• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

eg.abreu

Iniciação à programação

6 mensagens neste tópico

Olá pessoal,

Estou iniciando na programação e estou com muita vontade, porém, um pouco confuso e receioso. Gostaria de um conselho para ter sucesso profissional, pois estou com 37 anos e sou da área gráfica, ou seja nenhuma ligação com programação. Alguém pode me dar uma dica?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso vai depender dos objectivos que tenhas, a área gráfica pode ser usada tanto a nível de web como de aplicações "desktop", é uma questão de ver em qual área está mais à vontade ou tem mais contactos pelo que para WEB ASP.NET a nível profissional é uma bom projecto e assim dá logo para aprender C# ou VB.NET que pode também ser usado fora da web, outra opção que permite também esta dupla é Java e ai até já entra em níveis de programação móvel e tudo.

Pessoalmente recomendo Java visto que dá para tudo e não para de crescer mas isso é uma questão de escolhas e gostos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Valeu. Vou tentar seguir a sua dica e ver no que dá.

Muito obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sendo, novamente politicamente incorrecto, deixo aqui outra hipótese: apostar na diferenciação.

Vindo da área gráfica, e vendo a tendência actual de desenvolvimento de aplicações, creio que a melhor aposta será desenvolvimento web ou assente nesta plataforma.

ASP, ASP.NET, PHP, JSP e afins é aquilo a que chamo "linguagens de algibeira", ou seja qualquer programador sabe (melhor ou pior) "martelar" e se não sabe, aprende em 3 dias (literalmente).

Assim, porque não apostar na diferenciação aprendendo aquilo que poderá muito bem até ser a próxima onda?

O GWT (http://code.google.com/webtoolkit/) que tão bem conhecemos do GMail e do Google Maps, o JavaFX (http://java.sun.com/javafx/) parecem-me bem posicionados neste ponto e o RoR (http://www.rubyonrails.org/).

Estes exemplos proporcionam factores diferenciadores em relação às linguagens web "tradicionais" e que talvez facilitem a exploração da tua vertente gráfica profissional.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei muito desta abordagem. Acho que será um bom ponto de partida, vou pesquisar sobre os indicados e ver qual consigo melhor adaptação.

Valeu

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso JavaFX também acho uma boa ideia mas em todo o caso será melhor saber minimamente Java embora ainda nao tenha usado JavaFX penso que o mecanismo de programação e sintaxe não deve fugir muito ao JavaSE e JavaEE tal como aconte-se com JavaME.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora