• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

fpinto

boot menu

20 mensagens neste tópico

boas, que manager para o boot menu me recomendam? já tentei vários mas nenhum funcionava... alguém conhece um grátis que funcione bem?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso e para linux. ja tentei os 2. mas eu sou windows. conhecem algum para windows?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas...

O que queres é colocar imagens e censas do tipo no menu onde escolhes os sistemas operativos? Se é isso que queres, nem sei se dá para fazer sem instalares outras coisas, se o que queres é apenas alterar as frases ou alterar os valores, basta ires ao ficheiro Boot.ini que está em na raiz do sistema (c:\), ele esta oculto e só para leitura, tens de retirar o visto do Só leitura (ou algo do genero), depois é só alterares e gravar. Se não quizeres à mão podes utilizar tipo um utilitário que o windows tem. Vais ao executar, metes msconfig e no separador BOOT.ini, tens uma especie de editor.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se usares o Vista (não tenho a certeza que dê para usa-lo se o Vista não estiver instalado), tens o próprio boot do Vista que em conjunto com o EasyBCD, podes configurar aquilo para entrar em vários sistemas operativos Windows e Linux.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

NuGuN. o que eu queria era alterar quando tem o Windows home edition e a barra a carregar. eu tirei da net uns boot menu mas para instalalos... e preciso uns programas esquisitos... nazgulled. eu não tenho vista. (talves tenha daqui a  uns meses) djthyrax. vou tentar instalar e fazer com o GRUB

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

coincidência... estive também a procurar no google varias horas e encontrei esse programa. meu deus isso e tão simples de utilizar e tem 600 e tal paginas com boot menus. adorei mesmo. recomendo (bootskin)

cumps fpinto

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Era isso que tu querias? É pa, vê se és mais especifico para a próxima...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu disse boot menu... só existe um boot menu... se calhar nem todos sabiam o que isso era... para a próxima tento ser mais especifico. bgd a todos vosses

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu disse boot menu... só existe um boot menu... se calhar nem todos sabiam o que isso era... para a próxima tento ser mais especifico. bgd a todos vosses

Er, lol? Boot menu = menu do boot loader. O nome daquilo a que te referias é boot screen. :)
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

na net dizia boot menu for download... e era aquilo que eu perguntei então pensei que fosse por isso ou tu estas mal ou o site esta mal... ou estão os 2 correctos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ou tu estas mal ou o site esta mal... ou estão os 2 correctos.

Não. Ele está correcto, é mesmo o site que está mal.

Boot menu é onde escolhes qual o Sistema Operativo em que queres entrar, ou as opções para entrar nele.

O ecrã de carregamento do SO é boot screen.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso de quem está mal é discutivel, na verdade o que o fpinto pede é chamado de "boot menu image".

O grub é um boot loader e não um boot menu :P

Mas neste caso, confusões à parte, e sem entrar em discussões, essas imagens, que são mais que simples imagens, são chamados de boot menus, não perguntem porquê porque não sei, pode estar relacionado com o facto de essa imagens serem destinadas a alterar o boot loader do windows, ou pelo facto de serem colocadas numa altura em que aparece o menu de boot do windows, não sei, o facto é que são chamadas de "boot menu images" por todos os sites da área e pelos programas que as usam.

Uma nota, fpinto, não uses isso, é giro é verdade mas lembra-te que essas imagens provocam a alteração do boot loader do windows, a alteração do binário, mesmo os programas que dizem não o fazer fazem-no, não existe outra forma, é como o windows está feito, mesmo que não coloquem a imagem no binário colocam uma referencia, de qualquer forma alteram o boot loader do windows e isso não é seguro.

Seja porque o utilizador que fez as imagens não teve cuidado, ou mesmo tendo tido cuidado, o windows não está preparado para essas alterações. De todas as vezes que mexi nisso notei problemas no windows que foram resolvidos voltando a repor o boot loader original do windows e removendo qualquer programa que o altere, mas que é giro é :)

Outra nota, o próprio windows tem um boot loader, é até possível carregar outros sistemas operativos com o boot loader do windows, embora apresente um boot menu simplista, apenas o nome dos SOs a carregar e sem quaisquer opções.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu nunca li em lado algum que se chamava boot menu image, mas pronto... não me apetece discutir isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O boot menu é o menu apresentado pelo boot loader ;P É o que permite escolher o SO no grub, ou as opções de carregamento do Windows (por exemplo, não exclusivamente)

If boot.ini contains more than one operating system entry, a boot menu is displayed to the user, allowing the user to choose which operating system is to be loaded.

in http://en.wikipedia.org/wiki/Windows_NT_startup_process

Boot menu image pode chamar-se à imagem que por exemplo o grub pode mostrar quando apresenta o boot menu.

O boot screen é o que o fpinto quer alterar. Não tem nada a ver com boot loaders nem boot menus, é independente destes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, eu sei, no entanto quando se referem ao windows e a essas imagens no windows, são também chamadas de boot menus, não sei até que ponto estão certos mas esses são os nomes que os sites lhes dão nos sites de dedicados a isso, mesmo o os programas usam esse nome, mas como disse, não sei porque lhes chamam assim, pode ser mais um dos vários erros que acabam por ficar, podem ter razão no nome, não sei. Apenas respondi porque acho que o fpinto tinha alguma razão no tópico que escreveu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho que concordar com o Nazgulled, nos sites que frequento também nunca vi chamarem-lhes assim...

Acho que a discussão já vai longa demais para um tema em que (quase) todos concordamos. Por isso não digo mais nada :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora