• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Panda descobre ferramenta que armazena dados furtados a 30 mil utilizadores

1 mensagem neste tópico

A PandaLabs descobriu uma nova ferramenta utilizada por cibercriminosos para armazenar e gerir informações furtadas a 30 mil utilizadores de 20 países, denominada Apophis. A empresa de segurança conseguiu aceder a um ficheiro armazenado no mesmo servidor da referida ferramenta e apurou que o ficheiro guardava informações pessoais, como números de cartões de crédito, endereço de email, morada fiscal, número de telefone, entre outros, de 1,5 mil utilizadores dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

A análise da Panda Security mostrou que a Apophis é utilizada por ciber-delinquentes que se servem dela para armazenar e gerir informações furtadas aos utilizadores infectados com diversos tipos de troianos da família Nukulus. A ferramenta oferece aos criminosos várias opções de monitorização que fornecem dados sobre a localização das máquinas afectadas, quantas estão activas e fazer pesquisas nessas máquinas afectadas.

Com estas informações, os criminosos a operar online podem aceder a inúmeros serviços fazendo-se passar pelo dono legítimo dos dados e realizar transferências, compras ou simplesmente desviar o dinheiro.

Rui Lopes, Director do Departamento de Consultoria da Panda Security, afirma que "este é apenas um exemplo dos perigos do malware actual". O responsável acrescenta que "estamos a testemunhar o surgimento de cada vez mais ferramentas como esta, o que confirma a existência de um mercado paralelo onde são desenvolvidas e vendidas".

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora