• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Para quem usa o Safari 3 beta no Windows...

15 mensagens neste tópico

Instalei ontem o Safari 3 Beta no Windows XP para testar os meus sites neste browser. Até agora, tudo pareceu funcionar com excepção das fontes, algo que não consigo entender. Se fosse o Safari a correr no Mac, até entendia, pois as fontes da Microsoft poderiam não estar instaladas.

Mas o problema é no Windows. E as fontes especificas na página estão disponíveis no sistema. Porquê que o Safari não reconhece estas fontes como deve ser? O site fica completamente diferente devido ás fontes. Alguém sabe porquê?

Das duas uma:

- O Safari não usa as fontes do sistema especificadas no CSS

- O Safari usa as fontes do sistema especificadas no CSS mas o motor de rendering das mesmas no Safari é que as faz diferente

Não sei qual dos casos se estará a passar ou se até mesmo existe outra possibilidade. Será que alguém tem alguma ideia do que se estar a passar e/ou dicas para resolver? Será por ser beta?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que é por ser beta, no meu PC de casa funciona mais ou menos bem, no meu PC do trabalho não aparece RIGOROSAMENTE texto nenhum, nem sequer os menus do próprio programa, e não consigo fazer mesmo nada, não abre link nenhum, não faz mesmo nada...

Suponho que até sair de beta, mais vale esquecer... :/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pelos comentários que tenho ouvido, o último beta já funcionava razoavelmente bem. mas ainda não o instalei (nem sequer no Mac).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Confirma-se, a última beta já funciona (bem) melhor!

Em relação ás fontes, segundo parece, o Safari usa um método próprio de anti-aliasing, em vez de usar o do Windows. Suponho que seja o mesmo método usado no MacOS. Mesmo desactivando o anti-aliasing (nas propriedades do monitor), o Safari continua a suavizar as fontes. Não sei se os dois métodos se "acumulam".

Suponho que seja daí que advenham as diferenças.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual última beta? Eu instalei-o algures durante esta semana, será que estou com a última beta?

Mesmo assim, a diferença de fontes é enorme, parecem fontes completamente diferentes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A versão que saquei hoje é a 3.0.3 (522.15.5)... Quanto as fontes, sim, fica muito diferente, pessoalemente não me chateio muito com isso, é uma coisa na qual nunca confiei muito, é complicado controlar isso...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Complicado porquê? QUALQUER browser, no Windows, mostra as mesmas fontes, porquê que o Safaria não faz o mesmo? Seja qual for o IE, Firefox ou Opera, todos eles mostram as fontes tal e qual como é suposto da mesma forma, só o Safari (no Windows) é que não. Se me disseres que é complicado controlar a aparência das fontes no Windows, Linux e Mac, ai sim, compreendo. Agora, no Windows, não é, ou não devia ser se o Safaria mostrasse as fontes como devia.

E além do mais, uma fonte diferente daquela que tu achaste que ficava bem no design, muda completamente o aspecto do site. E no que eu estou a fazer de momento, a "renderização" de fontes no Safari 3 beta para o Windows, estraga completamente o design. O site até fica mais bem desenhado visto no Linux (sem fontes Windows) que no próprio Windows a usar o Safari.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Complicado porquê?(...)

(...) é complicado controlar a aparência das fontes no Windows, Linux e Mac(...)

Isso. Eu acho que o texto de um website é das coisas mais importantes a ter em conta, mas não me preocupo com design, só mesmo com a legibilidade. Portanto tenho tendência a usar fontes "standard" e/ou que tenham substitutos parecidos para sistemas que possam não as ter.

Já agora (curiosidade), já experimentaste as novas fontes do Windows Vista (Segoe UI, por exemplo)? São muito boas, especialemente com anti-aliasing (não ficam tão desfocadas), se bem que é só mesmo para Vista... bah. Nessas também o Safari aplica o seu anti-alising manhoso, já experimentei...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, o Safari utiliza um motor próprio de renderização de fontes, logo é normal que estas apareçam de forma diferente das fontes renderizadas pelo motor do Windows.

jreis, tenta ver se isto ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Triton, o tal problema (exactamente esse retratado no link que postaste) desapareceu depois de instalar a última versão. Estranhamente em casa não me aconteceu nada disso, mesmo com a primeira beta. Adiante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas uma coisa é ter um motor próprio e aparecer ligeiramente diferente, outra coisa é esse motor criar fontes completamente diferentes do que era suposto, que é o que o Safari faz. As fontes não têm nada a ver com as originais...

@jreis

Mas eu não quero trocar as fontes, as fontes que eu uso, são as mais comuns e as que normalmente são bem visíveis em todo o lado, só no Safari versão Windows é que pelos vistos não, por pura estupidez... Não sei como será o aspecto no Mac...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nazgulled, tou-te a perceber, a cena das fontes do Vista era só como curiosidade. Daquilo que vi do Safari, comporta-se muito como se estivesse num Mac, além do óbvio (interface gráfica do Mac), ele ignora o atalho "janela+M" (minimizar tudo e mostrar ambiente de trabalho)... Bah.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda há alguém a usá-lo? Já funciona como deve ser?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá, uso-o de vez em quando, e por enquanto, só encontro 1 bug, que é quando carregamos no botão na barra de tarefas, ele não minimiza, só no botão ao lado do fechar. E depois quando o restauramos, a janela não fica com o mesmo tamanho com que estava dantes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora