• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jorruivo

[VB6] Porta serie ou paralelas

14 mensagens neste tópico

olá pessoal.

secalhar vão-me perguntar para quê que eu quero fazes um programa deste, mas na verdade é que se o conseguir fazer vai-me dar muito jeito para aplicar um circuito electronico.

o programa que queria desenvolver é o seguinte: era um programa que fizesse a porta série emitir impulsus electricos ou seja bits, mas empulsos comtinuos e que desse para determinhar o tempo. tipo eu dizia que queria 5seg de impulsus continuos pa saida 1 e ele fazia isso. penso que o tempo tem-se que relacionar com a quantidade de bits.

mas há um promenor a porta serie tem 9 pins mas so tem 2(se não me engano) de transmitir dados, e penso que para o que quero fazer so é pemitido nos pins de transmiçao(pela logica), por isso pensei na porta paralela que tem 20 pins e deserteza deve ter mais pins de transmição.

e estou a pensar fazer isto em VB por isso é q escolhi esta parte do forum, mas se axaram que é melhor fazer noutra linguagem digam. so ha o problema que eu ainda não sei mtas linguagem. sei VB, Basic e Pascal.

desde ja agradeço qualquer ajuda.

sem mais

Mr_Jorge

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem vindo á comunidade jorruivo, com a tofas disse e bem é capaz de estar ai nessa tred que ela te indicou o que precisas de saber! :confused: qq coisa é só perguntar.

Penso que para o que tu queres, a porta paralela é o indicado. Usas 8 pinos para as 8 massas e outros 8 pinos para as saidas de cada bit (constituindo assim o Byte) e é mesmo muito simples,..envias um numero (EX. 255) ele converte em binario (EX.: 11111111) e envia-te 5 voltes para cada um dos 8 pinos da paralela. se for 11110010 liga-te só  o 2º,5º,6º,7º e 8º ,...tás a ver o esquema? ! ;)

edit:

é verdade,...se procuras algo mais complexo ( a nivel de programação de chips) o Bruno tb te pode dar umas luzes! ;) dá uma vista d'olhos tb pela para te Electronica/Programação

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu fui ao link q o tofas indicou e andei a ver e ja entendi bem com se faz. é muito simples.

peso é desculpa por não ter feito uma pesquisa no forum antes de perguntar, pensei q nao houvesse nada sobre isto.

era mesmo isto que andava a procura.

so tenho uma duvida

se fizer: out 888, 1 ... o pin 1 fica a emitir 5v ate eu meter: out 888, 0 ????

é a unica duvida q tenho mas penso tar certo porq ainda não tive tempo pa montar o multimetro ligado a paralela pa fazer uns testes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yep! envias o 11111111, fica tudo ligado até voltares a enviar 00000000. Mesmo que o programa termine e tal,...fica tudo ligado.

E Atenção a outra coisa: Durante o arranque do pc há o envio de diversos sinais para a LPT e por defeito fica tudo ligado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yep! envias o 11111111, fica tudo ligado até voltares a enviar 00000000. Mesmo que o programa termine e tal,...fica tudo ligado.

E Atenção a outra coisa: Durante o arranque do pc há o envio de diversos sinais para a LPT e por defeito fica tudo ligado.

surgiram-me agora mais duvidas. é o seguinte: estive a ver o pin out da porta paralela e notei que tem 8 pins de massa(gnd), tantos como saida. a cada pin de saida tem-se que ligar a uma massa ou pode-se ligar todos os pins de saida a um de massa? pelos conhecimentos de electronica q tenho penso que posso. so vejo um possivel inconveniente que penso não se aplicar aqui, é sendo 8pins de saida haverá mais intencidade de corrente e meter 8 pins a 5v num so pin de massa. isto porque a ficha paralela q arranjei é muito antiga(nao sei se é por isso),  mas so tem 20 pins e os que faltam são pincipalmente de massa e uns de recebimento(que nao sao precisos pa este projecto).

outra duvida q tenho é como meter num botão em VB duas instruções separada por um "tempo" tipo executar uma, dpx esperar o tem inserido e executar o segundo.

e obrigado por tudo que ja me têm ajudado.

sem mais

Mr_Jorge

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
estive a ver o pin out da porta paralela e notei que tem 8 pins de massa(gnd), tantos como saida. a cada pin de saida tem-se que ligar a uma massa ou pode-se ligar todos os pins de saida a um de massa?

Podes ligar tudo junto. Aliás,.. eu ao abrir a ficha do cabo que era de uma impressora os proprios 8 gnd já estavam todos ligados uns aos outros e só se usa um fio ligado a todos.

outra duvida q tenho é como meter num botão em VB duas instruções separada por um "tempo" tipo executar uma, dpx esperar o tem inserido e executar o segundo.

meké mesmo?

Carregas no botão:

Acção1

Esperar x tempo

Acção 2

é isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim, é isso mesmo, uma pausa. sabes como fazer?

tive agora uma ideia, é possivel emitir uma tenção num pin da porta e através de programação saber se foi emitidos essa tensão...tipo se ouver tenção, uma variavel assume o valor 1 se não assume o valor 0(isto é uma ideia, o sistema pode ser de outra forma). dava jeito implementar uma coisa destas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

meke? enviar tensões difrentess? Penso que não dá.

ja vi no sita rogercom.com que não se mite tão mas ligasse a massa e assim é q se envia bits por pc

em VB penso que é ' [variavel] = in 889 ' e vaisse buscar as coisas a variavel...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

AAAA,..tás a falar de receber dados em vez de enviar, é isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

AAAA,..tás a falar de receber dados em vez de enviar, é isso?

sm, é isso

e usar tipo se houver dados no pin 1 fazer isto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas o que pretendes sabaer então en relação a isso?

Eu nesse campo não cheguei ainda a fazer nenhum ensaio, mas penso que tb é bastante simples e facil de usar. Em VB eu tinha parte de código para isso, mas penso que entretanto já foi tudo ao ar, o exemplo que tenho já é um que eu fix e axo que não tem nada disso. Tens de Pesquizar um bocado,... :S (não foi facil descubrir aquilo, só encontrei quando estava a procurar outra coisa LOL) se eu entretanto vir isso ao certo logo digo qq coisa,...aliás se tu encontrares a solução diz! ;)

ps: pode ser que alguem por aqui tenha o que pretendes...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas o que pretendes sabaer então en relação a isso?

Eu nesse campo não cheguei ainda a fazer nenhum ensaio, mas penso que tb é bastante simples e facil de usar. Em VB eu tinha parte de código para isso, mas penso que entretanto já foi tudo ao ar, o exemplo que tenho já é um que eu fix e axo que não tem nada disso. Tens de Pesquizar um bocado,... :S (não foi facil descubrir aquilo, só encontrei quando estava a procurar outra coisa LOL) se eu entretanto vir isso ao certo logo digo qq coisa,...aliás se tu encontrares a solução diz! :)

ps: pode ser que alguem por aqui tenha o que pretendes...

Eu ja consegui foi enviar bits por pc, com a função inp (em VB), temse é que ter atenção que quase todos os pins  de entrada trabalham de forma inversa. tipo ligado é 0 e destigado é 1. aconteceu-me foi uma cena estranha, meti [variavel] = inp(889) e a variavel ficou em decimal e nao em binario, e nao meti nenhum comando de conversao. eu queria q aparecesse em binario porque era melhor para estudar a porta. se souberes o porq dizto diz qq coisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora