• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

baleado

Boas práticas de programação

3 mensagens neste tópico

Viva pessoal,

Esto a desenvolver uma aplicação em PHP + MYSQL e adoptei uma metodologia de programação que não considero a melhor:

- Usei um ficheiro funcoes.php só com as funções

- Uma das funções recebe uma query e devolve o seu resultado

- Usei um ficheiro config.php com 4 variaveis globais com os dados de ligação á base de dados (nome da base de dados, endereço, user e password)

E basicamente faço o include do funcoes.php em todos os ficheiros e chamo as funções que vou precisando.

Contudo esta não me parece ser a melhor solução, por isso gostava de saber quais são os vossos métodos quando fazem aplicações em PHP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essas são realmente boas práticas. Principalmente o facto de definir o config.php... :)

Mas cada um tem as suas boas práticas, e tudo depende do que estejas a desenvolver. Por exemplo, a correcta identação do código, os comentários a explicar o que fazem as variáveis por exemplo, o que fazem as funções, etc... tudo isto seria uma boa prática de programação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol ok tudo bem mas tipo sinto que o meu código esta muito confuso. Por exemplo pensei no uso de classes onde dividia melhor o código, mas depois pensei: terei que andar sempre a criar novos objectos em todos os ficheiros ou crio o objecto uma vez e envio-o de pagina para pagina?

Outra das coisas que não consigo evitar é o uso excessivo quanto a mim de echo para desenhar o aspecto da pagina, por isso é que gostava de saber que truques cada um costuma usar para desenvolver bons códigos em páginas web feitas em php.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora