• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Knitter

MDI vs. SDI

7 mensagens neste tópico

Estou a precisar de decidir entre iniciar a interface de um programa como MDI ou como SDI, e sinceramente não sei para que lado me virar. Tendo em conta que a aplicação é uma aplicação de gestão para hoteis não sei que tipo de interface será  mais útil.

Pessoalmente sou mais inclinado para SDI, no entanto todas as aplicações de gestão que conheço usam MDI. Vendo as vantagens e desvantagens de cada tipo de interface, pelo menos as que conheço, fico na mesma dado que não se aplicam ou não são importantes.

Que dizem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para softwares de gestão, gosto muito mais de MDI, mas, como é para um hotel, não sei até que ponto não seria vantajoso usar SDI... Podes dizer algumas funcionalidades? Vai ser facturação e gestão de quartos, etc, etc tudo para um pc?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tem como principal função gerir quartos/estadias, esse é o produto principal, depois terá a capacidade de gerir os minibars dos quartos, reservas, serviços prestados, e mais meia dúzia de informações menores que complementam o software como a gestão de utilizadores do software e suas permissões, logs de acções, etc..

Quanto a facturação, não sei o que consideram facturação. Terá uma gestão de vendas e alguns relatórios, mas ainda tenho de ver essa parte do desenho porque não sei que informações são necessárias guardar.

É uma aplicação desktop cliente-servidor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É assim, se a workstation servir para gerir os quartos e "fazer as contas" com o cliente, fazendo facturas e recibos e o diabo a sete, iria para uma mix de SDI com MDI, fazendo 1 género de janela-container para a parte de gerir os quartos e outra para o posto de venda. Se for apenas para gerir quartos (ie. sem fazer facturas e recibos), iria para MDI. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Devo colocar tudo em MDI, embora não me agrade, e os problemas do MDI me pareçam maiores que os do SDI, não tenho forma de fazer testes de usabilidade para confirmar isso. Terei de optar por uma abordagem, e a MDI parece a que mantém a relação melhor entre as diferentes "janelas" da aplicação.

Quanto a fazer as contas, não há nada de especial a fazer, na janela que gere as estadias o utilizador só terá de indicar que o cliente vai sair, o sistema apresenta tudo e só tem de receber o dinheiro, não há um posto de venda, por assim dizer. Essa janela é o ponto principal da aplicação.

Quando falo em gerir quartos é a criação, edição, etc., dos dados dos quartos e isso só um utilizador com mais previlégios poderá fazer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora