto o windows como as variantes do unix, mac incluido, obedecem ao standard posix, por isso não é muito dificil por tudo a funcionar. se encontrares drivers para freebsd tens meio caminho andado. O outro meio vai-se andando devagarinho, porque na dificuldade é que se aprende, se fosse facil não se aprendia nada....

Se quizeres podemos sempre falar por messenger, manda uma MP com o teu endereço que eu adiciono-te.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

[...] mas tens de usar uma das ultimas versões do OS X tipo a 10.5 Tiger[...]

:eek:

acho que não é qualquer processador que serve para o MacOSX, precisa de ter suporte para umas intruções quaisquer... mas este site deve dar uma boa ajuda.

não vejo qual é a ideia de usar MacOSX num pc. a grande vantagem do MacOSX é a adaptação perfeita ao hardware, coisa que deixa de existir quando instalado num pc. não me parece que traga vantagens significativas relativamente a uma boa distribuição de linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É possivel de executar em hardware de pc, mas não traz vantagens de desempenho quando comparado com distribuições linux. Eu conheço duas utilidades para usar OS X num pc, uma é para compilar aplicações para sistema operativo mac, a outra é para testar aplicações, de resto não vejo vantagens significativas em correr mac num pc.

De resto os pc's baseados em AMD funcionam super bem com mac, os baseados em intel, depende do processador mas se for um processador recente as versões acima da 10.3 funcionam relativamente bem.

O site que indicou, eu já o conheço à algum tempo, e tenho acompanhado de perto, apesar de não ser fanatico do mac gosto de sistemas operativos no geral.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tive no VMware aqui, só não instalei físico porque não tinha drivers para SATA (onde eu queria instalar o SO).

Meu PC:

Athlon 64 3000+ (tem SSE, SSE2) @ Asus A8N-SLI Deluxe

nVidia GeForce 6600GT 128MB DDR3

2x 512MB RAM DDR Kingston

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

essa board tem suporte para sata nas ultimas versões do OS X.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

essa board tem suporte para sata nas ultimas versões do OS X.

Mas não tinha a versão que eu tenho. ;)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para a grafica esse driver dá.Para a placa de som eu tenho uma audigy 2 e consegui instalar sem dificuldades, ele não a assumiu automaticamente mas na net encontrei um how-to muito porreiro sobre como por a placa a funcionar. (tanto o windows como as variantes do unix, mac incluido, obedecem ao standard posix, por isso não é muito dificil por tudo a funcionar. se encontrares drivers para freebsd tens meio caminho andado. O outro meio vai-se andando devagarinho, porque na dificuldade é que se aprende, se fosse facil não se aprendia nada....

Se quizeres podemos sempre falar por messenger, manda uma MP com o teu endereço que eu adiciono-te.

Ola Santos,

Meu nome é Gabriel Simões. Sou formado em ciências da computação e  pesquiso na área de computação musical e processamento digital de sinais de áudio. Instalei o macosx recentemente (sendo um leigo nesse) na minha máquina com o intuito de desenvolver softwares de áudio para o macosx, porém, infelizmente, não consegui encontrar uma forma de instalar a minha placa de som no macosx.

Lí um comentário seu nesse fórum falando que tem o macosx instalado e que conseguiu instalar a sua placa de som audigy 2 n macosx. Venho encarecidamente pedir um auxílio a você para que possa me ensinar como eu poderia instalar a minha, e me indicar os drivers e o how-to mencionados no seu post.

Peço que responda essa mensagem para o meu e-mail: gabrielsgs@hotmail.com e, caso tenha msn, que me adicione.

Muito obrigado,

Gabriel Simões

ps: tentei enviar essa mensagem por pm porém o sistema anti spam não apresenta as letras do verificador.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, eu sei falco, mas para testar um SO que posso gostar ou não sou obrigado a comprar uma máquina nova que, diga-se , não é nada barata...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, eu sei falco, mas para testar um SO que posso gostar ou não sou obrigado a comprar uma máquina nova que, diga-se , não é nada barata...

Still, não deixa de ser ilegal.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olá apocsantos, li também sobre você ter instalado a audigy 2 zs no OS X e gostaria da sua ajuda para que pudesse fazê-lo também. Muito obrigado. Se puder, me adicione no msn: felipeprotti@felipeprotti.com

Grato.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Coninhas que esta comunidade me saiu... Devem ter sido uns justos a vida toda não e nunca cometerem ilegalidades não?  :smoke:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fomos todos justos, ou não. Não sei. Mas todos temos a obrigação de cumprir a lei.

O facto de alguém não ter cumprido sempre a lei, não justifica, que não o passe a fazer. Tal como os outros não respeitarem a lei, também não justifica que nós não respeitemos.

Respeitar a lei é respeitar a democracia, o estado de direito e a sociedade!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fomos todos justos, ou não. Não sei. Mas todos temos a obrigação de cumprir a lei.

O facto de alguém não ter cumprido sempre a lei, não justifica, que não o passe a fazer. Tal como os outros não respeitarem a lei, também não justifica que nós não respeitemos.

Respeitar a lei é respeitar a democracia, o estado de direito e a sociedade!

Vamos falar de liberdade quando eu poder ler o EULA que vem com o software antes de o comprar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Convidado
Este tópico está fechado a novas respostas.