• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Carlos

Tráfego ilimitado de Internet? Não é bem assim...

22 mensagens neste tópico

A TV Cabo, detentora da Netcabo, confirmou, em declarações à Agência Financeira, a existência de uma "Política de Utilização Aceitável", que impõe limites ao tráfego de Internet supostamente ilimitado.

«Os níveis de utilização aceitável baseiam-se no perfil global de utilização de todos os clientes e têm como objectivo prevenir que a utilização abusiva de um cliente tenha impacto no serviço de qualidade que a TV Cabo garante a todos os outros clientes», diz a empresa.

[...]

http://ciberia.aeiou.pt/?st=7386

estes ISPs estão cada vez melhor... fazem publicidade a um serviço com determinadas condições, mas depois não podemos usufruir dessas mesmas condições em pleno...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

enfim... mais um caso de publicidade enganosa...só em Portugal isto  :wallbash: :mad:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que baixem as velocidades de download e upload ainda se percebe, porque os vizinhos não são obrigados a ficar com a velocidade lenta, agora cobrar tráfego extra quando o tarifário contempla tráfego ilimitado? Ao ponto que isto chegou...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mudem para a Tvtel, que vos cobra (20 € = 10 GB Nacionais e Internacionais).

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

na tele2 tens 50Gb por 20€...

o problema é que não têm cobertura em todo o país.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

na tele2 tens 50Gb por 20€...

o problema é que não têm cobertura em todo o país.

Eu por exemplo é-me difícil mudar de operadora. Todas as outras não cobrem a minha área...

Mesmo no caso das placas wireless... na minha casa é raro apanhar sinal 3G !

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ehe, realmente ao que isto chegou...

Alguém sabe se o Meo impõe esta PUA?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O MEO não tem nada a ver com a TvCabo, se bem me lembro é um serviço da PT.

Embora a TvCabo também pertença (ou pertencesse?) à PT, o SAPO também pertence à PT e não há cá dessas confusões: Tráfego Ilimitado é tráfego ilimitado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso de tráfego ilimitado, principalmente quando se fala de tráfego internacional, é tudo bullshi, existe sempre traffic shapping nesses casos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso de tráfego ilimitado, principalmente quando se fala de tráfego internacional, é tudo bullshi, existe sempre traffic shapping nesses casos.

traffic shapping não tem a ver com tráfego ilimitado. Podes ter uma velocidade menor mas o tráfego não deixa de ser "ilimitado" (ou seja não interessa o tráfego que faças).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

traffic shapping não tem a ver com tráfego ilimitado. Podes ter uma velocidade menor mas o tráfego não deixa de ser "ilimitado" (ou seja não interessa o tráfego que faças).

Eu disse que em todos/quase todos os serviços com tráfego ilimitado (SimplesNet por exemplo) existe traffic shapping. Não tou a dizer que o traffic shapping acontece só nos serviços com traf. ilimitado. :P
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Simplesnet com traffic shapping? Isso é novidade, sendo cliente da Simplesnet....

Tráfego ilimitado é algo que não existe, mas não me admiraria nada que essa política esteja no contracto assinada, claro que não deixa de ser um politica enganadora e que induz os clientes em erro, mas duvido que não esteja escrito no contracto que os clientes assinaram, se não estiver, então aí a conversa é completamente diferente, e todos os clientes se podem queixar e exigir o seu táfego "ilimitado".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pelo que ouvi não estava no contrato, mas a Netcabo reservava-se no direito de alterar a PUA, logo, quando a Netcabo viu que este serviço já não lhe era favorável, alterou as condições...

pior de tudo, é que eles falam em níveis de utilização razoáveis, mas parece-me  que não referem especificamente os valores em que se enquadram esses níveis.

independentemente de estar ou não, na publicidade não costuma haver referência a esse facto...

eu não sou cliente da Netcabo, mas, mesmo que isto seja legal, parece-me (mais) um abuso dos ISPs.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No caso da TVCabo parece-me que os clientes têm todo o direito de reclamar um serviço que esperavam contractar, e queixa devia ser apresentada perante as autoridades competentes.

No caso da Simplesnet, e li ess tópico vária vezes, a resposta da Simplesnet não refere qualquer traffic shapping, apenas o utilizador refere isso como justificação. Pegandos nos ponto técnicos, os sites que ele usou são, para não dizer publicidade enganosa, faliveis, não é possível verificar a velocidade da ligação da maneira que esses sites fazem, podes ter uma ideia mas mais nada. Por outro lado o utilizador não teve em conta a quantidade de utilizadores da mesma linha ADSL que ele e assim não teve em conta a taxa de contenção, que no caso dele obriga a que os 4MBs sejam divididos por todos os utilizadores, daí taxa de 1/50.

Pelo que testei e tenho visto, não existe traffic shapping, pelo menos na minha ligação. Todos os parametros estão correctos segundo o contracto, das duas vezes que tive problemas com o serviço, a primeira não estavam a contar tráfego, o que era bom para mim :P, na segunda estive 4 horas com DNS incompleto o que me impedia de aceder a alguns sites, nada de grave :P.

Comparando posso dizer que com metade da velociade que a desse utilizador, neste caso o meu serviço é de 2MBs, tenho uma liganção com velocidades superiores :P

A minha taxa de contenção é a mesma, no entanto, na minha central, apenas eu tenho ADSL :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No caso da Simplesnet, e li ess tópico vária vezes, a resposta da Simplesnet não refere qualquer traffic shapping

Ai não? Então o que querem dizer com isto:

No caso do nosso serviço de ISP propriamente dito, são praticadas políticas de gestão de tráfego de modo a atenuar esse efeito de contenção que por vezes surge.

?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto enerva mesmo, "tráfego ilimitado... podes usar quanto quiseres, desde que nos seja favorável"

Isto é a mesma coisa que um gajo comprar uns calções por 10 euros e depois, passados uns tempos vir o dono da loja cobrar 15 euros porque afinal era isso que as outras lojas vendiam.

Não têm mesmo decencia, sempre a tentar enganar o consumidor com truques baixos e publicidade enganosa, depois quem paga são os utilizaadores de p2p que são vistos como os grandes papões. Agora pergunto eu:

eu pago por um serviço o preço que me pedem, se eu quiser estar dia e noite a sacar a topo com a mula ou o bittorrent, não tenho esse direito? Quem são eles para me julgar como "aceitavel"? Eles é que não são aceitaveis com crimes como este ( como uma palavrinha mais forte muda tanto se usada na hora certa... )

A PT devia piar mais fininho depois daquela carga que lhe aplicaram, parece que não lhes chegou, quase que me convenço que mais valia o belmiro ter acabado com aquilo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que a Vodafone (ou era a TMN, já não me lembro), fazia isso. "Ah e tal, tráfego ilimitado, mas se usares muito, pagas".

E eu aqui com um 1 gb de tráfego inter :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No caso da Simplesnet, e li ess tópico vária vezes, a resposta da Simplesnet não refere qualquer traffic shapping

Ai não? Então o que querem dizer com isto:

No caso do nosso serviço de ISP propriamente dito, são praticadas políticas de gestão de tráfego de modo a atenuar esse efeito de contenção que por vezes surge.

?

Apenas referem que não usam outras formas de limitar o efeito da taxe de contenção.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lê lá bem. Eles dizem que são praticadas políticas de gestão de tráfego. Traffic shaping.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Li mal a frase de todas as vezes que passei por lá os olhos :P

Mas mesmo assim, na minha ligação, caso exista, nunca dei por isso. Não tenho qualquer problema em atingir o valor máximo dos meus 2MB e por isso não estou preocupado :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que eles dizem, fazem traffic shaping para limitar as consequências da contenção. Pode ser que estejas numa zona boa :D

Anyway, Clix rula!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora