• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

Quem motores de base de dados conhecem que sejam pequenos e portaveis?

7 mensagens neste tópico

Boas,

Precisava de um motor de base de dados que:

• Seja pequeno e simples de instalar;
  • Possa instalar em Windows, Linux e MacOS, mas se tiver só Linux e Windows é uma opção;
  • Não necessite de configurações complicadas por parte do utilizador.

O objectivo é desenvolver uma pequena aplicação usando para isso o Lazarus e Free Pascal, no entanto preciso de ter um motor de base de dados e pretendia não ter de escrever lógicas diferentes para motores diferentes, assim o motor teria de ser multiplataforma ou poder ser compilado para plataformas diferentes mantendo as mesmas funcionalidades.

Para o utilizador não deverá ser necessário sequer saber que tem um motor de base de dados instalado na máquina. A aplicação não tem como destino grandes administradores :).

Conhecem por aí motores de jeito? E antes que perguntei, sim é para ser feito em Lazarus, não vou mudar. Não, o MySQL não é opção, :D, a não ser que me consigam mostrar uma forma de o instalar/desintalar sem que o utilizador depois me venha bater à porta a perguntar "O que raio é o mysql e como é que o instalo/desinstalo?". Por outro lado, a aplicação é demasiado simples e qualquer ficheiro access daria, se soubesse como usar um ficheiro access em Linux e sem precisar do MS Office.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muitos problemas a por isso a funcionar com Lazarus, e não estou a conseguir fazer download dos ficheiros mais recentes do site do SQLite.

Mas até agora parece o mais promissor, se bem que o postresql também parece uma opção a considerar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se o facto de ser difícil de instalar faz com que o MySQL não seja opção, penso que o PostgreSQL ainda é pior... para MacOSX só mesmo compilando o código fonte.

já viste o FireBird? nunca o usei, mas pelos comentários que ouço parece que é pequeno e também acho que é portável.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tive más experiências com o firebird, não como programador mas como utilizador. Não sei é se é culpa do motor ou culpa de quem fez o programa. Vou ver melhor o firebird, até ao momento estou mais inclinado para o sqlite mas ainda estou à procura de opções, depois vou ver o que escolho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora