• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Que IDE prefereres no Linux para C?

Que IDE prefereres no Linux para C?   75 membros votaram

1. 1. Que IDE prefereres no Linux para C?

• Anjuta
      12
    • Code::Blocks
      8
    • Eclipse CDT
      7
    • KDevelop
      2
    • Geany
      13
    • Outro
      33

Please inicie sessão ou registe-se para votar.

43 mensagens neste tópico

Estou curioso que IDE preferem no Linux para programar C. Podem dar a vossa opinião sobre o IDE mesmo que não programem em C, mas o essencial é sobre que IDE para C, pois é isso que eu preciso. E já agora, não votem apenas, expliquem porquê que preferem o que votaram e o que é que os outros não têm que o que vocês usam tem e que acham que é essencial. E mais alguma coisa que queiram dizer sobre o assunto...

Eu decidi criar isto porque em vários screenshots vi o povo a usar o Geany, que não conhecia até o ver nos screenshots. Aliás, eu nem se quer sei se ele serve para C, mas penso que sim... Até hoje, só testei o Anjuta no Linux e não gostei muito, estava cheio de bugs e deixava muito a desejar, talvez já esteja melhor hoje em dia... Também já usei o Eclipse, mas foi para Java e em Windows por isso não se pode comparar muito...

P.S: Votei em outro, porque não tenho opinião sobre isto, quero saber a vossa... Mas também não tenho outra sugestão melhor :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o Geany, mas (penso que) não é um IDE... É um editor simples, rápido, leve e tem tudo o que se quer: syntax highlighting, auto-complete, um botão para compilar, outro para executar, auto-indent. São as funcionalidades que acho mais interessantes, além dos habituais Find, Replace, etc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu li na wikipedia que era um IDE, mas não importa... desde que seja mais que um simples editor de texto como o gedit (o que sempre usei até hoje), é como se fosse um IDE :D

Esqueceste-te de votar... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ajunta e KDevelop serão IDEs para situações especiais.... Acho que são mais focados para o desenvolvimento gtk/qt.... Se bem que nunca usei nenhum dos dois....

Já usei Geany e posso dizer, na sua simplicidade, que é um editor bastante bom, aproxima-se bem de um IDE, mas não é do mais completo que existe....

Já experimentei Code::Blocks e posso dizer que é provavelmente o melhor IDE que existe para C/C++..... Além de ser muito bom e completo por natureza, tem uma versão para windows, o que é óptimo, para alguns, é dos projectos mais activos que conheço......

Dada a simplicidade do meu trabalho, dediquei-me a aprender a trabalhar com VIM e posso dizer que como editor de texto é o melhor que há.....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Odeio o VIM, mas move along... não é discussão que queira ter neste tópico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol.... Já agora justifica..... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Votei no Anjuta porque tal como o pcaldeira disse, o Geany não é um IDE, embora seja o editor que uso diariamente.

Já testei o KDevelop e o Anjuta, e prefiro o Anjuta porque sou utilizador de GNOME e tem uma interface mais simples, um sistema de plugins e achei que estava bem organizado. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

para C não uso nenhum IDE, é mesmo vim+gcc+make e já é suficiente...

só mesmo para Java é que uso um IDE... quando estou a usar também AspectJ, escolho Eclipse (para AspectJ é de longe o melhor) e quando preciso de usar Swing, escolho o NetBeans (tendo em contas as facilidades que este oferece na construção de GUIs).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também não uso IDE para programar em C no linux. Para mim gedit+gcc é quanto basta.

Há um ano atrás usei o Anjuta uma ou duas vezes, mas não me dei com aquilo. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faço minhas as palavras do Hipnoted

O Gedit com alguns plugins (indent, snippets, file panel, ...) fica quase um IDE sem o peso associado.

Para debug gdb é 5 estrelas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol.... Já agora justifica..... ;)

Tudo bem eu falei em IDE, mas era mais "software", queria saber o que usam e porquê que o preferem e tal. Estou ligeiramente farto do gedit e queria mudar para algo ligeiramente mais poderoso. Portanto, dentro deste contexto, Geany ou Anjuta triton?

Porque eu queria mesmo ter algo mais que o gedit e ter sempre uma janela da consola aberta manualmente e depois andar a saltar de um lado po outro. Queria estar num editor, clicar num botão e ele compila (usando make existente ou não) e mostra numa consola o resultado. Por exemplo, claro que não é só por isso que quero mudar do gedit, mas acho-o simples de mais, estou um pouco farto e quero mudar ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu quanto mais uso o eclipse mais gosto dele, tem tudo o que preciso e mais coisas que  nem sequer sei para que servem ;) ou seja ainda não encontrei nenhuma funcionalidade que precise e ele não tenha, mas também não construo guis  ;)

Dizem que é pesado por correr em java, mas tirando o arranque eu no meu velhinho Athlon 1800 com 1gb de ram não o acho lento e trabalho sobre nfs

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tudo bem eu falei em IDE, mas era mais "software", queria saber o que usam e porquê que o preferem e tal. Estou ligeiramente farto do gedit e queria mudar para algo ligeiramente mais poderoso. Portanto, dentro deste contexto, Geany ou Anjuta triton?

Depende realmente do que queres, com o Geany podes fazer isso, se quiseres tens uma consola integrada no editor, e tens dois botões para compilar e executar.

O Anjuta já tem mais funcionalidades, como plugins SVN, integração de debugging com o GDB, integração com profilers, integração com o Glade (editor GUI para GTK), etc...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dessas integrações que me disseste, acho que a única interessante era apenas gdb, pelo menos para já... Acho que o melhor que tenho a fazer é testar os 2...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se por acaso ficares com o Geany, e quiseres um frontend para o GDB:

Nemiver is an on-going effort to write a standalone graphical debugger that integrates well in the GNOME desktop environment. It currently features a backend which uses the well known GNU Debugger gdb to debug C / C++ programs.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gedit e gcc é quanto baste para mim ;). Quanto mais simples forem os programas que uso, melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu também costumo usar "editor de texto" + "gcc"

Editores há muitos, aconselharam-me o VIM. Eu admito que é muito poderoso, mas até agora não explorei grande coisa.. tem atalhos que nunca mais acabam  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

São mesmo opções/funções...... Normalmente não tens outra forma de as definir, portanto não se chamam atalhos.... A não ser usando gVim, e mesmo assim não tens acesso a tudo....

Vim é o melhor editor de texto do mundo :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

emacs

Mais produtivo do que isto parece-me muito dificil..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

São mesmo opções/funções...... Normalmente não tens outra forma de as definir, portanto não se chamam atalhos.... A não ser usando gVim, e mesmo assim não tens acesso a tudo....

não percebi, muito bem o que querias dizer, mas podes definir novos "atalhos" no Vim (através dos *map). 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que ele não estava a falar de mappings, mas sim da forma normal de interagir com Vim.... Tipo sair

:q

isto não é um atalho.....

**O que eu queria dizer não era "definir" mas sim "executar"...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu também uso o gedit + gcc, leve, simples e rápido, é o que preciso. Já experimentei o KDevelop mas é um bocado pesado e muito lento a compilar. Eu gosto mesmo é de que sejam leves, simples e funcionais, a maioria dos IDE's tem funções a mais que eu (ainda) não utilizo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu uso o gedit e depois consola com ele pra compilar e testar... Acho mais funcional assim.

Já testei o Anjuta, mas não consegui orientar com aquilo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora