• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JD557

OpenGL 3.0 oficialmente anunciado

15 mensagens neste tópico

The OpenGL ARB officially announced OpenGL 3 on August 8th 2007 at the Siggraph Birds of a Feather (BOF) in San Diego, CA. OpenGL 3 is the official name for what has previously been called OpenGL Longs Peak. OpenGL 3 is a great increase in efficiency in an already excellent API. It provides a solid, consistent and well thought out basis for the future. OpenGL 3 is a true industry effort with broad support from all vendors in the ARB. The OpenGL 3 specification is on track to be finalized at the next face-to-face meeting of the OpenGL ARB, at the end of August. This means the specification can be publicly available as soon as the end of September, after the mandatory 30 day Khronos approval period has passed. Also presented today were the changes to the OpenGL Shading Language that will accompany OpenGL 3. For more details see the OpenGL BOF presentations here. We invite you to discuss this news in this thread on our forums.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até que enfim vão fazer improvements. ;)

Como se tu usasses muito o OpenGL. -.-

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até que enfim vão fazer improvements. ;)

<offtopic class="matinal"  to="R4K4T4">

E ele disse que usava muito ou pouco? ele disse que até que enfim que melhoram, não disse 'até que enfim que melhoram, já estava farto de trabalhar com o outro'....

</offtopic>

em relação ao tópico, ainda bem que se lembraram do OpenGL, eu não trabalho com ele (até agora), mas já muita gente dizia 'nunca mais há nada novo'...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até que enfim vão fazer improvements. :P

Se soubesses como funcionam os jogos (p.e.) em Linux, calavas a boca. :P

Mas se estás a falar de usar as in programar, não, não uso, mas se o OpenGL vai ser melhorado, vai poder fazer "concorrência" ao DirectX, facilitando o trabalho de programadores que queriam fazer jogos multi plataforma mas que estavam limitados pelo OpenGL e preferiram usar DirectX e tornar o jogo Windows-only (e não me venhas falar do Wine).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não sei directX mas já trabalhei várias vezes com OpenGL e embora tenha as bases todas que são precisas a nível de desempenho deixava a desejar... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas se estás a falar de usar as in programar, não, não uso, mas se o OpenGL vai ser melhorado, vai poder fazer "concorrência" ao DirectX, facilitando o trabalho de programadores que queriam fazer jogos multi plataforma mas que estavam limitados pelo OpenGL e preferiram usar DirectX e tornar o jogo Windows-only (e não me venhas falar do Wine).

Claro que estava a falar em relação a usar na programação. Mas, não levaste a mal o que eu disse, lol.

Concordo contigo no ponto de os jogos serem multi-plataforma. Assim, dão em SO's como o Linux e Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro que estava a falar em relação a usar na programação. Mas, não levaste a mal o que eu disse, lol.

Concordo contigo no ponto de os jogos serem multi-plataforma. Assim, dão em SO's como o Linux e Windows.

The point isn't only o ser multi-plataforma, mas sim serem limitados pelo OpenGL como o Bruno disse.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ia comprar 1 livro de opengl pra a cadeira, sera que vale a pena? ou mais vale esperar por um com os novos standarts, deve estar por meses

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para serem utilizados os novos standards, tem que sair para o mercado hardware preparado para ele. Não vêem placas abaixo da série 8000 da nVidia e abaixo da x2000 da ATI a correr DX10.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para serem utilizados os novos standards, tem que sair para o mercado hardware preparado para ele. Não vêem placas abaixo da série 8000 da nVidia e abaixo da x2000 da ATI a correr DX10.

Vejo ;) a minha 7400 corre(ia) dx10 :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deves estar enganado. O DirectX 10, ao contrário do 9 e do 8, não corre em placas que não sejam criadas para o suportar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tenho a certeza que corria :P

Fazia dxdiag e na versão do DX aparecia 10 :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes ter o DX10 instalado e estar a executar uma versão anterior quando executas aplicações que façam uso da placa gráfica. Os runtimes continuam lá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora