• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

myamrus

[Ajuda] Ubuntu em DV6559 | Som "Intel 82801H HD"

23 mensagens neste tópico

boas,

adquiri um HP dv6559, assim que o liguei tentei instalar o ubuntu 7.04, no entanto assim que meto o cd e ele começa a carregar da me o seguinte erro :

"Can't access tty job control turned off" e passa-me para uma linha de comandos.

Alguém me da uma ajuda?

[Resolvido Solução: Download do alternate install ]

So agora tive oportunidade de testar o alternate, instala bem mas quando inicio dá erro do X. O que posso fazer?

[Resolvido ver: http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=123737

já consegui entrar no Gnome mas fica um pouco lento. A grafica do portatil é um intel 965 express, alguem sabe onde posso arranjar as drivers?

[Resolvido ver: http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=123751

já instalei as drivers e o 915resolution  mas quando corro o comando 915resolution -l da erro.

vitor@ubuntu:~$ su

Password:

root@ubuntu:/home/vitor# 915resolution -l

Intel 800/900 Series VBIOS Hack : version 0.5.2

Intel chipset detected. However, 915resolution was unable to determine the chipset type.

Chipset Id: 2a008086

Please report this problem to stomljen@yahoo.com

root@ubuntu:/home/vitor#

[Resolvido ver: http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=124187 ]

Novo Problema:

Muito obrigado, já esta resolvido, só falta uma coisa para estar completamente funcional, não tenho som, a placa é identificada e instalada pelo alsa mas não funciona. Atraves do comando lspci tenho a seguinte informação: Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 03), se me poderem ajudar também com isto agradecia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se o CD estiver bem gravado, o melhor que tens a fazer é sacar  usar o alternate para instalar. Na secção tutoriais até tens lá um how-to de como instalar com imagens.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim, o cd esta bem gravado, vou experimentar com o alternate

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

So agora tive oportunidade de testar o alternate, instala bem mas quando inicio dá erro do X. O que posso fazer?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Possivelmente está acontecer o que a mim acontecia... Instalava o Ubuntu na boa, mas depois ao iniciar dava erro.

Após moer a cabeça a alguem (alguem com um R_ no fim  ;)) resolvi o problema.

Se o teu caso for este (instalas e depois ficas sem o X, tenta fazer isto na consola como root:

dpkg-reconfigure xserver-xorg

E põe as drivers da gráfica como vesa.

Para mais informações, visite est post.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

já consegui entrar no Gnome mas fica um pouco lento. A grafica do portatil é um intel 965 express, alguem sabe onde posso arranjar as drivers?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja instalei as drviers e o 915resolution  mas quando corro o comando 915resolution -l da erro.

vitor@ubuntu:~$ su

Password:

root@ubuntu:/home/vitor# 915resolution -l

Intel 800/900 Series VBIOS Hack : version 0.5.2

Intel chipset detected. However, 915resolution was unable to determine the chipset type.

Chipset Id: 2a008086

Please report this problem to stomljen@yahoo.com

root@ubuntu:/home/vitor#

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só precisas do 915resolution se não tiveres a resolução que queres. Tens a resolução que queres?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então faz o belo do $sudo apt-get install 915resolution, ele reinicia o X, e já deves ter. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

foi o que eu fiz, depois segundo o tutorial devo fazer 915resolution -l, e quando faço dá o erro de cima.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pela ajuda, mas deu o mesmo problema, o que tenho de fazer, dava para me explicar melhor, não percebi a resolução do problema que dá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ele alterou o código de modo a suportar a placa dele (que penso que seja igual à tua). O que ele mostra são as diferenças entre o que ele alterou e o código original.

Apliquei o que ele fez e anexei. Experimenta (basta substituires o 915resolution.c do código original e compilares e instalares outra vez).

PS: retira obviamente o .doc que foi só para poder anexar :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito obrigado, já esta resolvido, só falta uma coisa para estar completamente funcional, não tenho som, a placa é identificada e instalada pelo alsa mas não funciona. Atraves do comando lspci tenho a seguinte informação: Audio device: Intel Corporation 82801H (ICH8 Family) HD Audio Controller (rev 03), se me poderem ajudar também com isto agradecia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora