• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Gurzi

ASP.neT -- VB.NET

17 mensagens neste tópico

Boas malta

Na empresa onde estou , estão a pedir que aprenda ASP.NET utilizando VB.NET

Agora tenho uma dúvida, ponho-me a googlar por ASP.NET ou aprendo VB.NET??

Estou confuso :s  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ambos... ASP.NET como deves saber é a tecnologia, VB.NET é a linguagem de programação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

BOm voute explicar 1 cena. na empresa k estou tbm me pediram isso infelizmente :\ e o seguinte aprende vb.net. dps pede a tua empresa para comprar o vs 2005 pro :) e ta sempre a bombar maaiss simples e impossivel

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tiago, acho q devias "googlar" por ambos. Vais encontrar informação aplicada a vb.net e outra aplicada directamente na tecnologia (asp.net). Coisas do tipo page cycle, sessões, memberships (se bem que agora ja deves encontrar tb algo pra windows forms), etc etc ... segurança (cross site scripting por exemplo), validação das paginas, usar javascript no meio do codigo asp.net, utilização de server tags <%$ ou # etc ...

Só alguns exemplos para te explicar o porquê de utilizares ambos os termos nas tuas pesquisas. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol  :cheesygrin:

Cada qual com os seus problemas

Eu em .NET sinto-me como peixe na água

Mas a minha empresa IFAP ( ministério da agricultura) não me pede isso :cheesygrin:

pede-me fazer em JavaServer Faces - JSF

uma framework java para web ... equivalente ao ASP.NET

Este fim-de-semana foi fazer noitadas a investigar...fazer pequenas coisas, procurar bons IDEs.....etc...

Boa sorte, vai colocando dúvidas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tiago, acho q devias "googlar" por ambos. Vais encontrar informação aplicada a vb.net e outra aplicada directamente na tecnologia (asp.net). Coisas do tipo page cycle, sessões, memberships (se bem que agora ja deves encontrar tb algo pra windows forms), etc etc ... segurança (cross site scripting por exemplo), validação das paginas, usar javascript no meio do codigo asp.net, utilização de server tags <%$ ou # etc ...

Só alguns exemplos para te explicar o porquê de utilizares ambos os termos nas tuas pesquisas. :cheesygrin:

Tu em ASP.NET não precisas de programar a página com TAGS <% ou # .... etc...etc...etc...

isso era o antigo ASP

em ASP.NET com o Visual Studio 2005 ou 2003....basta desenhar os Forms e etc....tal como fazes numa aplicação VB

claro que podes adicionar código Javascript e dar mais marteladas à página web que está por trás...mas só se quiseres...tipo torná-las mais eficientes em alguns aspectos

Isso não é complicado, tendo o Visual Studio que é um excelente IDE...e ainda por cima com tanta ajuda na net

pior é mesmo JavaServer Faces - JSF

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Só alguns exemplos para te explicar o porquê de utilizares ambos os termos nas tuas pesquisas. ;)

Tu em ASP.NET não precisas de programar a página com TAGS <% ou # .... etc...etc...etc...

isso era o antigo ASP

em ASP.NET com o Visual Studio 2005 ou 2003....basta desenhar os Forms e etc....tal como fazes numa aplicação VB

claro que podes adicionar código Javascript e dar mais marteladas à página web que está por trás...mas só se quiseres...tipo torná-las mais eficientes em alguns aspectos

Isso não é complicado, tendo o Visual Studio que é um excelente IDE...e ainda por cima com tanta ajuda na net

pior é mesmo JavaServer Faces - JSF

Delta, não fales do que não sabes. Continuas a poder usar as server tags em ASP.NET ... e acredita q já tive casos em que me deu bastante jeito.

Só um pequeno aparte e sem querer ofender ninguém... queres que alguem te elogie, tenha pena ... ou whatever por teres que gramar com JSF ? É que já não é o primeiro post que te vejo a queixar por teres que trabalhar com JSF ... e neste tópico não vejo necessidade em tal referencia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

=====

Delta, não fales do que não sabes. Continuas a poder usar as server tags em ASP.NET ... e acredita q já tive casos em que me deu bastante jeito.

======

Estás a retroceder, e isso é problema teu.  ASP não é ASP.NET

Nunca precisei de andar a bater à mão tags tipo <%.....tu é que não sabes fazer de outra forma

tu sabes é ASP...não ASP.NET

=====

Só um pequeno aparte e sem querer ofender ninguém... queres que alguem te elogie, tenha pena

=======

lol...deves estar mesmo off

=====

... ou whatever por teres que gramar com JSF ? É que já não é o primeiro post que te vejo a queixar por teres que trabalhar com JSF ... e neste tópico não vejo necessidade em tal referencia.

=====

Mas és parvo ou fazes-te ?

Em primeiro lugar em também não quero ofender ninguém....

1) se fazes as coisas à mão numa empresa onde há muito trabalho ou és masoquista ou não sabes de outra forma

2) de facto ando à rasca com JSF...porque também pouco sei...mas eu investigo e procuro, não te preocupes comigo

3) achei curioso este post, porque partilho dos mesmo problemas e estou pronto a ajudar...dentro do meu tempo...que tenho pouco

JSF e ASP.NET são web-tiers onde tu tens respectivamente código Japa puro e Código VB.NET puro por trás das páginas

respectivamente Code. behind (algo assim) e BackingBeans

Agora...depende dos IDEs em Java....mas em ASP.NET ???????  o Visual Studio faz tudo

Portanto não sejas parvo, este fórum é suposto existir para ajudar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Estás a retroceder, e isso é problema teu.  ASP não é ASP.NET

Nunca precisei de andar a bater à mão tags tipo <%.....tu é que não sabes fazer de outra forma

tu sabes é ASP...não ASP.NET

O nunca precisares e o não ser usado são coisas diferentes. Eu tb não uso mto, apenas em casos mais especificos em que não compensa tar a criar outro "server control".

Em primeiro lugar em também não quero ofender ninguém....

Já ofendeste, chamaste-me parvo.

1) se fazes as coisas à mão numa empresa onde há muito trabalho ou és masoquista ou não sabes de outra forma

Confesso que até posso fazer coisas da forma mais complicada, mas sei que não sou nenhum guru, daí achar normal faze-lo.

Ah, e para alem de não ser guru, há coisas que o simples arrastar de objectos não o faz... e se para ti o simples "arrastão do ojecto" te serviu... temos pena mas ainda não pudeste usufruir da tecnologia de uma forma correcta e decente.

2) de facto ando à rasca com JSF...porque também pouco sei...mas eu investigo e procuro, não te preocupes comigo

Eu não me preocupo... se tens duvidas tas a vontade para as colocar... este forum serve pra isso mesmo.

3) achei curioso este post, porque partilho dos mesmo problemas e estou pronto a ajudar...dentro do meu tempo...que tenho pouco

Acredito, sofro do mesmo problema.

Portanto não sejas parvo, este fórum é suposto existir para ajudar

Não disse o contrário...simplesmente disse que era desnecessário o post que fizeste ...pq se sinceramente não vejo onde está a "ajuda" de que falas.

Ah, e aqui ofendeste-me novamente.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos lá ter calma "meninos", e continuar a discussão como gente civilizada que somos todos.  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

======

O nunca precisares e o não ser usado são coisas diferentes. Eu tb não uso mto, apenas em casos mais especificos em que não compensa tar a criar outro "server control".

========

Não sabes usar as librarias .NET, tudo o que for session requests ou flow control das páginas, modelos de dados do negócio, qualquer coisa...eu só uso .NET

Portanto nunca precisei de andar a colocar as velhinhas tags ASP do século passado...

Apenas faço algumas mudanças a nível de JavaScripts e etc....isso sim...eu incluo isso à mão

====

Já ofendeste, chamaste-me parvo.

======

foi ?

====

Ah, e para alem de não ser guru, há coisas que o simples arrastar de objectos não o faz... e se para ti o simples "arrastão do ojecto" te serviu... temos pena mas ainda não pudeste usufruir da tecnologia de uma forma correcta e decente.

======

Ninguém aqui é guru, mas achas mesmo que hoje em dia alguém bate páginas HTML à mão ?

desde que tenhas os conhecimentos básicos...para dar uma martelada ou outra...tudo bem

Agora tags ASP em ASP.NET eu realmente nunca fiz, e olha que não faço projectos pequenos

======

Acredito, sofro do mesmo problema.

========

então cala-te, ninguém é guru, o que está em causa é a produtividade

Vais matar a cabeça com merdas tipo: saber que código o Visual Studio coloca para fazer uma caixa de texto ?

caga nisso

========

Não disse o contrário...simplesmente disse que era desnecessário o post que fizeste ...pq se sinceramente não vejo onde está a "ajuda" de que falas.

Ah, e aqui ofendeste-me novamente.

=========

Ofendi ? tens bom remédio, não me fales mais

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos lá ter calma "meninos", e continuar a discussão como gente civilizada que somos todos. ;)

Da minha parte está a ser cumprida. :)

Não sabes usar as librarias .NET, tudo o que for session requests ou flow control das páginas, modelos de dados do negócio, qualquer coisa...eu só uso .NET

Desculpa mas esta frase está bastante confusa. Se puderes, agradeço que escrevas de forma a que todos percebam.

====

======

Ninguém aqui é guru, mas achas mesmo que hoje em dia alguém bate páginas HTML à mão ?

Acredita que procurei onde estava a indicação de que alguem produz código em HTML à mão, mas não encontrei...Porquê esta pergunta ?

então cala-te, ninguém é guru, o que está em causa é a produtividade

Tenho liberdade de expressão, logo não me "calo" :) Quanto à produtividade, não estamos a discuti-la aqui, mas se quiseres avança com argumentos.

Vais matar a cabeça com merdas tipo: saber que código o Visual Studio coloca para fazer uma caixa de texto ?

Não, claro que não. Se isto que dizes está a responder à referência da "técnica do arrastão do objecto" então não percebeste o que disse :)

Ofendi ? tens bom remédio, não me fales mais

Aqui faço das tuas palavras as minhas, "Portanto não sejas parvo, este fórum é suposto existir para ajudar" e acrescento, "e para discutir".

Quanto ao que acrescentaste no teu post após eu ter respondido anteriormente...

JSF e ASP.NET são web-tiers onde tu tens respectivamente código Japa puro e Código VB.NET puro por trás das páginas

respectivamente Code. behind (algo assim) e BackingBeans

O que é o BackingBeans ? Se é algo relaccionado com Java então não poderei falar pois nao tenho experiencia nesse campo.

Agora...depende dos IDEs em Java....mas em ASP.NET ?  o Visual Studio faz tudo

Faz? Terás então alguma versão "especial de corrida"... pq a que eu uso ainda me permite (lol) ter trabalho e um ordenado no fim do mês.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

=======

Desculpa mas esta frase está bastante confusa. Se puderes, agradeço que escrevas de forma a que todos percebam.

========

O que eu te disse é que tu podes ter o controle total via programação VB.NET ou C# que está por trás da página web...a todos os níveis

=====

Acredita que procurei onde estava a indicação de que alguem produz código em HTML à mão, mas não encontrei...Porquê esta pergunta ?

=======

Tu é que bates à mão código, porque és mais novo do que eu se calhar

=====

O que é o BackingBeans ? Se é algo relaccionado com Java então não poderei falar pois nao tenho experiencia nesse campo.

=====

É o que eu te estou a tentar dizer

páginas JSP e ASP tu eras obrigado a colocar tudo à mão, usando as suas nomenclaturas

Agora JSF e ASP.NET veio separar completamente e totalmente o que é a área visual (página web) do código. Cada  UI element é um objecto no server que pode ser controlado

Resumindo..imagina uma aplicação VB.NET colocada na NET...apenas muda o FORM que tem um formato HTML

ASP não é ASP.NET

JSP não é JSF

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
=======

========

O que eu te disse é que tu podes ter o controle total via programação VB.NET ou C# que está por trás da página web...a todos os níveis

Não duvido disso, mas como disse, há certos casos (muito especificos) em que me justifica estar a usar server tags, mas não muitos admito.

=====

=======

Tu é que bates à mão código, porque és mais novo do que eu se calhar

O código que "bato à mão" não é HTML, ao contrário do que pensas que eu uso entre as server tags.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

=======

O código que "bato à mão" não é HTML, ao contrário do que pensas que eu uso entre as server tags.

=======

Funciona, não funciona ? ainda bem

Mas uma coisa te digo, não é ASP.NET, digas o que disseres

Mas eu não quero discutir isso contigo, chega !!!

eu neste momento se queres saber sinto-me mesmo mal...muito mal...frustrado e inútil

Conheces o termo de "partir-pedra" ?

Pois, não sabias o que era uma BackingBean, não é ? nem eu .. aprendi há dias....

tenho 1 mês para fazer esta me***...e neste momento...dada a minha pouca experiência em JSF sinto-me um perfeito idiota...

Se soubesses o quanto eu neste momento partilho da mesma frustração de um iniciado em programação, ficarias admirado...e no entanto ando nisto há anos

Hoje por exemplo,

A JSF que ando a fazer tem que ser tudo via Stored Procedures do Oracle, perdi uma me*** de um dia a tentar descobrir um erro...

veio um gajo já experiente, outsourcing, ...apagou um ficheiro JAR da compilação do projecto...ET VOILÀ !!!

Sabes como senti ?

um idiota

chama-me um idiota

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
=======

=======

Funciona, não funciona ? ainda bem

Mas uma coisa te digo, não é ASP.NET, digas o que disseres

É ASP.NET ;) e digas o que disseres.

Mas eu não quero discutir isso contigo, chega !!

Uma atitude sensata :thumbsup:

tenho 1 mês para fazer esta me***...e neste momento...dada a minha pouca experiência em JSF sinto-me um perfeito idiota...

Então porquê ? Por não saberes tudo ?

chama-me um idiota

Idiota :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos lá ter calma "meninos", e continuar a discussão como gente civilizada que somos todos.  ;)

offtopic: O Papa de nós todos ;)

Tópico:

Bom isto e o seguinte... eu também ando a programar em asp.net e vb.net... o que tem de bom e que usando o vs para desenvolveres aplicações .net e canja laranja. sejam paginas web sejam aplicações.

por tanto não sei cm te explicar bem mas na minha opinião devias estudar um bocado o vb.net e como ele funciona, comandos , etc.... depois estudares um bocado de asp.net... como funciona os códigos como eles são executados, runats, etc...... e se quiseres inscreve-te no e- learning da Microsoft.

chama-me um idiota

Idiota ;)

looool owned \o/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora