• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoRodrigues

Instalar Linux neste pc

19 mensagens neste tópico

http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=123342

Tenho este PC (ver a thread acima na 2a pagina).

Queria cá por o mesmo que tenho no portátil, Kubuntu, mas estou com umas dúvidas devido ao dual core do processador e aos 64 bits  :bored:

Main question is: TEnho que sacar a versao 64 bits do iso do kubuntu e aquilo é tudo igual ou há software que pura e simplesmente não há para 64 bits?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Apesar de teres um processador de 64bits também podes utilizar distribuições de 32bits. Ainda existe software que dá alguns problemas em 64bits mas não me parece que venhas a ter muitos problemas devido a isso. O que me estou a lembrar é o Flash, tens de usar uns wrappers para ele funciona como deve ser.

Quanto ao processador ser dual-core não há qualquer problema, desde que instales uma kernel com suporte a SMP (Symmetric multiprocessing), o instalador da tua distribuição deve fazer isso automaticamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes escolher entre a 32bit e 64bit. Das poucas desvantagens do 64bit é o flash, que para contornar tens duas opções: usas o gnash ou instalas o browser em 32bit e usas assim o flash ( linux32 salvo erro ). Quanto a ser dual core quase todas as distro trazem um kernel com suporte a SMP.

De resto podes bem testar 64bit que é o futuro :P Se tiveres problemas sempre podes mudar para 32bit.

Quando à distro, não preferes experimentar Debian + KDE em vez de Kubuntu? (ok, ok, eu estou sempre a chatear com o Debian, mas Kubuntu não é lá muito famoso...)

Testing:

http://cdimage.debian.org/cdimage/weekly-builds/ia64/iso-cd/debian-testing-ia64-kde-CD-1.iso

Testing Net install:

http://cdimage.debian.org/cdimage/daily-builds/daily/arch-latest/ia64/iso-cd/debian-testing-ia64-netinst.iso

Stable:

ftp://ftp.pt.debian.org/debian-cd/4.0_r0/ia64/iso-cd/debian-40r0-ia64-kde-CD-1.iso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

CR_, vamos fazer um acordo. Eu vou tentar instalar Debian com o KDE. Mas, estás ao meu lado porque isto da última vez pôs-me a odiar o debian :P Eu ligo o portátil à net, e ligo este. E vou falando contigo enquanto instalo. bale?

Já agora, quais das de cima instalo? Eu quero um sistema sem estar muito cheio...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente mais vale instalares Debian+KDE do que Kubuntu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, já me disseram isso umas mil vezes. Mas acreditas que apesar de todos os males, Kubuntu tem sido a distribuição mais estável que eu encontrei?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, porquê com xfce? Ou isso não interessa para a história ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Logo agora que eu já tinha sacado :P Já te vou chatear!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Peço desculpa estava distraído :P Mas olha que vou ver 24, portanto enquanto estiver a ver não vou estar no IRC :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
:P Eu tambem ainda vou ver um filme... isto ainda está a sacar tanto a iso do KDE como o nero para a gravar :D e o XP para eu instalar tb. Os gajos da loja puseram o vista de inicio e eu não estou a achar piada nenhuma a isto ...
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, a imagem não é a amd64? (reparei agora que a que tu deste é a ia64)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora, a imagem não é a amd64? (reparei agora que a que tu deste é a ia64)

Não tenho a certeza, mas acho que não há diferenças para os processadores AMD.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
IA-64 (Instruction Arquitecture-64) es una arquitectura de 64 bits desarrollada por Intel en cooperación con Hewlett-Packard para su línea de procesadores Itanium e Itanium 2. Usa direcciones de memoria de 64 bits y está basada en el modelo EPIC (Explicitly Parallel Instruction Computing, procesamiento de instrucciones explícitamente en paralelo).
Também conhecida como AMD64 ISA ou x86-64. É uma arquitetura desenvolvida pela fabricante de micro-processadores Advanced Micro Devices (AMD), caracteriza-se pelo fato de ser totalmente compatível com softwares e Sistemas Operacionais da arquitetura x86 de 32 bits, sem necessidade de qualquer tipo de emulação e sem perda de desempenho.

Achei que era diferente... se calhar estou errado e isto nem tem muito de diferença, mas, tendo um process que diz AMD ... 64 e uma *.iso que diz AMD64 :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sacava o iso amd64. :P Tava a fazer confusão o ia64 com o EMT64 (os 64bits dos processadores "normais" da Intel). :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Me previdente :P saquei o amd64 :) logo a noite é tempo de instalar isto :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente existe diferença, e uma distribuição para a arquitectura IA64 não funciona no teu processador AMD64.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora