• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pedrotuga

Alguem de faz um resumo dos processadores para PCs portateis que aí andam?

17 mensagens neste tópico

Epa... quero comprar um portatil para os meus pais mas nao percebo nada disto dos processadores.

Por exemplo, antes havia a tecnologia centrino que basicamente resultava numa poupança brutal de energia pelo que esses portateis aguentavam-se de 4 a 6 horas ligados à bateria.

Estes que aí andam, core 2 duo ou lá como é que aquilo se chama são poupadinhos em termos de energia?

As baterias hoje em dia quanto tempo duram? ouvi dizer que se vão abaixo em duas horitas.

A tecnologia centrino deixou de ser usada?

É que nunca mais a vi anunciada em lado nenhum.

core duo

core 2 duo

turion

etc etc...

Alguem me explica como estão as actuais opções em termos de processadores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

os Centrino continuam a existir, a diferença é que em vez de usarem o processador Pentium M, usam processadores C2D (os mais recentes).

só que hoje em dia dá-se mais valor ao facto de ser multi-core, do que ter tecnologia móvel, e o nome Centrino deixou de ser tão valorizado.

EDIT: quanto ao tempo de duração das baterias deve andar pelas 4h, num portátil de gama média/alta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas ok... ser multi-core supostamente tem vantagens em termos de velocidade de processamento.  Certo? É que isso para o meu caso não faz grande diferença, interessa-me mais caracteristicas como autonomia, peso, perifericos.

Sendo assim tenho outra duvida, os C2D que praí andam usam todos a tecnologia centrino? E os CD?

Basicamente como é que eu sei se um computaor é centrino?

Outra coisa ainda... não há nenhuma tecnologia concorrente ou sucessora ao centrino?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

em lojas como a mbit dizem "Centrino Core2 Duo" e coisas assim, por isso já dá para ver se são Centrino ou não. também há Centrino CD, mas penso que já não estão em fabrico.

penso que não existe tecnologia sucessora à Centrino, o que a Intel tem feito é melhor esta tecnologia. concorrente só se for por parte da AMD, mas penso que nos portáteis está bastante longe da Intel.

para autonomia e peso, não deve haver melhor do que os Toshiba Portégé (por exemplo, este).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

porra.. esse custa 2000 e tal euros, eu estava a procura de qq coisa entre 800 e 1200 euros.

Pois, pelo que vejo nem todas as lojas explicitam se o portatil é centrino ou nao, e nem falam da autonomia da bateria. Má onda, só desinformação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

porra.. esse custa 2000 e tal euros, eu estava a procura de qq coisa entre 800 e 1200 euros.

Pois, pelo que vejo nem todas as lojas explicitam se o portatil é centrino ou nao, e nem falam da autonomia da bateria. Má onda, só desinformação.

vê o modelo na loja, e depois procura no site da marca mais informação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vê o modelo na loja, e depois procura no site da marca mais informação.

pois, infelizmente é o que eu tenho que fazer, é um processo fastidioso :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tendo em conta que o peso é importante, 2.65Kg é capaz de ser um pouco de mais, não? e a autonomia não é grande coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basicamente ser considerado Centrino significa três coisas: ter um processador, chipset da motherboard e chipset wireless da Intel.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois... o peso e o tamanho. Não queria um de 15 polegadas.

acho que este é boa opção.

http://www.chip7.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=13708

Se souberem de alternativas um pouco nesta onda do mais ou menos pequeno mais não todo xpto, afixem aí links sff.

triton: Centrino é uma tecnologia em que a velocidade do processador, o uso de wi fi, e mais coisas que não me lembro, são controladas conjuntamente de forma a poupar energia abdicando um pouco de performance. Não sei se esses componentes têm que ser todos do mesmo fabricante, o processador é intel. Mas há muitos computadores com  componentes rigorosamente das mesmas marcas mas depois não são centrinos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Citando a Wikipedia: To qualify for a Centrino label, laptop vendors must use all three Intel qualified parts, otherwise using only the processor and chipset will carry the Intel Core label instead.

Não tenho a certeza se todos os que usem componentes da Intel são considerados Centrino, ou apenas os que usem certas combinações destes componentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Citando a Wikipedia: To qualify for a Centrino label, laptop vendors must use all three Intel qualified parts, otherwise using only the processor and chipset will carry the Intel Core label instead.

Não tenho a certeza se todos os que usem componentes da Intel são considerados Centrino, ou apenas os que usem certas combinações destes componentes.

segundo essa citação a designação centrino só pode ser usada no caso desses tres componentes serem intel. No entanto essa condição é necessária mas não suficiente. Basta que o processador não suporte gestão conjunta de consumo, mesmo sendo intel.

Voltando ao tópico... o computador que eu apontei não é grande pistola em termos de autonomia :) parece que actualmene há muito menos centrinos no mercado :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Voltando ao tópico... o computador que eu apontei não é grande pistola em termos de autonomia :) parece que actualmene há muito menos centrinos no mercado :P

macs, estão fora de questão?

o macbook mais barato tem bem mais autonomia, um processador melhor, embora o disco seja mais pequeno e não tenha gravador de DVDs.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

macs, estão fora de questão?

o macbook mais barato tem bem mais autonomia, um processador melhor, embora o disco seja mais pequeno e não tenha gravador de DVDs.

Os macs, esses de 13 polegadas sao uma opção que ando a considerar desde há algum tempo. O facto de não trazer gravador de DVDs é mesmo fatela.

Mas basicamente têm o que eu preciso: são relativamente pequenos, têm eutonomia e nao aquecem.

Outra coisa que nao curto: a drive optica é de ranhura... e não é compativel com as restantes que aí andam pois nao?  É que isso é das coisas que se avaria mais rápido, basta um pouco de poeita vai logo com o galheiro.

Já agora outra pergunta, ouvi dizer que os macs têm teclado iluminado, que é uma feature bem util para mim que pois viajo muito, isso é verdade? para que modelos?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os macs, esses de 13 polegadas sao uma opção que ando a considerar desde há algum tempo. O facto de não trazer gravador de DVDs é mesmo fatela.

Mas basicamente têm o que eu preciso: são relativamente pequenos, têm eutonomia e nao aquecem.

Outra coisa que nao curto: a drive optica é de ranhura... e não é compativel com as restantes que aí andam pois nao?  É que isso é das coisas que se avaria mais rápido, basta um pouco de poeita vai logo com o galheiro.

Já agora outra pergunta, ouvi dizer que os macs têm teclado iluminado, que é uma feature bem util para mim que pois viajo muito, isso é verdade? para que modelos?

o modelo de 1200€ traz gravador de DVDs, mais 40Gb de disco e um processador melhor, dependendo do que queres gastar, parece-me que o que tem melhor relação qualidade/preço.

a drive de CDs por acaso é uma coisa que muita gente se queixa, apesar de tudo, o meu nunca deu problemas (e já tem mais de ano e meio), mas preferia uma drive normal.

teclado iluminado penso que só nos MacBookPro...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que só o Macbook Pro é que traz isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora