• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Arquivado

Este tópico foi arquivado, e está fechado a novas respostas.

FABIO_F_A_SANTOS

[OpenSource] GOC 3.1 - Gestão de Ovinos e Caprinos

27 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: GOC - Gestão de Ovinos e Caprinos

Última Versão: 3.1

Líder do Projecto: FABIO_F_A_SANTOS

Tópicos deste Projecto: Apenas este.

Página de apresentação: http://fabiofasantos.byethost13.com/goc

Download V 3.1

Descrição do Projecto:

O objectivo deste programa é ser uma aplicação útil aos criadores de ovinos e caprinos nacionais.

A ideia está extensamente explicada na pagina que criei propositadamente para o projecto, http://fabiofasantos.byethost13.com/goc queiram dar uma olhada!

Tenho utilizado na sua construção apenas C e C++ utilizando o IDE wxDEV C++.

- A versão (3.0) já tem GUI que consegui construir graças á ajuda que me foi prestada aqui no P@P, o que agradeço sinceramente desde já. Alem disso o código desta versão foi todo feito de novo, não foi aproveitado o das versões anteriores, pois assim, ficou muito mais simples, tanto em termos de implementação como para permitir fáceis modificações posteriores e/ou correcções de erros.

- Na versão 3.1 foram corrigidas algumas falhas e foi mudado o aspecto para algo mais soft pois ninguém gostava do aspecto das versão anterior. Alem disso, e acho que é o mais importante, a página de apresentação foi totalmente modificada estando agora independente da minha página pessoal e também com um novo aspecto muito mais apelativo e com muito mais informação útil.

As instruções da versão 3.1 foram também largamente acrescentadas com imagens com exemplos de utilização como com texto mais claro e e objectivo.

Utilizei na construção o IDE wxDEV C++.

Deixo aqui o link para o Setup da ultima versão (3.1) http://www.4shared.com/file/29472258/75d73e4f/GOC_3_1_setup.html

Conto com os comentários, criticas construtivas e sugestões de melhoramento de todos! Isto tanto a nível de aspecto e funcionalidades como a nível de implementação.

Cumprimentos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso já tinha visto, até acho a ideia boa, mas se calhar com um GUI o programa ficasse melhor, se calhar para o que é serve, mas era mais profissional um GUI... para além da versão console não ser muito intuitiva ....

just my two cents  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim... Como eu explico no inicio, o meu problema é mesmo esse, ainda não perceber nada de GUIs!

É por isso que apelo a quem me possa ajudar nesse sentido!

Para o que é serve, mas serviria muito melhor com GUI pois se para muitos criadores (de gado) o proprio computador é um bicho de sete cabeças, se se depararem com um ambiente de consola tanto pior.

Por isso reforço o apelo a quem perceber alguma coisa de GUIs e estiver disposto a ajudar-me neste projecto! 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá a todos!

Depois das dicas que gentilmente foram dadas no topico: fiz o download do wx-DEVC++, e estou agora a aprender a usa-lo. Assim que esteja familiarizado, vou então criar uma nova versão do GOC usando GUI.

Reforço o apelo para que se alguem tiver sugestões de melhoramento do programa (fora a GUI) faça o favor de me informar para que a proxima versão já venha com esses melhoramentos. 

Agradeço a todos a ajuda que me deram no tema da GUI. Muito obrigado e até breve!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Experimentei o teu programa e gostei, parabéns pela iniciativa.

Notei um erro de gramática nele: RETORCEDER, é Retroceder que se escreve.

Como tu próprio já disseste o GUI vai melhorá-lo muito.

Mas visto que o programa é destinado a utilizadores com pouca prática de informática,  na minha opinião eu fazia umas alterações no programa: acho que a pergunta inicial é desnecessária, e a mensagem de boas vindas poderia aparecer em cima do menu principal, fica mais rápido de entrar.

Uma coisa que acho fulcral é nas "listagens", acho que devias de mostrar as listagens no programa em vez de as exportares para um ficheiro txt, para o utilizador é melhor, mas podias por como opção a exportação das listagens. Acho que criares um executável para linux também é importante. Quando criares o GUI não te esqueças do linux.

Não explorei o programa todo, mas na MINHA OPINIÃO com estas modificações ficaria melhor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá a todos!

Finalmente acabei de construir uma nova versão (GOC 3.0) com GUI que acabo de apresentar aqui (acabei de modificar as post inicial). Como refiro, conto com as criticas, comentários e sugestões de todos.

Experimentei o teu programa e gostei, parabéns pela iniciativa.

Obrigado eu filo, para utilização propria na exploração dos meu pais mas fico muito contente que possa vir a ser util a mais criadores.

Uma coisa que acho fulcral é nas "listagens", acho que devias de mostrar as listagens no programa em vez de as exportares para um ficheiro txt, para o utilizador é melhor, mas podias por como opção a exportação das listagens. Acho que criares um executável para linux também é importante. Quando criares o GUI não te esqueças do linux.

Tive estas sugestões em conta... Obrigado mais uma vez!

Quanto as listagens agora abrem num pop-up com o notepad assim o utilizador pode fazer com elas, imediatamente o que bem entender!

Quanto ao Linux... Bem eu não tenho muita experiencia nesse sistema e esta versão, não sei sinceramente se funcinará em Linux, porem eu não me esqueci e quando tiver tempo faço questão de criar uma versão para linux. Isto apenas por uma questão de, digamos, "simpatia" pois se muitos criadores nem computador terão quanto mais Linux...

Deixo mais uma vez:

Pagina de apresentação: http://fabiofasantos.byethost13.com/goc

Setup: http://www.4shared.com/file/29472258/75d73e4f/GOC_3_1_setup.html

Obrigado a todos!

Cuprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá pessoal...

Espero que esteja tudo bem convosco...

Então ninguem tem comentários a fazer a este projecto???

Continuo a aguardar as vossas criticas...

Cumprimentos a todos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

n descarreguei o programa, mas pelas screens parece um bom gestor para as quintas com um mt gado, e parece-me bastante detalhado  :(

o meu avo tem tem umas cabras e ovelhas mas n estou a velo em frente do PC  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os links para os binários e para os códigos fonte mudaram, pois agora, tenho tudo no 4shared. Já os mudei na post principal, se algum não estiver correcto agradeço que me avisem.

Cumprimentos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parabéns pelos 9 votos arrecadados.

Nota-se uma grande evolução da v2.0 para a v3.0, mas obviamente queremos mais! Fico à espera da nova versão! ;)

E pode ser que daqui a umas versões o GOC faça parte dos repositórios da Caixa Mágica e Alinex...

Projectos como estes as PME's agradecem! :)

EDIT: não tenho mais criticas a apontar porque não estou dentro do assunto, mas como é normal na evolução é de esperar novas funções, e mais tarde alargar o universo de gado abrangido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

EDIT: não tenho mais criticas a apontar porque não estou dentro do assunto, mas como é normal na evolução é de esperar novas funções, e mais tarde alargar o universo de gado abrangido.

Sim... Eu já tenho uma lista enorme de melhoramentos a fazer e funções a acrescentar... Já estou a trabalhar nas novas versões, embora não tenha muito tempo para isso, porem espero ter disponivel uma versão bastante melhorada dentro de 2 meses no maximo...

Só por curiosidade..., já repararam nisto?

http://pplware.locais.net/2007/10/29/goc-30-gestao-de-ovinos-e-caprinos/

Parabéns ;) Já começa a ter algum destaque ;)

Sim... Já tinha visto ontem...  E como é claro fiquei muito contente...

E hoje já apareceu este: http://freud2004.wordpress.com/2007/10/30/goc-30-gestao-de-ovinos-e-caprinos-produto-recomendado/  :)

Não estava mesmo nada á espera deste destaque todo... É de facto muito incentivador...  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Post = Post do blog.

Sim isso é verdade... É quase igual ao outro mas não deixa de ser interesante pois sempre dá o programa a conhecer a um publico diferente.

Cumprimentos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Post = Post do blog.

Sim isso é verdade... É quase igual ao outro mas não deixa de ser interesante pois sempre dá o programa a conhecer a um publico diferente.

Cumprimentos!

Sim, lá nisso tens razão. ;)

Ah, e parabéns pelo 2o lugar na votação do projecto do mês, foi merecido. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desde já parabens.

Já tinha visto este projecto mas só agora fiz download.

Um amigo necessita de um programa para contabilizar as ovelhas mas as dele são de leite e segundo ele com pastos e tudo essas serão de carne será ?

Primeiras impressões.

As small-info acho um pouco confuso mas talvez ainda não tenha entendido bem a coisa.

A informação fica toda guardada ou vai á vida (limpar as parições ?!?!)

O meu C++ é um pouco rudimentar (1 semestre de P2) mas se caljar ainda pego nisto :-)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desde já parabens.

Já tinha visto este projecto mas só agora fiz download.

Um amigo necessita de um programa para contabilizar as ovelhas mas as dele são de leite e segundo ele com pastos e tudo essas serão de carne será ?

Primeiras impressões.

As small-info acho um pouco confuso mas talvez ainda não tenha entendido bem a coisa.

A informação fica toda guardada ou vai á vida (limpar as parições ?!?!)

O meu C++ é um pouco rudimentar (1 semestre de P2) mas se caljar ainda pego nisto :-)

O programa também pode ser muito útil, se for utilizado com animais de leite. O que acontece é que para esses animais pode ser necessário arquivar ainda mais informação. Eu sugeria que desses a conhecer o GOC ao teu amigo pois pode ser tudo quanto ele precisa. Se não for, podes como tu disseste, pegar no que já está feito e acrescentar, ou então o teu amigo que me contacte para esse efeito.

As small-infos (talvez o nome não tenha sido bem escolhido!!!) são uma espécie de etiquetas que servem para identificar em cada animal uma determinada característica especial. Servem também para criar grupo de animais. Pex. Se se quiser guardar um histórico dos animais vendidos, pode criar-se a small-info "VENDIDO" e atribui-la a cada animal que se vende. Depois pode por exemplo criarem-se listagens apenas dos animais vendidos.

Quanto ás parições, nesta versão, não é guardado um histórico. Portanto, as pariçõs teem uma validade anual. No inicio de cada ano deve faser-se um "Reset Parições" para as poder inserir de novo. Mas á apenas a informação relativa ás parições do ano anterior que "vai á vida" toda a restante informação de cada animal, fica intacta.

Mais alguma duvida é só perguntar.

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá a todos.

Acabo de lançar a ultima versão do GOC. O GOC 3.1.

Esta versão não é em si mesma muito diferente da versão 3.0, foi modificado apenas o aspecto (que ninguém gostava!) para algo mais agradável, assim como foram acrescentadas umas poucas de linhas de código para limar algumas arestas. Porém o funcionamento mantem-se exactamente igual.

As instruções do programa também foram amplamente acrescentadas.

Com o lançamento desta versão foi criada uma nova página de apresentação do projecto que podem ver e dar a vossa opinião em: http://fabiofasantos.byethost13.com/goc/

Link para o Setup: http://www.4shared.com/file/29472258/75d73e4f/GOC_3_1_setup.html

Cumprimentos a todos!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Olá a todos pessoal!

Venho já tarde e a más horas mas não queria deixar de agradecer a todos os que contribuiram para o 1º lugar do goc, no projecto do mês de Novembro.

Em meu nome e em nome das pessoas que colaboraram no projecto, o nosso muito obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites