• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Um terabyte cabe num DVD?

11 mensagens neste tópico

Uma empresa israelita afirma ter conseguido armazenar um terabyte de informação num disco de 12cm, o tamanho de um DVD.

A Mempile patenteou uma tecnologia que pode vir a ser o futuro no armazenamento de dados. Fonte da empresa garante, segundo a PC Pro, conseguir colocar 1TB de dados num disco de 12cm (mais 950GB de informação do que um disco dupla camada Blu-ray).

A tecnologia inovadora da Mempile consiste no armazenamento 3D em camadas transparentes, virtuais. Cabem 100 camadas num disco de 1,2mm de espessura e cada uma consegue ter 5GB. A empresa garante que, optimizada, a tecnologia consegue duplicar a sua capacidade.

[...]

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/hardware/216042.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:eek: como isto evolui... ainda há uns anos (não muitos) o principal meio de armazenamento era uma disquete de 1.33 MB, agora já se fala em 1TB..bem, incrível  B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:eek: como isto evolui... ainda há uns anos (não muitos) o principal meio de armazenamento era uma disquete de 1.33 MB, agora já se fala em 1TB..bem, incrível  B)

1.44MB B).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu prefiro esperar mais um pouco pelas drives holográficas B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

1.44MB B).

enganei-me B)

wtf? B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pff, já tenho o meu MP3 com 1 yottabyte de armazenamento.  :cheesygrin:  B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

wtf? B)

Procura por Holographic Versatile Disk B)

Ainda é uma tecnologia que está a evoluir. Já há previsão para sairem alguns produtos no final deste ano.

Basicamente é a tecnologia de hologramas associadas a discos, gravando a informação nas 3 dimensões. Apesar de já estar para sair, ainda vai ser muito caro e pensa-se só usar em grandes empresas. Para os utilizadores comuns provavelmente só irá estar a um preço acessivel por volta de 2010.

Terá como base, discos com 1.6 TB, apesar que já houve demonstrações a 3.9 TB. Como é baseado em gravação de luz em 3D uma das vantagens é a enorme velocidade de leitura de dados, conseguindo uma leitura de vários MB/s. A tecnologia ainda está a evoluir e têm como meta discos com mais de 100 TB e com leituras na ordem de 1 GB/s.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Grande ideia!

Eu tive uma cadeira de optica onde estudei holografia e já estou a topar isto tudo. Um dispositivo de memoria deses basicamente resumir-se-ia a cristais suspensos segundo determinada orientação num meio fluido. Grande ideia mesmo, bem simples. Mas nao sei até que ponto é que essa tecnologia pode detronar a actual para o caso dos CDs/DVDs. Por essa ordem de ideias tambem se podiam criar CDs com lasers de varias cores e varios angulos de ataque. O desafio é mesmo criar uma tecnologia que seja simples e barata de implementar em grande escala mais do que descobrir tecnologia super avançada mas que exige muitos recursos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Holographic Versatile Disc (HVD) é uma tecnologia, em fase de desenvolvimento, que irá aumentar substancialmente a capacidade de armazenamento de dados, relativamente ao HD-DVD e ao Blu-ray Disc.

Os discos irão ter uma capacidade máxima de 3.9TB (Terabytes), ou seja aproximadamente 4000 Gbytes!

O HVD faz uso da tecnologias Holografia Colinear, que combina 2 raios laser (um vermelho e outro azul esverdeado) para obter uma leitura de dados armazenados num formato de elevadíssima qualidade.

Apesar de utilizar um disco de 120 mm, esta tecnologias é totalmente incompativel com o CD e com o DVD.

Esta tecnologias está a ser desenvolvida por um grupo, de várias empresas, designado por HVD Alliance.

A HVD Alliance é constituída pelas seguintes organizações: CMC, Fuji, Konica-Minolta, Mitshubishi e outras.

Só a título de curiosidade:

- Todos os livros da maior biblioteca do mundo, a Biblioteca do Congresso dos E.U.A. ocupam um total de 20TB de memória (considerando só o texto).

- Nesse sentido, serão necessários somente 6 discos HVD para armazenar o conteúdo textual de todos os livros contidos nessa biblioteca.

As primeiras versões, com uma capacidade "limitada" de 200GB e 300GB foram lançadas em 2006, pela Optware e pela Maxwell.

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

- Todos os livros da maior biblioteca do mundo, a Biblioteca do Congresso dos E.U.A. ocupam um total de 20TB de memória (considerando só o texto).

:eek: Quantos livros é que essa biblioteca tem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora