• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

IBM prevê aumento de pirataria para 2006

1 mensagem neste tópico

A extorsão é a nova moda do mundo do cibercrime. O relatório IBM Global Business Security Index revela que o número de ataques informáticos (malware) decresceu em 2005, mas prevê que, em 2006, estes se tornem mais pequenos e selectivos.

O relatório elaborado pela Global Security Intelligence da IBM alerta, no entanto, para uma crescente diversidade de ataques, o que permite concluir que os perigos da Internet já não se resumem à simples intrusão ou aos vírus.

Os investigadores da IBM acrescentam que, através das detenções verificadas nos EUA, é possível constatar uma crescente conexão entre piratas e mundo do crime organizado, que aproveita as novas ferramentas tecnológicas para a extorsão de dinheiro a empresas e indivíduos.

Esta forma de actuação surge como reacção à crescente adesão a sistemas de segurança, que limitam os efeitos de vírus e spam, mas que incitam os criminosos a procurar “armas” mais sofisticadas.

A unidade de segurança da IBM alerta para o facto de os cibercriminosos apostarem cada vez mais na vertente pessoal dos sistemas de segurança das empresas, por norma mais instáveis que o software ou o hardware que protege as redes informáticas.

Entre as tendências identificadas pela IBM para 2006 encontra-se a globalização do cibercrime, o desenvolvimento de redes de botnets mais sofisticadas, a partilha de ferramentas entre piratas e a migração de ataques para as redes móveis.

No que toca a 2005, a IBM lembra que se registou um crescimento nos ataques dirigidos por e-mail, e também do phishing. Pelo contrário, o número de vírus decresceu em 2005, mas a conjugação de ferramentas de malware não parou de aumentar.

Fonte: Infortech United

Que acham disto? Acham que a pirataria realmente vai aumentar?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora