• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Hipnoted

Utilizadores Firefox infiéis?

72 mensagens neste tópico

A Mozilla, entidade responsável pelo browser open-source Firefox, está preocupada com a falta de utilizadores activos deste browser, apesar de o número de downloads estar a crescer.

Segundo a informação publicada no «Mozilla Wiki», «aproximadamente 50% das pessoas que fazem o download do Firefox chegam mesmo a experimentá-lo e destes só metade continua a utilizá-lo».

Ou seja, cerca de 75 por cento das pessoas que fazem o download deste browser acaba por nunca o utilizar activamente. Para combater esta lacuna, a Mozilla criou um plano para tentar atrair, e sobretudo fidelizar, mais cibernautas ao Firefox.

O plano, que inclui itens como melhorar o ícone do programa ou torná-lo mais acessível, é visto como «work in progress» e está aberto a sugestões de toda a gente. Se desejar participar e apresentar sugestões vá a http://wiki.mozilla.org/Retention

Fonte

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu há uns dias que passei a usar o Epiphany, o Firefox está a tornar-se num browser bastante pesado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Firefox parece ter um problema qualquer de "memory leak".

Penso que seria adequado resolverem a questão antes de pensarem em fidelizar utilizadores.

Chego a ter + de 200MB de memória só para Firefox quando estou muito tempo ligado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu fui um dos que experimentou e não gostou, não encontrei nada que me atraisse no browser para me fazer largar o IE7 !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Shumy, procura na net e impõe um limite de memória. Por default o browser usa a que acha necessária para correr o melhor possível, mas podes configurar esse valor.

No que toca à noticia, alguém reparou no gráfico do link? Nunca pensei que o crescimento fosse tão elevado de 1 mês para outro :D

Pela noticia quase que fiquei a pensar que estava a perder utilizadores, afinal eles querem é ganhar muitos mais :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Firefox parece ter um problema qualquer de "memory leak".

Penso que seria adequado resolverem a questão antes de pensarem em fidelizar utilizadores.

Chego a ter + de 200MB de memória só para Firefox quando estou muito tempo ligado.

Só? Quando andava pelo dAmn, chegava a consumos de 800 e tal MB de RAM com apenas a tab do dAmn aberta.

Shumy, procura na net e impõe um limite de memória. Por default o browser usa a que acha necessária para correr o melhor possível, mas podes configurar esse valor.

No que toca à noticia, alguém reparou no gráfico do link? Nunca pensei que o crescimento fosse tão elevado de 1 mês para outro :D

Pela noticia quase que fiquei a pensar que estava a perder utilizadores, afinal eles querem é ganhar muitos mais :D

Podias era pôr um how-to na secção Sistemas Operativos para "corrigir" esse "bug". :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podias era pôr um how-to na secção Sistemas Operativos para "corrigir" esse "bug". :D

Bug? Epá, acho que quem considera bug é que devia procurar e fazê-lo.

Eu tenho 2Gb de RAM, mm q ele ocupe 1.5Gb não vejo problema desde que não me afecte o comportamento do SO (repara que ele ocupa mais quando esta existe livre). De qq modo, com 2Gb e FF aberto durante 3 dias costuma-me ocupar 300 Mb, isto com diversas extensões e sem o reiniciar nesse tempo. (e tenho para ele guardar as últimas 15 tabs que fechei)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

200MB... o meu FF não ocupa mais de 50MB...

É uma noticia interessante, mas não me espanta.

Há muito que tento promover o uso do FF entre as várias pessoas que conheço e nem por isso elas gostam mais do dito browser :D

Quanto a não encontrar nada que faça mudar do IE7... acho que só tenho o IE no pc porque o windows e alguns aplicativos precisam dele para funcionar, senão há muito que esse cancro já tinha ido :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como o Debian não tem o Firefox no reposítiorios, tenho que usar a versão deles, o Iceweasel, que vai dar exatamente ao mesmo :D

Já tentei usar outros browsers (dillo, ephiphasy, ou outro do gnome, opera, etc.) mas nunca consegui configurar-los de maneira parecida com o Firefox.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sinceramente não vos percebo essa mania da memória, juro que não percebo... Eu devo ter um portátil do outro mundo de certeza ou então vocês são uns exagerados de primeira. Já reparei que o Firefox as vezes mostra um uso excessivo de memória, mas isso nunca me alterou a performance do portátil, porque será? Não é por ter montes de memória pois só tenho 1Gb... Nem com algumas janelas e montes de tabs em cada isto consome assim tanta memória quanto dizem... Enfim, não me digam que o problema é do Firefox... Dás duas uma, ou vocês exageram de mais, ou isso é só manias de números altos no consumo da memória...

Eu tenho 2Gb de RAM, mm q ele ocupe 1.5Gb não vejo problema desde que não me afecte o comportamento do SO

My thoughts exactly!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podias era pôr um how-to na secção Sistemas Operativos para "corrigir" esse "bug". :)

Daí as aspas :D E quem acha que é bug, não sabe que é uma feature.

Eu sinceramente não vos percebo essa mania da memória, juro que não percebo... Eu devo ter um portátil do outro mundo de certeza ou então vocês são uns exagerados de primeira. Já reparei que o Firefox as vezes mostra um uso excessivo de memória, mas isso nunca me alterou a performance do portátil, porque será? Não é por ter montes de memória pois só tenho 1Gb... Nem com algumas janelas e montes de tabs em cada isto consome assim tanta memória quanto dizem... Enfim, não me digam que o problema é do Firefox... Dás duas uma, ou vocês exageram de mais, ou isso é só manias de números altos no consumo da memória...

Não, não é exagero. Abre o dAmn (http://chat.deviantart.com/) e mantem-te em 10 canais movimentados durante 2 dias sem fechar a tab e vai usando o browser para ir ao mail e afins e diz-me quanto é que o firefox te está a mamar de memória e a lentidão que tens no sistema no final dos 2 dias. :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Daí as aspas :D E quem acha que é bug, não sabe que é uma feature.

Não, não é exagero. Abre o dAmn (http://chat.deviantart.com/) e mantem-te em 10 canais movimentados durante 2 dias sem fechar a tab e vai usando o browser para ir ao mail e afins e diz-me quanto é que o firefox te está a mamar de memória e a lentidão que tens no sistema no final dos 2 dias. :D

qual é o problema de estar a usar 500mb de ram quando tenho 1024? não vos percebo..se não me prejudica o sistema, siga a marinha!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

qual é o problema de estar a usar 500mb de ram quando tenho 1024? não vos percebo..se não me prejudica o sistema, siga a marinha!!!

Re-lê o meu post:

Abre o dAmn (http://chat.deviantart.com/) e mantem-te em 10 canais movimentados durante 2 dias sem fechar a tab e vai usando o browser para ir ao mail e afins e diz-me quanto é que o firefox te está a mamar de memória e a lentidão que tens no sistema no final dos 2 dias. :D

E, quando tenho 1024MB de RAM e só o firefox bebe 800MB... Acho que não deixa muita RAM livre. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E para que queres memória livre?

10 Chats? Epá, isso é o mm q ter 200 tabs normais abertas? Não sei onde queres chegar...

Quanto ocuparia no IE? Aguentaria sequer esse tempo todo aberto com isso tudo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E para que queres memória livre?

Para usá-la no Photoshop era onde eu precisava na altura. :D

10 Chats? Epá, isso é o mm q ter 200 tabs normais abertas? Não sei onde queres chegar...

10 canais abertos era para teres um pouco de movimento. O Firefox vai guardando emoticons, thumbnails, logs, etc, de todos os canais onde estás. :)

Não sei, nem quero saber. Isso não é desculpa. :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tirácio..então que browser sugeres... é que o firefox faz tudo o que quero praticamente..

cliente de IRC

cliente de Bittorrent

Browser

notificador de email

tab browsing

'o tempo'

firebug

web developper tools

validador W3C

RSS

etc

etc

é personalizavél com montes de skins e montanhas de sistemas de pesquisa...

uso o IE por hábito.. porque quando sou 'obrigado'  a usar FF, faço-o com o maior gosto , em Linux quase não preciso de mais nada :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não disse que o browser não é bom, só disse que aquele "bug" do memory leak torna-o demasiado pesado em algumas situações, levando as pessoas a preferir IE7, Opera, Epiphany e afins. E em relação às extensões, ouvi dizer que o epiphany também as tem. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é muito giro mas todos vocês usam computadores decentes, para os poucos de nós que ainda vivemos com computadores com 512MB de RAM (sim, isso ainda se usa, e conheço utilizadores do P@P que ainda só têm 256MB), processadores Pentium III e Pentium IV a 1.8GHz, e discos de 20GB, e depois digam-me que o Firefox é rápido, e qual é o problema de ocupar 200MB de RAM.

O problema não é só a RAM, é mesmo a lentidão que causa em todo o sistema, o browser é todo baseado numa espécie de JavaScript, logo nunca vai ser tão rápido como um Epiphany (que até usa o mesmo engine do Firefox, o Gecko) e que tem extensões em C. Eu também era viciado em Firefox até ficar com um computador menos potente, e sinceramente o Epiphany faz praticamente tudo o que o Firefox faz, de uma maneira muito mais rápida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho um giga de ram e noto perfeitamente que o Firefox é mais lento que o IE7 !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E eu noto que o IE7 passa-se e põe o meu dual-core a 50% de cpu load. de facto FF gasta muito memoria mas prefiro isso ao cpu load do IE7 e tem dicionários.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Guerra dos browsers - parte 2314 :)

Não percebo algumas críticas ao firefox, ainda por cima de gente que só o usou uma vez ou duas.

800 Mb de memória? Que exagero... Mas acredito que ocupava mesmo isso, agora não me venham dizer que a culpa é do browser! Se ocupava 800 mega é porque o utilizador estava a puxar pelo software e não porque pura e simplesmente lhe apeteceu usar 800 mega.

Isso é o mesmo que ter vários programas pesados tipo o dreamweaver, sql server, etc todos abertos e depois ir-se queixar que o Sistema Operativo é mau porque ocupa muito memória.

ndo emoticons, thumbnails, logs, etc, de todos os canais onde estás. :)

Não sei, nem quero saber. Isso não é desculpa. :D

É desculpa sim senhor pela razão que indiquei.

Eu tenho bastante RAM, muito mais que a maioria das pessoas, e noto bem que os SO´s gerem a memória de forma a que os programas ocupem a maior percentagem de RAM possível. Muitas vezes, chego a ter 1400 Mb ocupada, mas no meu outro PC que só tenho 1 Gb, e com as mesmas aplicações abertas não chegava a 500 Mb.

É como o Bruno diz, para que quereis a RAM livre? É como ter muito dinheiro e não o gastar só para dizer que tem muito...

Em relação ao IE não gastar tanto, acredito, mas também não é nada que se note a olhos nus, pelo menos nunca notei. Aliás, até tive mais problemas com o IE do que com o firefox, e isto tendo o firefox à minha medida com algumas extensões.

O firefox pode ser melhorado, mas ainda é aquele que vicia mais pessoas. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é muito giro mas todos vocês usam computadores decentes, para os poucos de nós que ainda vivemos com computadores com 512MB de RAM (sim, isso ainda se usa, e conheço utilizadores do P@P que ainda só têm 256MB), processadores Pentium III e Pentium IV a 1.8GHz, e discos de 20GB, e depois digam-se que o Firefox é rápido, e qual é o problema de ocupar 200MB de RAM.

O problema não é só a RAM, é mesmo a lentidão que causa em todo o sistema, o browser é todo baseado numa espécie de JavaScript, logo nunca vai ser tão rápido como um Epiphany (que até usa o mesmo engine do Firefox, o Gecko) e que tem extensões em C. Eu também era viciado em Firefox até ficar com um computador menos potente, e sinceramente o Epiphany faz praticamente tudo o que o Firefox faz, de uma maneira muito mais rápida.

eu corro o FF num pc com 512Mb de memória através do VMWare e não é assim tão mau quanto isso...

apesar de tudo, nunca achei o desempenho do FF uma das suas qualidades, a principal vantagem é mesmo as possibilidades de personalização que este oferece.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso é muito giro mas todos vocês usam computadores decentes, para os poucos de nós que ainda vivemos com computadores com 512MB de RAM (sim, isso ainda se usa, e conheço utilizadores do P@P que ainda só têm 256MB), processadores Pentium III e Pentium IV a 1.8GHz, e discos de 20GB, e depois digam-se que o Firefox é rápido, e qual é o problema de ocupar 200MB de RAM.

Eu corro o Firefox em 128 de Ram e não tenho qq problema, demora uns segundos arrancar (o office lá demora minutos) e depois é sempre a bombar! :D

Eu tenho um giga de ram e noto perfeitamente que o Firefox é mais lento que o IE7 !

Basta usares a extensão que bloqueia a publicidade e poupas à vontade mais de 50% do tempo no carregamento de páginas com ads do google, etc... :D

Mas se queres puxá-lo ao máximo existe uma extensão qq que desactiva dezenas de opções para o tornarem no mais rápido possível. (e mm com essas desactivadas ainda tens mais opções que no IE)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu corro o Firefox em 512 de Ram e corre às Maravilhas... quando saiu o IE7, instalei-o... QUE CACA! Parece uma imitação do Firefox, só que com o dedo da Microsoft lá pelo meio!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora