• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Sites portugueses estão 20% mais rápidos

1 mensagem neste tópico

O desempenho dos sites portugueses que integram o índice KPBI30 registou uma variação positiva em 2005 passando para um valor anual de 4,26 segundos, contra os 5,36 segundos apurados em 2004 o que representa uma melhoria de 20 por cento.

De acordo com a Marketware, que monitoriza o índice constituído por 30 sites nacionais, os portais lideram ao nível do desempenho com uma média de 2,39 segundos, logo seguidos pelas empresas tecnológicas e pelos sites de eGov que ocupam os segundo e terceiro lugar da tabela de desempenho. O extremo oposto da tabela é ocupado por sites de media/notícias e eCommerce, que preenchem as últimas 11 posições do índice.

i.

Ainda assim, de um modo geral, aumentou o número de sites constantes neste índice com valores abaixo dos 2 segundos, e diminui o número de sites com valores acima dos 10 segundos, diz o relatório.

Em 2005, o site mais rápido foi o do MillenniumBCP com um valor médio apurado de 1,479 segundos, logo seguido pelo site da ONI que ao longo do ano foi por 21 vezes o site mais rápido do índice. As melhorias mais significativas em termos de desempenho ao longo do ano cabem à Microsoft, que subiu 13 posições no ranking.

Em termos gerais, o índice de desempenho variou ao longo do ano entre os 3,21 e os 5,81 segundos, com uma evolução mais estável na segunda metade do ano. Isto embora os principais aumentos de rapidez tenham sido sentidos sobretudo no Verão e em Novembro.

A MarketWare destaca ainda o facto dos sites nacionais terem vindo a introduzir as melhorias que os têm tornado mais rápidos aos olhos dos seus visitantes, apesar do aumento da largura de banda ter uma contribuição importante na percepção da largura de banda", diz o relatório anual.

No que se refere à disponibilidade os melhores resultados vão para os sites financeiros e de eGovernment. O primeiro lugar da tabela é ocupado pela ONI com uma pontuação de 99,64 por cento. O último lugar é ocupado pela Chip7, que somou 19.98 pontos.

O índice de desempenho é calculado com base em medições horárias de desempenho realizadas entre as 8 da manhã e as 8 da noite. São avaliados o tempo de download da página principal e de todos os objectos ali referenciados. A mesma medição permite aferir o nível de disponibilidade dos sites, avaliando as vezes que não é possível aceder a um site ou carregar objectos referenciados. É precisamente neste aspecto que os sites do índice apresentam mais falhas ao nível da disponibilidade.

Para 2006 a empresa, que no ano passado levou a cabo cerca de 1,3 milhões de medições, não espera grandes alterações ao nível do desempenho e prevê que os valores rondem os apurados no ano passado.

Fonte: Infortech United

O P@P está dentro desses sites mais rápidos. Com a mudança do server de internacional para nacional, pode dizer-se que a performance do site aumentou umas boas unidades percentuais...

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora