• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

terramoto

MSN, IRC... o que for !

24 mensagens neste tópico

façam um artigo sobre o efeito que a porcaria do msn ta a ter sobre um dos melhores chats de todo o lado...o IRC.

Até ha bem pouco tempo quando tinha dúvidas acerca de programação e afins...havia sempre aquele canal no irc com o ppl que dava a ajuda infelizmente o pessoal comecou-se a "fechar" tornando a comunicação cada vez mais individual, e tambem a partilha de informaçãom.

Seria bom que os utilizadores começassem a reparar nesse tipo de cenas, qualquer dia temos net mas n falamos com ninguem...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes aparecer no #p@p na PTnet.org (e já agora também na #linteam) :P

O IRC não está morto. A nível internacional pelo menos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vai aparecendo no #p@p no irc.ptnet.org (é tudo porreiro, desde que não carregues em nenhum link colocado lá por mim :P)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem o rolando2424, o djthyrax, o esquiso, o pcaldeira e o Bourdain no canal até se conseguem ter conversas interessantes, agora se vires algum desses nicks sai logo, antes que te provoquem danos cerebrais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sem o rolando2424, o djthyrax, o esquiso, o pcaldeira e o Bourdain no canal até se conseguem ter conversas interessantes, agora se vires algum desses nicks sai logo, antes que te provoquem danos cerebrais.

Ou seja, nunca entres lá, porque um deles há-de lá estar sempe!

BTW, não carregues em nenhum link do rolando2424, com o djthyrax, tens de o insultar se ele te insultar, com o esquiso não podes dar trela, o gajo é um atrofias que é para não dizer uma coisa que ficava mal num fórum, o pcaldeira até é um gajo fixe... e o Bourdain... BAH, não falo com o BOURDAIN! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

com o djthyrax, tens de o insultar se ele te insultar,

LOL! Eu acho que bicha não é nenhum insulto, só estou a chamar-vos o que vocês são. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, porque nem existe um certo e determinado indivíduo, que têm o nick de triton, aka anticop, que não está para lá a fazer spam de letras de música ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimenta ligar-te à rede freenode em vez da ptnet. Tens lá canais sobre tudo quanto é linguagem de programação. Consegues ajuda em tempo útil. Eu passo la volta e meia quando tenho duvidas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

totalmente apoiado, o msn tem cada vez mais o lugar do irc, o q é uma péssima coisa para a informação, fazendo com q a mesma fique localizada e dificultando a sua disseminação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

totalmente apoiado, o msn tem cada vez mais o lugar do irc, o q é uma péssima coisa para a informação, fazendo com q a mesma fique localizada e dificultando a sua disseminação.

Não vejo porquê, acho até que é um pouco paranóico pensar assim. Não vejo qualquer dificuldade de maior em encontrar a informação que pretendo, muito pelo contrário, tenho melhores experiências fora do IRC que dentro do IRC.

RTFM só apanhei uma vez num fórum e claro, do fórum troll de serviço, mas no IRC, era às carradas. Mesmo coisas que sabia não estarem no manual ;)

O pessoal passou a usar mais MSN, mas isso não significa que seja mais dificil encontrar informação ou que seja pior para a partilha de conhecimentos, acho que é bem ao contrário, agora a informação não está *só* no IRC e existem mais sitios para a obter.

Mas nunca fui muito utilizador de IRC, e talvez por isso não note grandes problemas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho q a diferença maior entre o msn e o irc é q vc pode -no irc- perguntar ao mesmo tempo para várias pessoas, pessoas até q vc nunca teve um contato(novas no canal), já no msn vc se limita aquela quantidade de contatos, perguntando de um em um.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E não foi so em Portugal ou na Europa que o mIRC tem vindo a acabar mas sim em todo o mundo. Apesar da Quakenet ser o maior server em termos de users, mas muitos deles não passam de clones ou BNC'S.

O mIRC tem vindo a acabar, e acredito que va acabar a PTNet porque ouvi por 1 helper que ia acabar por fechar porque toda a gente se esta a baldar para o mIRC, até mesmo os ircops que ja nem aparecem, ou raramente, tenho um email de um ircop [crow] que nao aparece no mirc ha meses e ta sempre online no MSN.

Enquanto o MSN nao acabar o mIRC vai desaparecer aos poucos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A meu ver não é só o MSN a causa... a juntar a isso podemos adicionar o google (e qq outro sistema de busca) e os fóruns!

Eu usei alguns 5 anos de IRC (até ao ano 2000) e nessa altura era raro o pessoal usar o google ou haver fóruns em pt dedicados a certos assuntos específicos.

Hoje em dia é mais prático "perguntar" ao google que ir ao IRC chatear alguem que por vezes são indelicados ou nem sabem...

Já agora, eu fui Operador do canal Informática e era comum pessoal ir lá só fazer perguntas e bazar, além disso tb era comum muitas perguntas se repetirem... juntando isto aos outros factores foi por isso que deixei o IRC.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O pessoal passou a usar mais MSN, mas isso não significa que seja mais dificil encontrar informação ou que seja pior para a partilha de conhecimentos, acho que é bem ao contrário, agora a informação não está *só* no IRC e existem mais sitios para a obter.

O MSN não tem informação. Ou seja qualquer um pode ir à PTnet e ir p.e. ao canal do #p@p perguntar alguma coisa sobre programação ou do género. No MSN se não tiveres ninguém adicionado ou não conheceres ninguém não tens outra solução que não usar os motores de pesquisa ou fóruns.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esta discussão não faz sentido. Não é o MSN que está a dar cabo do IRC, são vários factores.

IRC, fonte sagrada de informação? Desde quando? A finalidade de IRC foi de permitir convívio em tempo real e mais nada, que na altura até foi revolucionário (penso que na altura só havia MUDs a permitirem uma interactividade similar, corrijam-me se estou enganado). Para fonte de informação existe o www.

A razão da queda de utilização do IRC é devido estar simplesmente ultrapassado. Com a evolução dos motores de busca é cada vez mais simples aceder à informação. E em procura de convívio (pessoas com o mesmo gosto, etc), as pessoas preferem os ditos sites sociais (mySpace, Hi5, etc), isto sim, a verdadeira causa da queda de popularidade do IRC, que aliado ao IM que (para além da tradicional escrita) permitem comunicação por voz e/ou video e de forma muito mais simples que o pré-histórico IRC.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Uma correcção StreetSlayer, é IRC e não mIRC. O mIRC não passa de cliente de IRC com a maior popularidade do planeta.

Em relação ao IRC morrer, nunca vai morrer, vai sempre haver redes sobreviventes. Tudo bem que a maior parte da QuakeNet, FreeNode, PTnet e o resto das redes podem ser (Psy)BNCs, mas há sempre pessoal que vai lá estando. Exemplo disso é o #p@p na PTnet. Chegam a estar lá 30 pessoas a idlar durante 1 dia, e há dias em que lá estão 10 pessoas e o log do canal anda que é uma coisa parva.

Em relação à informação estar no IRC, isso não é verdade. A informação está na www como disse o Betovsky, no IRC apenas encontras pessoas que têm conhecimentos e podem-te ajudar em real time. É essa a diferença.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

IRC, fonte sagrada de informação? Desde quando? A finalidade de IRC foi de permitir convívio em tempo real e mais nada, que na altura até foi revolucionário (penso que na altura só havia MUDs a permitirem uma interactividade similar, corrijam-me se estou enganado). Para fonte de informação existe o www.

Fiz-me entender mal. O que eu quero dizer é: tenho um problema com Debian vou ao #Debian perguntar. Tenho um problema de programação vou ao #p@p perguntar. Estou disponível para ajudar alguém no #linteam , qualquer pessoa pode ir lá e se puder-mos/souber-mos ajudamos. Dúvidas sobre um programa? Experimentem ir ao canal dedicado do mesmo (que pode estar numa rede diferente). Queriam falar com o Kolivas do patch sobre o patch -ck? /j #ck @ irc.debian.org etc etc.

Onde é que com o MSN arranjariam estes contactos todos? É muito mais difícil.A "informação"/Utilidade que se pode obter com o IRC é muito maior do que com o MSN.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... parece que as várias pessoas que participaram neste tópico já analisaram mais ou menos tudo o que havia para analisar.

Ficam aqui dois dados curiosos ou interessantes:

1.O irc é mais antigo que a web ;) ( não tenho a certeza absoluta disto, corrijam-me se estiver enganado )

2.O irc continua a ser utilizado só para texto, isso é uma das coisas que me fascina mais no irc. É o que era inicialmente e continua vivo e apesar de tudo tem o seu lugar. Olhem para o http, a forma como era utilizado em 1996 e em 2006...

Já que cá estamos... daquele pessoal que tem um pc sempre ligado, uma coisa que podia fazer aterrar muito pessoal aqui vindo do google era um arquivo de logs do canal #p@p

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... parece que as várias pessoas que participaram neste tópico já analisaram mais ou menos tudo o que havia para analisar.

Ficam aqui dois dados curiosos ou interessantes:

1.O irc é mais antigo que a web ;) ( não tenho a certeza absoluta disto, corrijam-me se estiver enganado )

2.O irc continua a ser utilizado só para texto, isso é uma das coisas que me fascina mais no irc. É o que era inicialmente e continua vivo e apesar de tudo tem o seu lugar. Olhem para o http, a forma como era utilizado em 1996 e em 2006...

Já que cá estamos... daquele pessoal que tem um pc sempre ligado, uma coisa que podia fazer aterrar muito pessoal aqui vindo do google era um arquivo de logs do canal #p@p

Eu não estou 24 horas no irc, mas estou bastante tempo lá, excepto de manhã (que são para dormir :)).

Infelizmente, só tenho aqui os logs do irssi desde 17 Junho, mas mesmo assim, o log tem cerca de 3 megas :)

Se o triton ainda usar o irssi, e se quiser mostrar o seu log, só têm que fazer um "grep -E "(--- Log|#p@p)" log.txt > log_pap.txt" e está feito :)

http://www.hdd.com.pt/293361 <---- O log

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fiz-me entender mal. O que eu quero dizer é: tenho um problema com Debian vou ao #Debian perguntar. Tenho um problema de programação vou ao #p@p perguntar. Estou disponível para ajudar alguém no #linteam , qualquer pessoa pode ir lá e se puder-mos/souber-mos ajudamos. Dúvidas sobre um programa? Experimentem ir ao canal dedicado do mesmo (que pode estar numa rede diferente). Queriam falar com o Kolivas do patch sobre o patch -ck? /j #ck @ irc.debian.org etc etc.

Onde é que com o MSN arranjariam estes contactos todos? É muito mais difícil.A "informação"/Utilidade que se pode obter com o IRC é muito maior do que com o MSN.

E se calhar também me fiz entender mal. Nem o IRC nem o MSN são fontes de conhecimento. Não é a finalidade deles, nem foram concebidos para tal.

Se tens um determinado problema, vais à web e procuras. O normal é milhares de pessoas já terem tido o mesmo problema e já o terem resolvido. Perdes mais tempo a ligares a um servidor e ao canal e descreveres o teu problema ao pessoal e ainda corres o risco de não perceberem o teu problema em condições. E isto se é que sabes qual é o servidor/canal porque senão lá terás que ir à web verificar qual é...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora