• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Preciso de uma licença não muito comum

34 mensagens neste tópico

Estou farto de cada vez que me pedem algo, praticamente reescrever tudo para o site especifico, e estou a desenvolver algo que irá ser um género de um CMS, mas não propriamente um CMS como mambo ou whatever, vai estar muito pouco relacionado com esse tipo de software. Este script irá servir de base para todos os trabalhos que me forem requisitados.

No entanto e, como pretendo investir algum tempo nisto (embora ainda esteja muito verde e não sei ao certo quando o irei terminar) para fazer uma coisa em condições, gostava de o lançar para o público para que toda a gente o pudesse usar. Pode ser que seja útil a mais pessoas. Como o seu uso será relacionado com o "comercial" a ideia é que só eu possa fazer isso e como detentor de todos os direitos de autor, posso fazer o que bem entender.

Ou seja, preciso de uma licença que permita a qualquer pessoa usar o script como bem entender, mas apenas para uso pessoal. Poderá usa-lo nos seus trabalhos, nos seus sites, whatever, não importa, desde que não faça dinheiro com ele porque é esse o propósito de eu estar a programar este script e é para eu ganhar dinheiro não para os outros se aproveitarem do meu trabalho. Mas como disse, gostava de partilhar o trabalho com quem estiver interessado.

Em poucas palavras, preciso de uma licença parecia com a GPL, mas que proiba qualquer tipo de uso comercial. Eu sei que se usar a GPL, quem redistribuir o trabalho, teria de o fazer também em GPL (ou licença compatível), mas isso não ia impedir o uso comercial do mesmo e ganhar dinheiro à minha custa e eu isso não quero permitir. Conclusão, acho que todas as licenças open-source fica automaticamente excluidas.

Alguém tem ideias de que licença poderei usar para esta situação?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

só se alguém for parvo é paga por alguma coisa que se encontra sob a licença GPL, mas pronto...

já viste as licenças da CC? por exemplo:

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/

http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/

acho que não podes impedir de pagarem a alguém para, por exemplo, fazer uma alteração ao teu trabalho, ou para por a script a funcionar, isto é, parece-me impossível de impedir que ganhem dinheiro à custa do teu trabalho (até porque é muito difícil de provar que realmente ganharam dinheiro à custa do teu trabalho)...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era mesmo de uma licença dessa que eu andava à procura :D

Brigadão RC :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

só se alguém for parvo é paga por alguma coisa que se encontra sob a licença GPL, mas pronto...

Mas tu sabes bem que há muita gente parva no mundo da informática que era bem capaz de pagar por alguma coisa e nem se quer se preocupar com a licença.

Eu por acaso uso uma dessas licenças no nzFotolog. Mas lá está, não são próprias para código e a CC não as recomenda para tal e recomenda que se use licenças próprias para o efeito. Porque a ideia era mesmo uma licença tipo GPL, em questão de código, de partilha, modificações, essas cenas todas. Mas não quero que ninguém se tente aproveitar da estupidez de muitos e usar o meu trabalho comercialmente.

acho que não podes impedir de pagarem a alguém para, por exemplo, fazer uma alteração ao teu trabalho, ou para por a script a funcionar, isto é, parece-me impossível de impedir que ganhem dinheiro à custa do teu trabalho (até porque é muito difícil de provar que realmente ganharam dinheiro à custa do teu trabalho)...

Não posso impedir, correcto. Da mesma forma que não posso impedir que me roubem o carro se eu não o estiver a vigiar 24/7. Mas se eu proteger o código com uma licença válida, sempre posso processar quem o fizer. E o código PHP é sempre distribuido, ninguém o vai esconder e não me parece que alguém se dê ao trabalho de utilizar o Zend e instalar num servidor com suporte para tal para esconder o código do cliente. Apesar deu querer investir muito nisto (pois irá poupar-me muito trabalho no futuro, espero eu), não me parece que vá ficar um trabalho excelente ao ponto de alguém se querer dar a esse trabalho.

Eu costumo documentar tudo que faço (neste tipo de trabalhos) e criar páginas no meu site próprias para os trabalhos e logo, terei sempre algum tipo de provas que a primeira aparição pública de tal código, foi no meu site e se a licença que eu aplicar, for válida (não vejo razões para tal), estou de certa forma protegido.

Claro que até poderá existir quem o use comercialmente sem eu saber e até poderei nunca vir a saber, mas pronto... Coisas da vida. E como já disse, não me parece que o trabalho seja algo de excepcional ao ponto de alguém o querer fazer, de qualquer forma, quero proteger, just in case... É que se ficar tal e qual como eu quero, tal e qual como eu o imagino na minha mente, gostava de o tentar comercializar, ou talvez não. Depende de muita coisa, mas já tive um projecto semelhante em que um conhecido que está na área do webdesign me lisonjeou bastante pelo trabalho e que se eu o quisesse comercializar que poderia conseguir alguma coisa (e ele ajudava-me a fazê-lo), mas nunca liguei muito até agora e estou a fazer algo diferente e melhor do que o que fiz na altura.

Sempre é melhor protege-lo de alguma forma do que simplesmente não fazer nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção que GPL não é sinonimo de Free !!!

Normalmente as pessoas associam Open-Source == Free e não é bem assim, as aplicações PHP por exemplo o IPB é Open-Source (pelo menos dá para ver o código LOL) e no entanto não é free.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção que GPL não é sinonimo de Free !!!

:eek: ?

GPL é free e open-source!

a GPL permite-te usar o código sem pagar nada (no pior do casos, podes é ter que o compilar tu).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Não posso impedir, correcto. Da mesma forma que não posso impedir que me roubem o carro se eu não o estiver a vigiar 24/7. Mas se eu proteger o código com uma licença válida, sempre posso processar quem o fizer. E o código PHP é sempre distribuido, ninguém o vai esconder e não me parece que alguém se dê ao trabalho de utilizar o Zend e instalar num servidor com suporte para tal para esconder o código do cliente. Apesar deu querer investir muito nisto (pois irá poupar-me muito trabalho no futuro, espero eu), não me parece que vá ficar um trabalho excelente ao ponto de alguém se querer dar a esse trabalho.

não era nesse sentido que estava a falar...

suponhamos que uma empresa precisa de uma versão ligeiramente modificada do teu código, pretende impedir a empresa de pagar a um seu empregado para modificar o teu código? mesma que pretendas fazê-lo, nunca poderás provar que a empresa está a pagar a esse funcionário por esse serviço em particular...

e haverá certamente 1001 formas de ganhar dinheiro à custa do teu trabalho, por exemplo, a instalar e configurar a script, e muito dificilmente vais conseguir uma licenças que tenha e conta todos estes casos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não necessitas de grande licença, ou melhor, não é necessário ires buscar nenuma dessa licenças. Basta que dês autorização para uso do sistema mediante condição de que não seja usado para fins comerciais.

Será sempre o detentor dos direitos de autor e poderás mudar as condições de licença ou até retirar o software e proibir a sua utilização.

Se usares uma GPL ou semelhante, não podes retirar a licença nem mudar de ideias, no momento em que lanças um software com uma licença GPL, aquele software em questão, aquela versão, ficará sempre como GPL. Para retirar a licença, terás de lançar uma versão diferente do software.

De resto, não vejo porque precises de uma licença, seja GPL, seja outra, de entre as que já existem, os teus direitos estão protegidos pela legislação portuguesa. Claro que nada te garante que alguém os viole, mas não precisas fazer nada para que essa violação seja condenada e haja intervenção judicial.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não era nesse sentido que estava a falar...

suponhamos que uma empresa precisa de uma versão ligeiramente modificada do teu código, pretende impedir a empresa de pagar a um seu empregado para modificar o teu código? mesma que pretendas fazê-lo, nunca poderás provar que a empresa está a pagar a esse funcionário por esse serviço em particular...

e haverá certamente 1001 formas de ganhar dinheiro à custa do teu trabalho, por exemplo, a instalar e configurar a script, e muito dificilmente vais conseguir uma licenças que tenha e conta todos estes casos.

Tudo bem, tens razão ate certo ponto. Se eu vir o meu trabalho a ser usado como não devia ter sido, se eu por acaso descobrir alguma coisa, ou algum uso impróprio do software ou descobrir que alguem quebrou a licença. Posso sempre tentar fazer qualquer coisa... Claro que não posso provar tudo, mas não era isso que tava em questão. Os teus argumentos estão a dizer-me para não fazer nada porque há mil uma situações em que não posso provar nada, tudo bem, argumento válido para essas situações. Mas há outras tantas em que posso fazer alguma coisa e mais vale prevenir que remediar.

@Knitter

Eu sei, poderia optar por algo do género:

Licensing

SPAW Editor v.2 is available under 2 licensing options:

1. Free of charge under the terms of GNU General Public License (GPL) version 2 or higher;

2. Commercial licenses for use in applications distributed under the terms not compatible with GPL license (see our Purchase page for details)

Mas eu estava mesmo à procura de algo mais formal que envolvesse uma situação parecida. Embora o exemplo acima não seja o ideal para o que eu quero, penso eu...

Como nesse exemplo eu não poderia apenas dizer algo como:

- Qualquer uso pessoal e para fins não lucrativos a licença é a GPL, independentemente do que ela diga sobre uso comercial, isso não é válido para este software. Ou seja, tudo que a licença diga sobre uso não comercial, é válido, o que disser sobre uso comercial, é inválido.

- Qualquer tipo de uso comercial que envolva o software, é extremamente proibido.

Eu não posso fazer isto? Eu acho que posso, sou o autor do software, faço o que quiser, right? Eu só queria era algo + formal que explicasse isso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

- Qualquer uso pessoal e para fins não lucrativos a licença é a GPL, independentemente do que ela diga sobre uso comercial, isso não é válido para este software. Ou seja, tudo que a licença diga sobre uso não comercial, é válido, o que disser sobre uso comercial, é inválido.

- Qualquer tipo de uso comercial que envolva o software, é extremamente proibido.

Eu não posso fazer isto? Eu acho que posso, sou o autor do software, faço o que quiser, right? Eu só queria era algo + formal que explicasse isso...

o problema é podes introduzir inconsistência/buracos na licença que a tornem inválida... por isso é que acho que o melhor é usar sempre uma licença GPL ou CC, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o problema é podes introduzir inconsistência/buracos na licença que a tornem inválida... por isso é que acho que o melhor é usar sempre uma licença GPL ou CC, etc.

ou entras em contacto com um advogado , para teres a certeza de que a tua licença não tem falhas ... mas isso já te ia sair caro.. :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que uma licença do tipo, "a licença válida é GPL menos é inválida PARA QUALQUER TIPO DE USO COMERCIAL, USO COMERCIAL NÃO É PERMITIDO AT ALL" vai ter lacunas?

Claro que não ia escrever assim e ser + explicito, mas tu percebes...

Advogados estão fora de questão por causa de uma licença.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tipo, basta isto:

Licença X para fins pessoais.

Proibido o uso para fins comerciais.

O que queres deve ser algo tipo isto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que uma licença do tipo, "a licença válida é GPL menos é inválida PARA QUALQUER TIPO DE USO COMERCIAL, USO COMERCIAL NÃO É PERMITIDO AT ALL" vai ter lacunas?

pode haver alguma coisa na GPL que entre em conflito com o facto de tentares impedir o uso comercial ou de estabeleceres limites à licença. ainda para mais com a GPL que tem uma enorme complexidade... e os advogados são peritos em encontrar buracos...

aconselho-te mesmo a optares pelas licenças da CC, acima de tudo pela sua simplicidade.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que não precisas de procurar muito, GPL faz o que queres.

GPL não pode ser usado para uso comercial, no entanto não impede que algum burro compre uma cópia.

Isto quer dizer que podes cobrar por distribuir mas ninguem é obrigado a pagar se conseguir uma cópia por outros meios mais baratos.

Isto de qualquer forma já é impossivel de controlar, logo o GPL serve perfeitamente.

Ora como es o camado "copyright holder" na licença GPL, podes distribuir o teu software com outras licenças diferentes, inclusive uma para uso comercial.

Exactamente o que acontece nas bibliotecas de QT.

Se alguem quiser fazer software comercial tem de pagar, usando outra licença comercial.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A GPL é uma licença americana, em Portugal, metade da GPL é inválida.

Basta algo nas linhas de:

"Permitido o uso gratuito para fins não comerciais. Todas as outras utilizações são proibidas.

Como fins não comerciais consideram-se, uso pessoal de onde não provenha lucro directo ou indirecto ou outro beneficio material, uso em institiuções de ensino, instituições sem fins lucrativos. Todas as outras situações são consideradas uso comercial e dessa forma não permitidas."

O próprio Código dos Direitos de Autor e dos Direitos Conexos te garante a protecção, e já agora, tu não tens de provar nada sobre qualquer violação dos teus direitos, é responsabilidade da Policia Judiciária e do Ministério Público fazer isso, nem precisas ser tu a denunciar a violação.

Quanto a lacunas no texto, isso acontece na GPL porque a GPL pretende fazer algo complicado, dar liberdades que as legislações dos paises não permitem. A GPL é o exemplo de uma licença complicada que pretende salvaguardar alguns direitos ao autor e ao mesmo tempo dar liberdades aos utilizadores sem que algum se aproveite. No caso de uma licença ou permissão de utilização que não pretenda fazer o mesmo, que é o teu caso, não tens grandes problemas.

Os teus direitos estão garantidos desde o momento em que cries uma obra nova e a publiques, a partir daí, qualquer utilização sem autorização é ilegal, é, em grande parte dos casos, crime, o que faz com que sejam as autoridades as responsáveis por garantir os teus direitos.

Não vejo qual é o problema com a questão das licenças, queres criar algo que apenas possa ser usado em situações onde não exista comercialização de produtos ou serviços que tenham como componente o teu software, então proibe a utilização comercial, não é preciso usares GPLs ou outras licenças. Do meu ponto de vista, o uso dessa licenças tras mais problemas, em situações como esta, que vantagens.

@shummy

A GPL permite o uso comercial, está na licença que o uso comercial não é proibido. Desde que todos os outros pontos da licença sejam respeitados eu posso vender um software sob a licença GPL.

A dualidade de licenças só é aplicada quando se pretende que seja possível o fecho do código e a não distribuição do código fonte.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já leste a Lesser GPL (LGPL)? Não li, não sei do que consta, estou a deixar o link para veres se se adapta ao que queres...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Knitter

Apeas porque gostava de ter algo mais formal sobre a forma como o software é disponibilizado ao público em vez de ter apenas umas linhas escritas por mim a dizer o que permito e não permito. Só isso...

@TheDark

A LGPL é pior para o que eu quero fazer... Quer dizer, se calhar vai dar ao mesmo, mas neste contexto, não tem vantagem nenhuma sobre a GPL. A LGPL é mais para bibliotecas e assim, porque tipo, imagina biblioteca X em GPL. Se o teu programa usasse biblioteca, tinhas obrigatoriamente de o lançar sobre a GPL ou compatível, se a biblioteca X fosse LGPL, não precisavas de publicar o código do teu programa, podias mante-lo closed source, mas, a biblioteca X e as modificações que fizesses a ela tinham de ser publicadas segundo a mesma licença, mas o teu código o teu programa, poderia ter uma licença própria. Se fosse GPL, isso não era permitido. Ou seja, para mim, isso é completamente irrelevante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@shummy

A GPL permite o uso comercial, está na licença que o uso comercial não é proibido. Desde que todos os outros pontos da licença sejam respeitados eu posso vender um software sob a licença GPL.

A dualidade de licenças só é aplicada quando se pretende que seja possível o fecho do código e a não distribuição do código fonte.

Talvez não me tenha explicado bem por a explicação ter sido tão resumida... Mas foi isso que quis dizer.

Não sei se "permite uso comercial" será o termo adequado. Pode ser cobrado dinheiro pela distribuição, mas isso já tinha referido anteriormente, acho que não valia a pena estar a repetir-me.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que não precisas de procurar muito, GPL faz o que queres.

Então como é que isto pode ser verdade? :D

Eu não quero que ninguém (para além de eu) use o meu software comercialmente, seja de que maneira for...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem o Knitter levantou uma questão interesante sobre a licença GPL em Portugal, da qual não tenho certeza nem encontro informação. Mas colocando um pouco esse tópico de parte.

Seja de que forma for é um pouco dificil de manter.

Eu posso pedir dinheiro pela distribuição, até porque isso me pode custar dinheiro a mim... e dai a legalidade Portuguesa até pode ser diferente, ou a Alemã, ou a Francesa, ou etc... E dai para a frente já não sei que te diga LOL.

Esconde isso dentro do cofre.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente, não percebi nada do que quiseste dizer com este último post...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente, não percebi nada do que quiseste dizer com este último post...

Nazgulled, tenho uma dúvida..

Uma Licença é apenas um acordo entre alguem para outro alguem certo ?

Quando tu usas a GPL, aquilo é apenas um modelo para uma licença ..

Porque não fazes tu a tua própria licença ??

Não estou a afirmar, estou a questionar porque agora fiquei curioso.

Não se pode escrever a nossa própria licença ??

Abraço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes lol... Mas no caso da GPL, por exemplo, é uma licença que foi feita com o propósito de distribuir código open-source, foi revista por muitas pessoas e possivelmente por advogados. Fazeres tu uma licença, podes criar lacunas na mesma sem te estares a aperceber disso. Essa é uma razão pela qual não quero fazer isso, outra, é porque queria algo formal e escrito por mim isso nunca iria acontecer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora