• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

vitor_neves88

[Ajuda] Windows e Ubuntu

3 mensagens neste tópico

Pessoal estou a entrar no mundo linux mas estou com um problema e espero que alguém me ajude.

Então é assim:

Tenho 2 discos 250Gb SATA em RAID 0 que dá uma unidade de (500Gb) onde está instalado o Windows e tenho mais um disco SATA de 200Gb onde pretendo instalar o Ubuntu.

Já consegui instalar o Ubuntu no disco pretendido, mas ao reiniciar o GRUB nunca consegue detectar ou discos ou partições obtendo vários erros, não conseguindo obter nenhum boot.

Para recuperar o MBR do windows tenho que recorrer aos passos apresentados na seguinte página para conseguir aceder novamente ao windows.

http://www.lednerd.com/2007/06/01/recuperando-o-mbr-master-boot-record-com-windows-vista/

Pelo que percebo (muito pouco) o problema está ao instalar o Ubunto ele detecta 2 discos de 250Gb e 1 terceiro de 200Gb ele instala no treceiro, mas depois ao arrancar ele só possui 2 discos a unidade em raid0 e a unidade do Ubunto e penso que é ai que se encontra o problema.

Se não houver solução de fazer a escolha de SO.

Tinha pensado em outra solução, a minha board permite escolher qual o disco de arranque então posso escolher a unidade Raid para fazer boot do windows ou da unidade de 200Gb para fazer boot do ubuntu.

Alguém percebe o meu problema??

Agradeço feeback.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se ainda tiveres o ubuntu instalado arranca com o live-cd e coloca aqui o conteúdo do ficheiro menu.lst que deve estar em /boot/grub/ no disco do ubuntu.

entretanto se quiseres experimentar, nesse ficheiro deves ter as linhas para os vários SOs que tem instalados e para cada um deves ter algo do género:

root            (hd0,0)

podes tentar alterar a numeração para ver se te safas, o primeiro numero é a ordem pela qual os discos são detectados pela bios, e o segundo a ordem das partições na tabela de partições do disco.

Que eu tenha conhecimento o ubuntu não tem problemas com o raid, mas nunca experimentei por isso não faço ideia se funciona.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é raro ver problemas com RAID. O que podes tentar é: Metes o disco onde queres instalar Ubuntu como master (ou seja a iniciar primeiro) e instalas o grub. No fim entras no Ubuntu e editas o grub de modo a poderes entrar no windows. Se não, sempre podes usar o boot loader do Windows para iniciar Ubuntu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora