• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Ligar windows e Ubuntu em rede

25 mensagens neste tópico

Boas pessoal!

Tenho uma pequena dúvida. Para ligar dois computadores em rede com Windows, basta colocar a mesma mask e mudar o ultimo valor do IP. E para Ligar uma máquina com windows e outra com Linux? Já tentei fazer o mesmo mas não funciona :) É preciso usar o samba? O propósito desta ligação era passar ficheiros de um portátil com linux para um fixo com Vista..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em termos de rede a mudança de IP basta. Agora o que te deve faltar é a parte de servidor de ficheiros, no caso do linux é o samba que suporta a partilha, mas se o que tu queres é só passares os ficheiros para o PC basta as partilhas do windows.

Partilhas um pasta no windows e do linux acedes a essa pasta, basta ires no menu places ou locais e escolheres a opção connecto to server ou ligar a servidor e seleccionares a opção Windows Share ou partição do Windows e preencheres as informações pedidas e deves ter acesso à partilha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, no can do. Já tentei mil e uma coisas e não deu. Fiz o mesmo que tinha feito para o Windows Vista / Windows XP, que foi estabelecer a mesma mask e IPs próximos e não deu. Nem o PC de windows detectou a partilha do Linux nem vice-versa.

So, what can I do? :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Comprar um router está fora de questão? ::P

Estás a tentar aceder ao Windows através do Linux ou vice versa? Se for como disse, como estás a fazê-lo? //endereço não funciona em Linux (pelo menos pela experiência que tenho), tem que ser smb://endereço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se for no nautilus ele coloca o smb://

Consegues fazer um ping entre as maquinas??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é a firewall que dá problemas?

Devo dizer que também nunca me dei muito bem a configurar a rede no windows...

(Excepto no VMWare, onde funciona sempre tudo bem)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lamento desiludir-vos mas vão ter que me explicar timtim por timtim isso de fazer ping e etc :P Eu consigo ligar as 2 máquinas em Windows na perfeição (até temos feito uma LAN bem boas noite dentro). Windows Linux é que está complicado :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Em linux:

ping -c 4 o.ip.da.outra.maquina

Em windows:

ping o.ip.da.outra.maquina

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E já agora mostra aí os endereços IP e masks que estás a utilizar nas máquinas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

IPS 192.168.0.X (X numa é 1 e noutra é 2)

(Não entra em conflito com o router da net que é 192.168.1.2)

MASKS: 255.255.255.0

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não podes ligar os 2 computadores ao router? Ou não tem portas suficientes?

Eu desde que tenho router deixei de me preocupar com configurações de rede...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

anaryn conseguiste fazer um ping como o djthyrax te disse ou não?

A pergunta do Rui Carlos também era pertinente. Experimenta desligar a firewall do windows (se não estiveres a vontade em configura-la) só momentaneamente para veres se consegues chegar do linux ao windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Calma gente :P Eu agora estou sem portátil momentaneamente que o emprestei para o mui nobre propósito de fazer uns copianços para um exame de Setembro. Quando o tiver de volta (ie. amanhã) logo testo todas as vossas sugestões e faço relatório completo.

Mas quanto ao router, não não tem mais portas (é um huawei da clix) e sim já tentei desligar a firewall do windows e pevas... não deu na mesma (e também desliguei a do ubuntu).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim eu sei. Mas ele tem o SmartAX de uma porta, e eu tenho o Aolynk de 4.

Que na altura em que comprei custavam o mesmo preço, 25€ :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
...E para Ligar uma máquina com windows e outra com Linux? ...
Sou um completo ignorante no Linux, não sei se vou ajudar, mas...cá vai!

Tenho o Ubuntu num PC e o Windows XP noutro e já os liguei. Já tinha outros computadores windows em rede pelo que no Linux fiz apenas o seguinte:

Primeiro fui a Dispositivos de Rede > Configurar definir um IP estático (fixo) e também fuir a Sistema > Administração > Rede abrir as Definições de Rede:

1. - Selecionei a ligação desejada e em Ligações > Propriedades defini items idênticos à da configuração do windows, excepto o IP o qual deve ser diferente em cada computador:

Exemplo:

Configuração:IP Estático; Endereço IP: 192.168.1.xx; Máscara de sub-rede: 255.255.255.0; Endereço da gateway:192.168.1.1

2. - No separador Geral, indicar o NOME DA MÁQUINA (de entrada no Linux) e o NOME DA REDE que tem que ser a mesma definida para o Grupo de Trabalho no Windows.

ACTIVAR também "Descoberta automática de Serviços";

3. - No separador DNS adicionar 192.168.1.1 (igual do DNS do Windows) e adicionar "local.lan" aos Domínios de Procura.

4. - Há que ter, pelo menos, uma pasta partilhada tanto no Linux como no Windows.

No linux é ir a  Sistema > Administração > Pastas Pertilhadas (para ir à rede com o Windows é necessário ter instalado o Samba). No separador Propriedades Gerais deve figurar, ou escrever se não constar, o nome do Grupo de Trabalho igual ao do windows.

5. - Ir ao menu Locais > Rede, no Linux, e a Os meus Locais na rede > Rede Microsoft < Nome do Grupo de trabalho (rede). Confirmar a vizualização recíproca dos computadores.

Mas estou com um problema: do Linux acedo e mexo no computador que tem o Windows mas do do Windows para o Linux não consigo aceder porque me pede o Username e Password.

Já tentei dar o meu user e password de login do Linux e nada!.... Não consigo passar disto! Não sei onde estará o problema.

Se alguém souber, agradeço.

ADENDA:

Encontrei este G U I A . Se o souberes descodificar, talvez ajude...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que alteraste no teu post? :o

Acrescentei a ADENDA andei por aquele 'link' e acabei agoar por resolver o problema de acesso pois já consigo aceder recíprocamente.

Para ajudar, resumo aqui a opção que lá encontrei sobre o Servidor Samba  Em subtítulo   'Como partilhar pastas públicas com permissões de leitura/escrita (Autenticação=Não)' e com a qual resolvi:

No UBUNTU, fui a APLICAÇÕES > ACESSÓRIOS > e abrir CONSOLA, para digitar/executar o seguinte:

1. - CRIAR NO LINUX UMA PASTA DE PARTILHA ('Public'neste exemplo mas pode ter outro nome):

sudo mkdir /home/public

sudo chmod 777 /home/public/

2. - CRIAR BACKUP DA CONFIG. DO SAMBA ( Eu tinha o "smb.conf" em "/etc/samba" )

sudo cp /etc/samba/smb.conf /etc/samba/smb.conf_backup

3. - EDITAR O 'smb.conf'

gksudo gedit /etc/samba/smb.conf

3.1. - Procurei a linha

...

;  security = user

...

3.1.1. - e substituí-a pela linha seguinte

security = share

3.2. - Adicionei as linhas seguintes ao final do ficheiro

[public]

comment = Public Folder

path = /home/public

public = yes

writable = yes

create mask = 0777

directory mask = 0777

force user = nobody

force group = nogroup

3.3 - Gravei o ficheiro editado, teste-o e reinicie o samba

sudo testparm

sudo /etc/init.d/samba restart

E 'voilá'. Agora terei de investigar se não estará demasiado acessível...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o que aí meteste, podes fazer tudo com essa partilha. O que se calhar deverias fazer era trocar o writable para false, dando assim apenas permissão de leitura.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas...

Penso que com esse minitutorial chegas lá mas mesmo assim....

Para colocares uma máquina Windows em rede com outra máquina com Linux, basta estares na mesma gama de IP's como referis-te( no windows em 192.168.1.1 e em linux 192.168.1.2), lógicamente com a mesma máscara de rede, e para teres rede entre os 2 pc's, isto basta. Se tiveres isto bem, quando fazes um ping de uma máquina para a outra, tens dd obter resposta, do tipo:

[NuGuN@meu ~]$ ping -c 4 192.168.7.1

PING 192.168.7.1 (192.168.7.1) 56(84) bytes of data.

64 bytes from 192.168.7.1: icmp_seq=1 ttl=64 time=0.405 ms

64 bytes from 192.168.7.1: icmp_seq=2 ttl=64 time=0.389 ms

64 bytes from 192.168.7.1: icmp_seq=3 ttl=64 time=0.369 ms

64 bytes from 192.168.7.1: icmp_seq=4 ttl=64 time=0.365 ms

--- 192.168.7.1 ping statistics ---

4 packets transmitted, 4 received, 0% packet loss, time 2999ms

rtt min/avg/max/mdev = 0.365/0.382/0.405/0.016 ms

isto é linux, mas em windows é identico.

Depois se queres partilhar ficheiro, impressoras, etc, bem.... isso já é outra conversa. Para isso tens de instalar o Samba. Depois de instalares o samba, tens de o configurar. Defines um grupo de trabalho, e metes o windows nesse mesmo grupo de trabalho. Depois  adicionas um utilizador samba e em seguida crias uma pasta partilhada com o samba. Não esquecer da firewall, ou desligas ou das permissões na porta 53 (TCP/UDP), e se fizes-te tudo bem, já tens partilha de ficheiros entre as duas máquinas.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora