• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Com que browsers te preocupas que os teus sites funcionem?

25 mensagens neste tópico

Estou curioso em saber com que browsers vocês, webdesigners, se preocupam mais e menos para que o site seja visto tal como é suposto. A ideia era fazer uma poll, mas acho que é complicado fazer uma poll sobre assunto de forma coerente. Estou a perguntar isto também para me ajudar um pouco a decidir com o que realmente me preocupar num script/site que estou de momento a fazer e também para o futuro obviamente.

Neste momento, existem alguns browsers com os quais me tenho realmente importado a 100%, ou seja, que tenho estado todos os pormenores de XHTML/CSS/JavaScript. E depois, alguns a que não ligo minimamente, mas se calhar deveria mudar a minha postura... ou se calhar não.

Os browsers:

• Firefox 2
  • Opera 9
  • Internet Explorer 6
  • Internet Explorer 7

As justificações:

• Preocupo-me apenas com o Firefox 2 porque dúvido que haja alguém a usar o Firefox 1. A comunidade que usa este browser, na sua esmagadora maioria (apesar de isto cada vez mudar mais) é aquela que está farta do IE não cumprir com os standards e dar montes de problemas e esta comunidade mantem sempre o browser actualizado.
  • Apesar do Opera ainda ser muito pouco usado em relação ao Firefox/IE, ainda é um pouco usado e convem ter o minimo de suporte, no entanto, eu tento que tudo que faça seja tão compatível no Opera como o é no Firefox/IE.
  • A questão de me preocupar tanto com IE6 e IE7 é muito simples. O IE7 é sem dúvida um grande passo em relação ao IE6, com muito melhor suporte para uma data de coisas e é normal que toda a gente venha a fazer actualização, seja ela com o Vista ou com os updates ao XP. No entanto, ainda deve existir uma grande parte dos utilizadores a correr o IE6 pois durante muito tempo sempre foi o browser mais usado sem discussão. Se calhar devo antes falar no Trident, o motor de rendering de páginas do IE, porque nos últimos anos existiram muitos browsers alternativos usando o Trident. Mas não importa, percebem onde quero chegar...

As dúvidas:

• Como disse anteriormente, dentro dos browsers mais usados, o Opera é o que tem a minoria. Ou seja, será que devo preocupar-me com o Opera 8 ou concentrar-me apenas na 9?
  • Pondo um pouco de parte os browsers mais usados, também existe uma comunidade grande de utilizadores de Mac. Muitos devem usar o Firefox, mas muito outros devem usar ou o Safari ou o Camino. O Camino usa o motor da Mozilla o Gecko, portanto podemos deixa-lo de parte se já usamos o Firefox. Mas o Safari usa um motor de rendering da Apple e convém dar-lhe suporte pois deve existir uma grande comunidade que o usa ou será que não? Dentro disto, tenho outra pergunta, o Safari 2 é o browser actual, o 3, apenas existe em beta. Acham que devo dar surpote a ambos ou começar apenas a preocupar-me com a beta do 3 e futuros lançamentos, inclusive versão final? Cheguei à conclusão que para o Windows apenas existe o Safaria 3 beta, logo não vou puder testar os meus sites na versão 2 e como a versão 2 é própria para Mac, nem se quer existe versão para Linux por isso não posso mesmo testar. Ou seja, acham que devo dar suporte ao Safari 3 beta e futuros lançamentos, inclusive versão final? E para todos os users de Mac que por aqui andem, a titulo de curiosidade, usam o Safari ou outro?
  • Para terminar, será que alguém que realmente use no seu dia a dia browsers com o motor baseado em KHTML? Como por exemplo, o Konquereor? O motor do Safari é baseado em KHTML mas isso não significa que ainda sejam iguais, a Apple já o deve ter modificado bastante e dando suporte a diversas coisas que se calhar a equipa do KDE não o fez. A pergunta final é, devo preocupar-me com este browser ou esquece-lo completamente pois quase ninguém o usa?

Top 10 do meu site pessoal:

Explorer  	 15262 	 51.10%
Firefox  	 6123 	 20.50%
Maxthon  	 2800 	 9.38%
Opera   	 2236 	 7.49%
Other   	 2162 	 7.24%
Netscape  	 612 	 2.05%
Mozilla  	 180 	 0.60%
Safari  	 180 	 0.60%
Avant Browser  	 71 	 0.24%
AOL     	 50 	 0.17%

Gostava da opinião de todo os webdesigners que aqui existem e não só. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu apenas me preocupo que as páginas estejam de acordo com os standards, de resto, as pessoas que usem browsers que os respeitem.

mas também não trabalho nisto a sério, por isso a minha opinião não é muito importante :P

e não uso javascript.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas ao preocupares-te apenas que as páginas sigam os standards, sabes bem que metade do pessoal podera não conseguir ver a página como deve ser. Claro que tudo se deve à complexidade da mesma. E o IE é o maior perigo que existe para os standards mas continua a ser o mais usado, por isso convem que a página seja bem visível nele.

E acho que a tua primeira frase tem qualquer coisa de errado mais lá po fim :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas ao preocupares-te apenas que as páginas sigam os standards, sabes bem que metade do pessoal podera não conseguir ver a página como deve ser. Claro que tudo se deve à complexidade da mesma. E o IE é o maior perigo que existe para os standards mas continua a ser o mais usado, por isso convem que a página seja bem visível nele.

E acho que a tua primeira frase tem qualquer coisa de errado mais lá po fim :)

Epá eu preocupo-me com IE6/7 e FF 2 porque são os browsers que dominam a cota de mercado quase completa :P, com o Opera não e com o Safari também não (mas talvez futuramente me preocupe)... simplesmente não há muita gente a usar Opera.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu preocupo-me com o ie e com o ff, mas em alguns sites, como por exemplo sites de arte, design e afins ou sites institucionais de empresas grandes  preocupo-me também com o safari

e só suporto a ultima versão de cada browser

com o opera parto do principio que se com o ie, ff e safari funciona bem com o opera também deve funcionar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@JoaoQAlves

Mas por exemplo, nas estatísticas do meu site, o Opera está em 4 acima do Safari. E o 3 lugar nem deveria propriamente contar, porque o motor do Maxthon é o mesmo do IE (bem, acho que há mase 2 versões com o motor do IE e com o do Firefox, mas não importa, vai dar ao mesmo). Logo, o Opera é 3º browser mais utilizado, pelo menos no meu site.

@Sven

E porque é supões tal coisa? O motor de rendering do opera é diferente de todos os outros. Funcionar no IE, FF e Safari, não significa que irá funcionar totalmente no Opera.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não vou dar a minha opinião, mas vou mostrar as estatísticas de um site meu:

Browser / SO:

1.

Firefox / Windows

158 59.85%

2.

Internet Explorer / Windows

91 34.47%

3.

Firefox / Linux

10 3.79%

4.

Firefox / FreeBSD

1 0.38%

5.

Firefox / Macintosh

1 0.38%

6.

Mozilla / Linux

1 0.38%

7.

Mozilla / Windows

1 0.38%

8.

Safari / Macintosh

1 0.38%

Browser (sem distinção de SO):

1.

Firefox

170 64.39%

2.

Internet Explorer

91 34.47%

3.

Mozilla

2 0.76%

4.

Safari

1 0.38%

(Isto foi só para mostrar as "cotas do mercado" no meu site.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também, mas por isso é que este tópico é mais direccionado aos webdesigners, que fazem sites como freelancer ou whatever, fazem sites que são para diversos mercados e convém ter enquanto um minimo de browsers quando se está a desenvolver o site. Não criei esta discussão para que o José ali da esquina me diga em que browsers testou o único site que fez até à data que por acaso é a sua página pessoal. Isso não me interessa, interessa-me é aqueles que fazem sites e que têm isso como hobbie/part-time.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ie 5.5 (ainda há muita gentinha a usar), 6 e 7

ff 1.5 e 2

opera 7, 8 e 9

safari 2 e 3

de resto, para já, não me estou a preocupar, mas vou alterar algumas coisas que fiz de modo a ficarem melhor estruturadas no linx...

um dos ultimos que fiz tem esta estatistica:

[table]

[/table]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@Sven

E porque é supões tal coisa? O motor de rendering do opera é diferente de todos os outros. Funcionar no IE, FF e Safari, não significa que irá funcionar totalmente no Opera.

Pura arrogancia!! :P

mas a verdade é que a quota do opera é desprezível, nunca tive nenhum cliente que tivesse como requisito o opera enquanto que o safari já há alguns que exigem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

mas a verdade é que a quota do opera é desprezível, nunca tive nenhum cliente que tivesse como requisito o opera enquanto que o safari já há alguns que exigem

E acho normal. A situação do safari nos Macs é a mesma do IE no Windows: já vêm de origem e algum pessoal não se preocupa em usar outro.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu importo-me em funcionar no IExplorer (principalmente) e no Firefox, e por a funcionar de igual maneira nestes 2 browsers já é uma dor de cabeça do caraças!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto não é um dado cientifico, mas conheço muita gente com mac que usa o ff porque o safari é uma bela bosta!!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu importo-me em funcionar no IExplorer (principalmente) e no Firefox, e por a funcionar de igual maneira nestes 2 browsers já é uma dor de cabeça do caraças!

É uma questão de hábito sobretudo, depois de perceberes o que funciona bem nos 2 estás lançado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto não é um dado cientifico, mas conheço muita gente com mac que usa o ff porque o safari é uma bela bosta!!!!

E acho normal. A situação do safari nos Macs é a mesma do IE no Windows: já vêm de origem e algum pessoal não se preocupa em usar outro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu ja estou habituado mas nao deixa de ser uma dor de cabeça!

deixo aqui estatística de browsers do emprego.pt: (mes d agosto)

browsersre4.jpg

Julho: (Opera ainda consegue aparecer no Gráfico)

browsersjulhomb0.jpg

Penso que os que devemos preocupar mais é com o IE, FF e Opera

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@marinheiro

Não achas que preocupar com IE 5.5, Firefox 1.5 e Opera 7 e talvez 8 é um bocado exagero? As minhas razões são as seguintes:

- O Windows XP deve ser o sistema mais usado da Microsoft e já tem 6 anos. O IE 6 veio com o XP, logo, a grande maioria usa o IE 6 no minimo. Quem é que hoje em dia ainda usa IE 5.5? Acredito que ainda hajam computadores com Windows 98/Me/2000, mas se calhar já actualizaram para o IE6 ou até mesmo po 7 (nem sei se é suportado). Ou se calhar essas pessoas não navegam assim tanto se não já tinham recebido uns vírus engraçados ou uns avisos a notificar da antiguidade do software. Achas mesmo que há ainda alguém que use o IE5.5?

- Relativamente ao Firefox 1.5 e Opera 7 (talvez o 8 esteja também incluido) não consigo ver alguem ainda a usa-los. Primeiro, porque estes browsers é muito mais usado por quem realmente quer e os que querem costumam ter as coisas actualizadas. Embora cada vez mais o Firefox comece a ser espalhado por mais casas. No entanto, o Opera tem uma minoria e os que usam, é porque querem e gostam mesmo mais que outro qualquer e esses de certeza que têm-no actualizado para o 9. Será que valem mesmo a pena preocuparmos-nos com o 7 e 8?

E agora outra pergunta, tu tens esses browsers todos instalados? Usas mac? Se não, como testas os sites no Safari 2? Que eu tenha visto, só existe o 3 para Windows, podes indicar-me link para download po 2? E se realmente usas Safari no Windows (nem que seja pa testes), ou se alguém usa, sabem-me explicar porque raio o Safari no Windows não usa as fontes que é suposto?? O browser está correr no Windows as fontes estão disponíveis e ele não mostra igual porquê?

@Drone

Tens razão, mas quando consegues por a funcionar nesses 2, a probabilidade de não funcionar noutra, é pouca e se não funcionar, são coisas mínimas. Eu criei este tópico mas se calhar exagero também um bocado nas coisas que faço não sei. Porque recentemente estou a brincar com Javascript e a fazer umas coisas engraçadas e deparei com certas coisas que não são bem compatíveis em todo o lado, mas esse tipo de coisas é raro alguém as fazer. Exemplo: através de javascript sacar directamente valores de um ficheiro css externo definido na página. Não é das coisas mais comuns...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

offtopic

e eu conheço muita gente que se recusa a usar o Safari sem nunca o ter experimentado :P eu depois de uns meses a usar FF, com ele a gastar metade do processador mudei para o Safari.

a verdade é que o Safari em MacOSX (PPC) tem um desempenho significativamente melhor do que o FF, respeita mais os standards do que o FF, está muito melhor integrado no SO do que o FF, entre outras vantagens. só não tem é a mesma quantidade de extensões (mas também têm extensões!!!).

pela experiência que tenho na utilização do Safari e Opera, normalmente, a forma como as páginas são apresentadas nos 2 browsers é semelhante. por isso, se funciona num, também deve funcionar no outro (isto falando de HTML/CSS, com javascript as coisas já são um pouco diferentes).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@nazgulled

de todos os que falei, só não tenho o safari e o linx... todos os outros tenho instalados... no portátil, tenho as ultimas versões de ie, ff e opera, no fixo, tenho 2 discos, um com ie 6, ff 1.5 e opera 8, outro com ie 5.5 e opera 7... os testes do safari são feitos por um amigo que tem mac e os de linx são feitos por um amigo invisual...

quanto ao ff 1.5, posso dizer-te que só há 5 dias é que passei no portátil para o 2, e, muito sinceramente, já me arrependi, porque estou com problemas com os cookies... tudo o que é logins não faz automáticamente...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

offtopic

e eu conheço muita gente que se recusa a usar o Safari sem nunca o ter experimentado :P eu depois de uns meses a usar FF, com ele a gastar metade do processador mudei para o Safari.

a verdade é que o Safari em MacOSX (PPC) tem um desempenho significativamente melhor do que o FF, respeita mais os standards do que o FF, está muito melhor integrado no SO do que o FF, entre outras vantagens. só não tem é a mesma quantidade de extensões (mas também têm extensões!!!).

pela experiência que tenho na utilização do Safari e Opera, normalmente, a forma como as páginas são apresentadas nos 2 browsers é semelhante. por isso, se funciona num, também deve funcionar no outro (isto falando de HTML/CSS, com javascript as coisas já são um pouco diferentes).

A experiência que tenho com o safari diz-me que a sua implementação do javascript deixa muito a desejar, sobretudo quando não se fazem as actualizações ao sistems

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

@marinheiro

Tens links para download do opera 8? Não consigo encontrar ou se tiveres mesmo a instalação, podes mandar? Opera 7 e Firefox 1.5 acho um exagero e nunca na vida me vou preocupar com isso, e no caso do Firefox duvido que existam diferenças significativas do 1.5 ao 2.0 em termos do motor. O IE 5.5 idem, eu pretendo evoluir e não regredir, já tá mais que na altura de as pessoas actualizarem no minimo para o 6. Isso já é  mais velho que a minha avó.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem tava já há uns dias para postar um tópico similar..!

Em relação ao Opera (que uso como browser principal), a maior parte das pessoas andará com a última versão disponível, visto que aquilo faz updates semi-automáticos, não custa nada manter-se actualizado. Suponho que o caso seja o mesmo com Firefox.

Outra coisa, regra geral, se um site standard compliant ((X)HTML, CSS e javascript válido) funcionar bem em Firefox e Opera, podemos assumir que funcionará bem em Safari, e vice-versa. Isto é aquilo que tenho notado.

Resumindo, os browsers que testo e com que realmente me preocupo são estes:

IE 6 e 7 (obrigatório funcionar bem)

Firefox  (só testo com o uma versão 2.x, mas tenho plena confiança que deve funcionar de igual modo numa versão 1.5.x.x -- obrigatório funcionar bem)

Opera 9 (convém funcionar bem, admitem-se pequenas falhas gráficas que não prejudiquem a funcionalidade do site)

Infelizmente não tenho Safari disponível, mas se me forem reportados problemas nesse browser é óbvio que tento corrigi-los.

E é isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora