• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

10 mensagens neste tópico

Uma coisa que sempre me fez confusão foi projectar a construção de uma base de dados. Geralmente vou incorporando campos na BD à medida das necessidades no entanto isto mais tarde dá sempre problema e o dobro do trabalho.

Agora estou a iniciar um projecto em VB para gerir contas. Esta aplicação necessitará de basear numa base de dados Access e gerar  relatórios e mapas em Excel).

A parte final ou seja a geração de relatórios e mapas não tem qualquer problema mas a concepção da base de dados é um caos para mim:

necessito da  seguinte informação:

Tabela Posto

Nome do Posto

Abreviatura

Nome do Responsável

Categoria

Tabela Data

Ano

Mês

Tabela Moeda

Nome da moeda

Sigla Interacional

Tabela Bancos

nome do banco

morada

telefone

fax

nome da conta

número da conta

Tabela Rúbrica

rubrica

designação

Tabela Receitas (e aqui o principal problema)

receita em euro

tx de câmbio

receita em moeda estrangeira (=receitas em euro / tx de câmbio)

Estas tabelas são as que imagino para colocar apenas a parte das receitas (claro teria de ter outra de utilizadores e permissões) no programa, no entanto não sei como poderei trabalhar com elas, relacioná-las, ou obter informação delas.

No meio desta confusão será que alguém me pode ajudar?

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podias dar mais informação do problema. Só pelo nome dos campos ficamos a saber a mesma coisa, ou seja, nada. Por exemplo, o que é suposto a tabela Data representar (sim, sei que é uma data mas uma data de que?).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais importante que os campos é a estrutura. Planeia bem a estrutura.

Não sei se estás muito dentro da teoria de Base de Dados Relacional, mas é importante para que a estrutura saia bem.

Normalização é importante.

http://en.wikipedia.org/wiki/Database_normalization

Entre outras coisas.

Quando a estrutura está bem projectada, inserir campos não tem nada que pensar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois o problema é mesmo criar a estrutura da tabela pois faz-me confusão à moleirinha  :wallbash:

uma coisa mais simples por exemplo para começar

existe x de delegações uma no Brasil outra em Angola, etc...

cada delegação tem um responsável e do responsável necessito guradar a informação do nome, cargo e datas em que foi responsável pela delegação.

A ideia era por exemplo fazer um query para obter o responsáveis pela delgação do Brasil entre 1 de Janeiro de 2006 e 31 de dezembro do mesmo ano.

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tabela Delegacao (ID, pais, etc)

Tabela Gajo (BI, nome, idade, etc)

Tabela Cargo (ID, descricao, etc)

Tabela XPTO (ID (delegacao), BI (Gajo), ID (Cargo), data_inicio, data_fim)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fizeres um DER as tabelas aparecem sozinhas, só aplicando as regras.

Por exemplo, as 4 tabelas anteriores são o resultado das regras de um relacionamento ternário com atributos :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fizeres um DER as tabelas aparecem sozinhas, só aplicando as regras.

Por exemplo, as 4 tabelas anteriores são o resultado das regras de um relacionamento ternário com atributos :(

obrigado pela resposta mas isso é chinês para mim  :eek:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OK, então é assim, DER, ou Diagrama Entidade Relacionamento, é uma forma de desenhar bases de dados onde não te preocupas com as tabelas mas sim com o sistema em si. Através do relacionamento entre entidades consegues depois obter as tabelas sem te preocupares com isso. De uma forma simples, é uma metodologia que permite aproximar a resolução do problema com o mundo real, deixa de pensar em tabela X, Y ou Z e passas a pensar em entidade Pessoa, entidade Carro, como as duas se relacionam, uma Pessoa pode ter vários carros, um Carro só pode ser de uma Pessoa. No fim, aplicas as regras e as tabelas aparecem, já normalizadas e prontas a implementar :(

http://en.wikipedia.org/wiki/Entity-relationship_model

Para te ajudar o que precisava era de uma descrição do problema, não das tabelas que queres, mas do problema em si. Não me interessam as pesquisas que pretendes. Apenas a descrição do problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

OK, então é assim, DER, ou Diagrama Entidade Relacionamento, é uma forma de desenhar bases de dados onde não te preocupas com as tabelas mas sim com o sistema em si. Através do relacionamento entre entidades consegues depois obter as tabelas sem te preocupares com isso. De uma forma simples, é uma metodologia que permite aproximar a resolução do problema com o mundo real, deixa de pensar em tabela X, Y ou Z e passas a pensar em entidade Pessoa, entidade Carro, como as duas se relacionam, uma Pessoa pode ter vários carros, um Carro só pode ser de uma Pessoa. No fim, aplicas as regras e as tabelas aparecem, já normalizadas e prontas a implementar :(

http://en.wikipedia.org/wiki/Entity-relationship_model

Para te ajudar o que precisava era de uma descrição do problema, não das tabelas que queres, mas do problema em si. Não me interessam as pesquisas que pretendes. Apenas a descrição do problema.

ok então a ver se eu me consigo explicar melhor:

O programa em VB toma por base os dados Access e trabalha-os em Excel.

Necessito então, numa primeira fase que sejam introduzidos pelo utilizador as seguintes informações

Username

pass

depois entra e na primeira vez que utiliza o programa introduz

A Delegação...

O Responsável pela delegação...

A data de inicio da gestão (1 de Janeiro ou caso o responsável não tenha entrado no dia 1 a data em que assumiu funções)

Mais tarde (no ano seguinte ou se entretanto sair o responsável) terá de repetir este processo

Se quiser identificar quem estava a gerir a delegação em tal data poderá fazer uma pesquisa por data e retornar o nome do responsável.

Este esquema vai-se complicando com saldos, rubricas económicas, contas bancárias, etc.. mas se precebe-se como conceber as relações da BD acho que depois seria mais simples.

obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora