• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Triton

IDEs, toolkits gráficos e bibliotecas associadas

22 mensagens neste tópico

Toolkits gráficos:

(para janelas)

(para aplicações multimedia/jogos)

Bibliotecas de suporte:

• libglade - gera as janelas através de um ficheiro .XML gerado pelo Glade
  • gtkmm - bindings de C++ para GTK
  • Bakery - framework que facilita a criação de aplicações de janelas em GNOME/gtkmm
  • sdlmm - bindings de C++ para SDL
  • OpenML - framework que facilita sincronização de audio/vídeo

Editores de GUIs grátis/open-source:

• Glade - editor oficial para toolkit GTK
  • wxGlade - editor de GUIs para toolkit wxWidgets
  • wxFormBuilder - editor de GUIs para toolkit wxWidgets
  • VisualWX - editor de GUIs para toolkit wxWidgets

Editores de GUIs pagos/proprietários:

IDEs com editores GUI integrados:

• Anjuta - solução completa com debugger, profiler, integração SVN e designer de GUI em toolkit GTK (usa o Glade)
  • KDevelop - solução completa semelhante ao Anjuta mas para Qt
  • wxDev-C++ - solução completa mas para wxWidgets - só funciona em ambiente Windows

IDEs free/open-source:

• Code::Blocks - não tem nenhum editor de GUIs nativo; é possível integrar o wxSmith através de um plugin
  • Netbeans + C/C++ pack - IDE em Java, não traz qualquer suporte para editores de GUI
  • Eclipse + C/C++ (CDT) - IDE em Java, também não traz um editor de GUIs

IDEs pagos/proprietários:

• C++ Builder - IDE pago, só permite criar aplicações de janelas para Windows
  • Microsoft Visual C++ - existe uma versão Express grátis, só permite criar aplicações de janelas para Windows

Editado por Rui Carlos
Actualização de links. Remoção de algum conteúdo obsoleto.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens duas partes a dizer:Editores de GUIs grátis/open-source ;)

Também podias meter uma lista de APIs gráficas (Allegro,SDL,OpenGL,DirectX...)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom trabaho  ;) Estava mesmo a precisar de uma lista deste tipo para me orientar :)

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já fiz outra actualização, acho que ficou muito mais completo. Qualquer coisa digam! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá a todos,

Venho apenas agradecer a vossa ajuda, assim vai ser mais facil!!!

Eu julgava que não existiam programas deste tipo que, em que se pode criar uma GUI de modo drag ant drop ou que se existissem fossem apenas cenas bue sofisticadas e consequentemente bué caras...

Bem... fiz o download do wx-DEVC++, dado que estou muito habituado ao DEVC++ norma, e vou começar por ai, já estou a estudar e espero ainda hoje conseguir fazer um programazito grafico, depois de estar familiarizado, vou então adaptar o GOC topico:  http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=12071, para GUI.

Mais uma vez, muito obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá pessoal!

Tenho usado, dos IDEs aqui apresentados, apenas o DEVC++ ou o wxDEVC++.

Porem, hoje, mais por curiosidade do que por outra coisa, fiz o download do Visual C++.

Verifiquei que criando um projecto vazio, um Windows Form no VC++ ou um wxWidgets Frame no DEVC++, ambos, sem mais nada, foi só criar o projecto e compilar, a diferença é enorme. Enquanto o criado pelo VC++ ocupa apenas 37,5 KB o criado pelo DEVC++ ocupa uns exorbitantes 3040.00 KB...

Alguem sabe a que se deve esta enorme diferença?

Cumprimentos! 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É uma boa lista, mas essas bibliotecas para (para aplicações multimedia/jogos) não são nem de perto úteis para esse propósito.

Para isso é melhor algo como Ogre ou Vtk

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá pessoal!

Tenho usado, dos IDEs aqui apresentados, apenas o DEVC++ ou o wxDEVC++.

Porem, hoje, mais por curiosidade do que por outra coisa, fiz o download do Visual C++.

Verifiquei que criando um projecto vazio, um Windows Form no VC++ ou um wxWidgets Frame no DEVC++, ambos, sem mais nada, foi só criar o projecto e compilar, a diferença é enorme. Enquanto o criado pelo VC++ ocupa apenas 37,5 KB o criado pelo DEVC++ ocupa uns exorbitantes 3040.00 KB...

Alguem sabe a que se deve esta enorme diferença?

Cumprimentos! 

O vistual studio usa a api nativa do windows que está presente em cada computador que tenha windows. O wxdev usa wxwidgets... a tua aplicação wxwidgets é distribuida com os binarios do wxwidgets e todos os seus portos para GTK, windows, mac, qt, etc... daí os 3 megas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O vistual studio usa a api nativa do windows que está presente em cada computador que tenha windows. O wxdev usa wxwidgets... a tua aplicação wxwidgets é distribuida com os binarios do wxwidgets e todos os seus portos para GTK, windows, mac, qt, etc... daí os 3 megas.

Ok... Assim já se percebe!

Então, desta forma, para alem dos 3 megas iniciais, á medida que se for acrescentando código a uma aplicação com wxwidgets, o executavel já não deve crescer muito mais certo? Se um programa criado no VC++ ocupar X, o mesmo programa em wxwidgets deve ocupar sempre X + 3M, certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok... Assim já se percebe!

Então, desta forma, para alem dos 3 megas iniciais, á medida que se for acrescentando código a uma aplicação com wxwidgets, o executavel já não deve crescer muito mais certo? Se um programa criado no VC++ ocupar X, o mesmo programa em wxwidgets deve ocupar sempre X + 3M, certo?

Tudo me leva a crer que sim. Eu não fiz nenhuma pesquisa sobre isto, apenas fiz um raciocinio tendo em conta a forma como o wxwidgets e o visual studio funcionam.

A pegada ( memory footprint ) normalmente é maior ou menos devido à inclusão de bibliotecas. Por exemplo... umagina que incluis a STL... quando distribuiries isso lá vão os binários todos juntamente com isso... quanto mais coisas incluis maior é a pegada.

Mas atenção que estamos a falar da forma como a aplicação é distribuida. E isso é um mundo muuuito complexo. tanto sistema de build e dependencias que praí andam que quase que davam para um ramo de engenharia informatica por si.

Há alternativas no que toca a distribuição de software:

Podes distribuir o código fonte, podes distribuir só os binários da tua aplicação e confiar nas dependencias do sistema alvo.

Pessoalmente acredito que o futuro são soluções que envolvam pacotes, como são as distribuições mais populares de linux ou o java por exemplo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há alternativas no que toca a distribuição de software:

Podes distribuir o código fonte, podes distribuir só os binários da tua aplicação e confiar nas dependencias do sistema alvo.

Pessoalmente acredito que o futuro são soluções que envolvam pacotes, como são as distribuições mais populares de linux ou o java por exemplo.

Pois... Mas enfim! Para programas do tipo do GOC http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=12071, por exemplo, convem que vá tudo direitinho, pois n estou a ver um agricultor a compilar códigos fonte!

Assim acho que apesar dos 3 megas adicionais vou, por uma questão de compatibilidade e portabilidade continuar a usar o wxwidgets.

Agradeço a vossa ajuda!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É uma boa lista, mas essas bibliotecas para (para aplicações multimedia/jogos) não são nem de perto úteis para esse propósito.

Para isso é melhor algo como Ogre ou VtkPois... Mas enfim! Para programas do tipo do GOC http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=12071, por exemplo, convem que vá tudo

OGRE é um motor 3D... nem acredito como consegues dizer que OpenGL, SDL e DirectX não são nem de perto úteis para o fim que foram criadas, aplicações multimedia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E não, são apenas a base para construir bibliotecas mais alto nivel.

É impensavel desenvolver software multimédia directamente de OpenGL, só mesmo se não existir outra alternativa.

Desenvolver software multimédia com OpenGL é comparativo a desenvolver aplicações desktop com assembly. Se dá... dá pois, não acabas é nunca, e quando acabares resta a tarefa impossivel de encontra a panoplia de bugs existentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

SDL por exemplo é bastante utilizado para aplicações multimedia. Quanto ao OpenGL, claro que tem a sua curva de aprendizagem. :biggrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Toolkits gráficos:

(para janelas)

GTK

wxWidgets

Qt

FLTK (Fast Light Toolkit)

(para aplicações multimedia/jogos)

Allegro

DirectX

OpenGL

SDL (Simple DirectMedia Layer)

ClanLib

Bibliotecas de suporte:

libglade - gera as janelas através de um ficheiro .XML gerado pelo Glade.

gtkmm - bindings de C++ para GTK.

Bakery -  framework que facilita a criação de aplicações de janelas em GNOME/gtkmm.

sdlmm - bindings de C++ para SDL

OpenML - framework que facilita sincronização de aúdio/vídeo

Editores de GUIs grátis/open-source:

Gazpacho - editor de GUIs para toolkit GTK.

Glade - editor oficial para toolkit GTK.

wxGlade - editor de GUIs para toolkit wxWidgets.

wxFormBuilder - editor de GUIs para toolkit wxWidgets.

VisualWX - editor de GUIs para toolkit wxWidgets.

Editores de GUIs pagos/proprietários:

wxDesigner - editor de GUIs para toolkit wxWidgets.

DialogBlocks - editor de GUIs para toolkit wxWidgets.

IDEs com editores GUI integrados:

Anjuta - solução completa com debugger, profiler, integração SVN e designer de GUI em toolkit GTK  (usa o Glade).

KDevelop - solução completa semelhante ao Anjuta mas para Qt

wxDev-C++ - solução completa mas para wxWidgets - só funciona em ambiente Windows.

IDEs free/open-source:

Code::Blocks - não tem nenhum editor de GUIs nativo. É possível integrar o wxSmith através de um plugin.

Netbeans + C/C++ pack - IDE em Java, não trás qualquer suporte para editores de GUI.

Eclipse + C/C++ (CDT) - IDE em Java, também não trás um editor de GUIs.

Dev-C++ - IDE básico sem editor de GUI nativo - só funciona em ambiente Windows.

IDEs pagos/proprietários:

Borland C++ Builder - IDE pago, só permite criar aplicações de janelas para Windows.

Microsoft Visual C++ - existe uma versão Express grátis, só permite criar aplicações de janelas para Windows.

Posso-me ter enganado em qualquer coisa, não me batam. :biggrin:

Quando falas no Eclipse, devias ter posto "Traz", e não trás, acho eu :D

1

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tenho estado a estudar o Qt para criar interfaces gráficas para programas em C/C++, bem mas o programa tem muita coisa inútil para mim

alguém conhece por ai uma biblioteca ou outro coisa qualquer, para criar programas em janelas?

algo bem ao estilo do windows95, não precisa de design nenhum, só criar caixas de input e botões para executar determinadas funções

se fosse uma biblioteca, se é que existe, melhor ainda (já que programo em ficheiro de texto mais consola)

P.s - é para mac os executáveis (pois para windows penso que existe a windows.h)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom dia,

Vê o GTK+, pode ser que dê para o que queres.

Cordiais cumprimentos,

Appcsantos

1

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Em 10/08/2007 às 10:27, JD557 disse:

Tens duas partes a dizer:Editores de GUIs grátis/open-source ;)

Também podias meter uma lista de APIs gráficas (Allegro,SDL,OpenGL,DirectX...)

Acrescentando a API Vulkan...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
11 horas atrás, pmaa disse:

IDE grátis: QtCreator, cf. https://www.qt.io/ide/

Já estava afixado mas não estava mencionado que era grátis. Só para realçar que há pouco tempo instalei o Qt Creator 4.1.0 e até agora estou maravilhado com a sua interface e a sua fluidez ... para não falar das suas potencialidades...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora