• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

CD com software livre para escolas pode poupar 300 milhões de euros

10 mensagens neste tópico

O Ministério da Educação está a distribuir nas escolas do Ensino Básico e Secundário um CD com várias aplicações livres que podem ser usadas em qualquer computador com sistema operativo Windows e que constituem uma alternativa ao software comercial. A iniciativa de distribuição do CD "Software Livre na Escola" conta com o apoio da Sun e da ANSOL - Associação Nacional para o Software Livre.

A Sun calcula que o software comercial equivalente às aplicações distribuídas neste CD têm um custo de mais de 300 milhões de euros, calculando o valor que teriam de pagar os 1,666 milhões de alunos do ensino básico e secundário.

O CD começou a ser distribuído ainda em Abril e está disponível também para download no site do CRIE - Equipa Computadores, Redes e Internet nas Escolas, neste endereço.

As aplicações incluídas no CD foram seleccionadas por "critérios de utilidade e de qualidade", afirma a Sun, e incluem aplicações de produtividade como o OpenOffice.org, Firefox e Thunderbird, mas também software didáctico como o Celestia - Software para descobrir o Universo em 3 dimensões ou o Geogebra - programa interactivo especialmente desenhado para o ensino e aprendizagem de álgebra e geometria.

As aplicações do CD estão preparadas para correr sobre sistemas operativos Windows mas estão também disponíveis as versões para Linux neste site da CRIE.

Os CDs são distribuídos através das Direcções Regionais de Educação e de Centros de Competência.

Não percebi o porquê de falar em dolars e não em euros ?  :nono1:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebi o porquê de falar em dolars e não em euros ?  :nono1:

provavelmente por engano, pois no textos falam em euros.

só gostava de saber por que é que não é o governo, que é o principal interessado, a avançar com estas medidas, e precisa sempre de um empurrão externo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Infelizmente esse software não servirá para muito... pela experiência que tenho o software simplesmente não será usado, é mais um CD para o monte de CDs que não é usado. Mas acho a iniciativa de louvar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fossem as próprias escolas a dar o exemplo e usar o software livre talvez os alunos tambem usassem!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... mas isto é um ciclo vicioso... as escolas formam em M$, os professores das TIC saem formados em M$ dão aulas em M$ e depois os alunos são formados em M$ e assim sucessivamente.... haveria que mudar isso... mas... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... mas isto é um ciclo vicioso... as escolas formam em M$, os professores das TIC saem formados em M$ dão aulas em M$ e depois os alunos são formados em M$ e assim sucessivamente.... haveria que mudar isso... mas... :)

é uma coisa que se está a começar a mudar nas universidades, mas sem iniciativas significativas do governo é difícil...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pena que não utilizem exclusivamente Linux nas escolas. Dêem formação aos docentes, os que não quiserem passam a inqualificados.

Se bem que isto só iria enraivecer ainda mais os pobres dos "professores"...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pena que não utilizem exclusivamente Linux nas escolas.

aqui sou obrigado a discordar, acho que se deve dar prioridade ao software livre, mas nunca chegar a extremismo de só usar esse tipo de software, e depois há muito software livre para além do Linux. os extremismo é algo a que nós temos direito, mas que não podemos impor aos outros.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É pena que não utilizem exclusivamente Linux nas escolas.

aqui sou obrigado a discordar, acho que se deve dar prioridade ao software livre, mas nunca chegar a extremismo de só usar esse tipo de software

Assino por baixo. Na minha escola, o professor responsável pelos PCs da escola chegou a falar comigo para eu como que dar formação aos profs de OpenOffice e ajudar a implementar uma distro de Linux na escola (tinhamos e temos Caixa Mágica, eu recomendei Ubuntu, mas parece que vão para Alinex).

Mas, houve 1 primeiro passo dado: um PC na sala de informática com 128MB de RAM levou com Edubuntu 6.06 para cima e está firme que nem uma pedra totalmente em português e nunca foi tão fácil ter um PC ready to use (15 mins se tanto). :D

Agora vou mudar de escola, vamos lá ver como está esta (pelo que me disseram, só têm Windows XP instalado :)) :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Disse aquilo no sentido de substituir o Windows. Seria melhor Linux obrigatório que Windows. Digo eu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora