• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Black Tiger III

Distro mais pro

27 mensagens neste tópico

Boas pessoal

Apos uns 6 meses a usar ubuntu, chegou a hora de mudar(penso eu)

Keria uma versao mais profissional, n me faz diferença k n tenha um ambiente grafico por ai alem, afinal no ubuntu grande parte das coisas faço pela linha de comandos. mas sinto k preciso de mudar para algo mais profissionalizado.

Tava a pensar no Fedora, foi o k usei na universidade, e apesar de n ter gostado sei k a culpa era dos pc's.

Mas o k aconselham??

Obrigado

BTIII

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se estás mesmo com vontade acho que gentoo ou slackware devem dar bastante trabalho. Ou então tens os BSDs (FreeBSD, OpenBSD).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tv teste o gentoo. ja testei o slackware, mas para iniciar akela cena demorava mt tempo n sei pk. o slackware n era mau de todo mas tornou-se mt cansativo e para kem tava a começar cm eu foi arrasador xPPPPP

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tv teste o gentoo. ja testei o slackware, mas para iniciar akela cena demorava mt tempo n sei pk. o slackware n era mau de todo mas tornou-se mt cansativo e para kem tava a começar cm eu foi arrasador xPPPPP

obrigado

Iniciar como? O arranque do PC ou a instalação?

É que se for o arranque acho esquesito, eu gosto muito do slackware pela sua levezidade.

Em relação a instalação então no Gentoo ainda é pior :)

Também aconcelharia Slackware ou ArchLinux, visto já teres esperimentado Slackware tenta o ArchLinux então.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimenta o pai do Ubuntu, o Debian.

(E Triton, pára de fazer publicidade ao Arch :))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tipo o arranke era mt lento mesmo, prai uns 2/3 minutos. n faço a minima ideia pk isso acontecia, na atura n fui eu k o instalei n percebia mesmo nada de linux, so tinha usado o knoppix.

Tv teste o gentoo ja k e uma distro mt falada no cesium, vou ver continuem a dar opinioes please

Obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então vai para o Gentoo. É bastante bom, dá muito trabalho, mas no fim ganhas um knowledge impressionante.

Para estar a demorar 2/3 minutos é porque provavelmente no arranque estava a tentar ligar um serviço de rede ou algo do genero e só continuava depois de dar timeout.. mas só vendo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que é que tu defines por "profissional"? Por ser bastante confiável? Por dar um pouco mais trabalho a instalar/manter e consequentemente aprenderes um pouco mais?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que é que tu defines por "profissional"? Por ser bastante confiável? Por dar um pouco mais trabalho a instalar/manter e consequentemente aprenderes um pouco mais?

exacto n ser tao parecida c windows.

Ubuntu e mt intuitivo, keria algo em k fosse necessario pensar um bocado mais, algo k s torne mais um desafio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

exacto n ser tao parecida c windows.

Ubuntu e mt intuitivo, keria algo em k fosse necessario pensar um bocado mais, algo k s torne mais um desafio.

Então se calhar o que tu estás à procura é de windows managers, que é a parte que trata da parte gráfica (como o Gnome, KDE, XFCE, Window Maker, Ion3, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aconselho ou arch linux, ou gentoo, já que tens que fazer bastantes coisas à unha... Se bem que depois de configurares o gentoo ou arch, ficas com uma distro bastante rápida e "limpa" de alguma tralha (sofware que instalamos e nao usamos).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente, só me aguento em Linux com o Fedora. O 7 tem estado muito estável aqui por casa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu por profissional, entendo sobretudo a estabilidade e também, em parte, o desempenho, e até agora não vi nada como Debian Stable. tem o problema de não teres algum software recente, mas nada de grave.

também gosto do Gentoo, pela sua filosofia, mas requer que se lhe dedique bastante tempo, coisa que já não tenho disponível. além disso, é difícil arranjar drives para alguns periféricos (para a minha multifunções, oficiais, só há drives para Debian, RedHat/Fedora e OpenSuse).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Neste caso profissional significa algo que não seja tão intuitivo como o Ubuntu, em que seja preciso mais knowledge de GNU/Linux para configurar e usar.

Pelo menos foi o que eu percebi, daí ter sugerido o Arch.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom se tiveres tempo e paciência aconselho a aprofundares Slackware é um bocado maçador de inicio configurar tudo mas depois é estável como uma rocha alias por alguma razão é a distro mais usada dentro das comunidades de hacking e os grandes nomes de distros direccionas para hacking são baseadas em slackware.

Tens o problema é de não ter lá grande gestor de pacotes pelo menos quando usei não tinha lá para a versão 10.

Deixei de usar pelo que referiu o Rui falta de tempo B)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Irei testar debian/slack/arch

dps a partir dai decido kual gosto mais

mt obrigado pessoal

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ehehe... a típica discussao.

Epa... mais profissional que o ubuntu ou o suse nao encontras, são os que têm mais profissionais a trabalhar no seu desenvovlvimento.

Eu não estou a ver muito bem o que queres... queres uma coisa que naõ funciona tão bem?

Ser intuitivo não é defeito nenhum, todos tentam ser intuitivos de uma forma ou de outra, basicamente é isso que um sistema operativo é por definição.

Algumas distribuições não são tão faceis de configurar/usar mas é porque não puseram prioridade ou não têm recursos para desenvolver procedimentos e instalações guiadas. Nunca foi uma coisa a evitar.

Antes de andares praí a fazer mudanças que não vão passar por muito mais do que vês no teu ecrã poe uma coisa na tua cabeça: o sistema operativo é basicamente o mesmo de distribuição para distribuição. Só muda o software que traz e a forma como está instalado. Nem é só o kernel que é o mesmo, a(s) shell é a mesma e mesma, o servidor grafico é o mesmo, o desktop será provavelmente um de dois (gnome ou kde) e o mesmo com o gestor de ficheiros, web browser, e por aí fora. A diferença maior que por aí anda é mesmo entre os sistemas de gestão de pacotes de software, mas mesmo esses já se dividem em duas ou tres familias. As distribuições antigas deram todas o berro, só sobrevive mesmo o slackware, de resto é quase tudo debian ou rpm based.

Mas ok, se queres uma coisa que soa muito cool, e que faz um figurão, podes mesmo usar o gentoo. Eu estou a dizer isto assim mas o gentoo na verdade tem vantagens, e desvantagens, claras.

Basicamente se usares o gentoo, o que quer que instales vais ter que compilar. Só para dar um exemplo, compilar o firefox pode demorar 1 hora. A grande vantagem é que o teu computador fica realmente mais rápido, aquece menos, etc etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A grande vantagem é que o teu computador fica realmente mais rápido, aquece menos, etc etc.

err... isto quando não está a compilar. Se instalas programas com frequência vais ver se não aquece mais ;)

Eu ainda percebi bem o pro se é de profissional que se refere ou a "leet" no sentido banal que se cusuma ouvir... mas pressuponho que seja a última. Se estás com vontade tenta as que disseste...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pronto vou tentar ser claro.

Kero uma distro k me obrigue a aprender, a usar mais os comandos do ubuntu, eu ja tenho o ambiente de trabalho todo desorganzado k e para ser obrigado a usar a shell.

Eu honestamente adoro Ubuntu, e n o penso desinstalar, pura e simplesmente keria algo k s torna-se mais complicado de usar para me obrigar a aprender a usar linux no seu mais profundo. Afinal de contas era isso k o Xanana(meu prof de LI) andava smpr a dizer. E ja me salvei varias vezs de formatar o computador por saber usar a shell minimamente.

Cm uma altura em k fiz uma actualizaçao e fikei sem caracteres nenhuns a n ser na linha de comandos. Kd todos me diziam para formatar eu consegui resolver o problema. Faltavam uns pacotes python e em vez de aparecerem caracteres apareciam kuadrados.

No fundo eu so me kero ver obrigado a usar mais a linha de comandos para aprender

thnkz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A grande vantagem é que o teu computador fica realmente mais rápido, aquece menos, etc etc.

err... isto quando não está a compilar. Se instalas programas com frequência vais ver se não aquece mais ;)

pois... isso é verdade... o gajo a compilar é sempre a topo ehehehe.

tiger:

pois...nao estou a ver qual distro te faça aceder mais à shell manualmente... pa... com o gnetoo uma coisa é certa... aprendes a compilar, lol.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pronto vou tentar ser claro.

quero uma distro k me obrigue a aprender, a usar mais os comandos do ubuntu, eu ja tenho o ambiente de trabalho todo desorganzado k e para ser obrigado a usar a shell.

Eu honestamente adoro Ubuntu, e n o penso desinstalar, pura e simplesmente keria algo k s torna-se mais complicado de usar para me obrigar a aprender a usar linux no seu mais profundo. Afinal de contas era isso k o Xanana(meu prof de LI) andava smpr a dizer. E ja me salvei varias vezs de formatar o computador por saber usar a shell minimamente.

Cm uma altura em k fiz uma actualizaçao e fikei sem caracteres nenhuns a n ser na linha de comandos. Kd todos me diziam para formatar eu consegui resolver o problema. Faltavam uns pacotes python e em vez de aparecerem caracteres apareciam kuadrados.

No fundo eu so me quero ver obrigado a usar mais a linha de comandos para aprender

thnkz

Então o que tu queres não é uma nova distro é um novo ambiente gráfico. Usa um window manager mais simples e ves logo a usar mais vezes a shell.

As minha preferencias caiem entre o Fluxbox e wmii. Dependendo do quanto queres usar o rato.

Podes sempre usar o xmonad visto ser em Haskell e podes adaptar ao teu gosto alterando apenas o código ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também estou nessa de usar uma distro mais "complicada" para aprender um pouco mais sobre linux.

Por enquanto peguei num disco que tinha a mais e instalei o ARCH LINUX. Talvez daqui a uns tempinhos vá tentar instalar gentoo  :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

WMs mais "fracos": ion3 (acho que é assim), ratpoison, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora