• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

MX+

Consistencia nos tutoriais/guias!

4 mensagens neste tópico

Gostaria de deixar aqui uma ideia, até porque isto afecta profundamente..

Acho que é muita má prática cada vez que se cria um tutorial sobre alguma coisa que necessite de base-de-dados, inclui-se todo o código necessário para ligar á BD, códigos para fazer validação das queries, etc.

Acho que para além dos novatos se confundirem é de extrema má prática. Todos sabemos os perigos que existem com SQL Injection, e outros..

Eu gostaria de sugerir que, pelo menos neste fórum - eu até acho que isto devia ser um conceito universal - se deveria usar uma bibliteca de DB pública.

Alguma que fosse "aprovada" pelo pessoal do PHP e que ainda estivesse a ser mantida (para suporte e correção de bugs)..

Acho que além de simplificar e resumir os tutoriais  ao essencial, era uma medida que ia aumentar em muito a segurança.

Cumprimentos.

PS: Digam a vossa opinião já agora :P

PPS: Não pareçendo publicidade descarada, mas eu criei já há muito uma biblioteca que posso dizer quase completa de acesso a DB (por agora só MySQL), e que podia disponibilizar com um tutorial por aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Iiiii pa... que discussão de que te foste lembrar. Isto corre o risco de se tornar num dos tópicos mais concorridos.

É importante ensinar as bases aos noviços, isso é que é aprender, começar com o mais simples para depois dominar o mais complicado, há que esgravatar enquanto não se domina determinado conhcimento.

Eu acho boa pratica incluir o sql, para os leitores saberem como o fazer, e desde que seja bem escrito e limpinho, livre de vulnerabilidades, não há grande vantagem em usar uma dblayer, até porque para um projecto pequeno acaba por aumentar a complexidade do código.

Mas a discussão das tecnologias de conectividade a bases de dados... ui.... ODBC,JDBC,ADO e afins... só isso é para uma discussão infindavel...

depois no php temos as bibliotecas nativas, o PDO, tres ou quatro db layers no repositorio peer, dezenas delas por aí na internet, propel, a nova dblayer que virá com o php6...

é uma discussão bem mais complexa que um tópico.

Anyway, para tutoriais continuo a preferir a solução mais simples, as bibliotecas nativas... mas isso sou eu...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas é que simplificava as simples queries (e as mais complexas) com linhas mais pequenas de codigo (que era igualmente intuitivas), torna-va as DB "genéricas" e portáteis, entre muitas outras vantagens..

Gostava de saber mais opiniões de programadores php médios/avançados/gurus.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Usar uma framework, ou classes oficiais acho que só vai dar problemas, daqui a pouco somos a comunidade portuguesa da framework X, já para não falar na dor de cabeça que seria cada fórum escolher a sua

A maioria do pessoal que esta a aprender aprende por exemplo, daí ser bom ter o código todo.

Eu entendo-te bem MX+ as vezes dificulta um pouco a leitura e torna o código extenso.

Sugiro um solução de consenso para os tutoriais, que passa por ter o código todo disponível para download mas apenas mostrar no tutorial o código relevante para o problema em questão

Assim agrada-se a gregos e a troianos :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora