• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

shumy

[Simulator/Game Engine] Delta3D

11 mensagens neste tópico

Não sei muito bem onde se encaixa este tópico, por isso fica em Informática Geral.

http://www.delta3d.org

Parece que finalmente encontrei a minha menina.

Estou entusiasmado com este sistema, vamos ver se é desta que adiro aos Game Engines.

Depois de tanto procurar em http://www.devmaster.net/engines/, até achei estranho praticamente não ser reconhecido, assim como o autor do 1º comentário.

O único sistema que achei capaz de fazer frente a Delta3D seria o Ogre, mas este é apenas uma biblioteca de visualização e não um Game Engine.

A arquitectura é fantástica, exactamente aquilo que procurava sem tirar nem por. O sistema de ActorProxy, ActorProperties é a arquitectura ideal,

referenciada em livros como "Game Programming Gems".

Isto permite construir objectos para o jogo à base de PlugIns, juntamente com a ferramenta STAGE é capaz de dar uma boa produtividade, assim como permite construir uma equipa de desenvolvimento com varias sub-equipas direccionadas para apenas uma parte do desenvolvimento (Recursos,PlugIns, Game Engine) com bastante independência entre as mesmas. É claro que quem está a construir um mapa de jogo necessita dos PlugIns para serem adicionados, mas os programadores de PlugIns não precisam saber nada sobre o motor de jogo. Graças à arquitectura de ActorProxy os Actores podem ser qualquer coisa, e podem ser separados do motor, mas ao mesmo tempo controlados pelo STAGE e ferramentas

3rd party sem se preocuparem com a implementação particular do Actor.

Software com esta qualidade com licença LGPL só poderia ter parcerias com instituições militares:

http://www.delta3d.org/article.php?story=20041110112606610&topic=about

Se é usado por instituições militares de certeza que é estável.

Alguém interessado em construir uma equipa de desenvolvimento?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

...

Alguém interessado em construir uma equipa de desenvolvimento?

Para um jogo, certo?

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro que tudo para aprender.

Porque vou-te contar... não tem sido fácil por isto a funcionar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive a olhar para os exemplos.

Tive de fazer algumas correcções para por a funcionar em VS 2005, porque as depêndencias vem compiladas para 2003 e dá barraca num tal de "xerces-c". As dependências tem de ser compiladas com 2005 porque existe uma opção que altera as assinaturas das funções nas dll. Opção em  "Project->Properties->C/C++->Language->Treat wchar_t as Built-in Type" manias à lá Microsoft.

Mas de restos conseguipor a funcionar alguns exemplos. É capaz de não ser tão potente no que diz respeito à capacidade gráfica como o Ogre, mas parece ser mais produtivo devido a uma arquitectura diferente.

Se não trabalhar com algo que seja produtivo nunca vou conseguir fazer nada, porque assim já é dificil que chegue.

Se alguem se der bem com o Blender também era bem vindo.

Encontrei outra opção que parece porreira para quem quiser entrar dentro do XNA, mas não sei se será *GPL

http://www.blade3d.com/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já ando há umas semanas a tentar entrar nisto e ando confuso. Neste momento já sei os básicos de SDL, e quero começar a programar em 3D. Achas que vale a pena aprender OpenGL puro?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fazer algo directamente em OpenGL é instrutivo. Mas vaz demorar muito tempo até conseguir resultados agradaveis, não tens efeitos especiais que possas usar, tens de fazer tudo de raiz, shadows, particle system,skeleton animation, fonts,file importers,etc etc, tudo de raiz, dá uma trabalheira descomunal e o mais certo é um cowboy solitário desistir a 5% da meta.

Para não falar dos próprios gestores de recursos, estruturas de dados para gerir objectos no senario (arvores,LOD)

Para além disso é apenas uma biblioteca gráfica. O OpenGL em geral é usado para construir algo mais alto nível que possa ser utilizado de forma produtiva. Ogre, OpensSeneGraph, Vtk, etc

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não te posso dar grandes opiniões sobre isso. Já tinha observado os comentários em DevMasters.

Nunca cheguei a experimentar porque é também apenas um SDK gráfico e não me parece melhor do que o Ogre, logo não me pareceu vale a pena. Assim como não encontrei na altura ferramentas que pudessem aumentar a produtividade, como Scene Builders.

Fazendo contas contra o Ogre e verificando que a arquitectura não me parecia muito diferente, acabei por não lhe tocar.

Se alguem tiver uma opinião melhor que diga.

Agora que reparei bem, até tem um World Editor. Deixa ver...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu já tinha ouvido falar muito bem no Irrlicht, quanto ao Ogre já li que era bloated, mas não posso confirmar, nunca usei nenhum dos dois.

Depois dá também uma vista de olhos no Yage3D, embora seja um projecto relativamente recente. É escrito em D, por isso é que achei interessante. :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tive a observar o World Editor do Irrlicht. É o normal, não bate ferramentas com Blade. A arquitectura é o normal.

O que me agradou no editor STAGE do Delta3D foi o facto de poderes configurar as propriedades dos proprios objectos, propriedades que foram programadas na criação do objecto, não apenas texturas, posição, rotação,etc, isso é o normal.

As peças de contrução em STAGE funcionam como um PlugIn, os ponteiros para os recursos e o código vem todo no objecto, este está pronto para ser utilizado no jogo. Podes configurar propriedades unicas do teu objecto que estejam relacionadas com a lógica do jogo como, energia, força, flags que alteram o comportamento do objecto.

Pareceu-me ver uma opção parecida para Irrlicht, mas não consegui ver nenhum exemplo de como funciona.

Yage3D é muito verde ainda e não estou interesado em aprender D, opções minhas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora