• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

pcaldeira

texto
Zim - Desktop wiki

13 mensagens neste tópico

Zim é um programa que gere uma wiki no desktop, e é perfeito para quem usa wikis para guardar apontamentos e cábulas. Acabei de testá-lo, é bem simples e minimalista mas tem tudo o que se quer, é mesmo o programa que me faltava :D

Descrição no LifeHacker:

Open source app Zim is an easy to use desktop wiki. Zim boasts instantaneous saving (there isn't even a save button), and automatic page creation and linking. Zim saves all data locally as plain text files, and all the pages can be easily exported into HTML for easy web publishing. This makes it possible to take your wiki with you and reference your files on Windows and Mac computers that can't run Zim. If you don't want to mess around with servers and web-facing wikis, Zim is the perfect alternative. Zim is a free download for Linux only and can be installed on most distributions with the installation hook zim.

Descrição no site oficial:

Zim is a WYSIWYG text editor written in Gtk2-Perl which aims to bring the concept of a wiki to your desktop. Every page is saved as a text file with wiki markup. Pages can contain links to other pages, and are saved automatically. Creating a new page is as easy as linking to a non-existing page. Pages are ordered in a hierarchical structure that gives it the look and feel of an outliner. This tool is intended to keep track of TODO lists or to serve as a personal scratch book.

Alguns screenshots

Apresentação

Podem usar os repositórios para fazer o download, pelo menos nos apt ele já lá está.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Excelente programa :P já o uso há um tempinho e dá muito jeito ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu preifo ter a minha instalação do dokuwiki online porque está sempre disponivel a partir de qualquer computador com ligação a internet e até posso mostrar documentos a outra pessoa. Ou permitir que mais pessoas submetam conteudo.

Mas, estive hoje a testar o zim... wow!

Isto vem com o txt2tags completamente integrado e tem suporte para fórmulas matemáticas em formato latex!!!!

Sendo que os dados ficam guardados num sistema de ficheiros de texto dentro de uma estrutura de pastas, pode usar-se um sistema de controlo de versões para documentação conjunta e acompanhar a evolução página a página... ou seja...

A melhor ferramenta de documentação que conheço!

Quem me dera que isto existisse quando andei a estudar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sendo que os dados ficam guardados num sistema de ficheiros de texto dentro de uma estrutura de pastas, pode usar-se um sistema de controlo de versões para documentação conjunta e acompanhar a evolução página a página... ou seja...

A Zim tem mesmo um plugin integrado para usar SVN :confused:

Já uso há algum tempo e destaco mesmo a vantagem de guardar os dados em documentos de texto, algo importante se quiser exportar os dados, ou para quem usa ferramentas de indexação como o beagle que permitindo uma indexação mais fácil do que se fosse num formato "estranho".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A Zim tem mesmo um plugin integrado para usar SVN :confused:

Já uso há algum tempo e destaco mesmo a vantagem de guardar os dados em documentos de texto, algo importante se quiser exportar os dados, ou para quem usa ferramentas de indexação como o beagle que permitindo uma indexação mais fácil do que se fosse num formato "estranho".

Pois já!!! coool!!! já estive a experimentar... mesmo cool.

olha... e o plugin de equações matemáticas em formato latex? já experimentaste?

Estou aqui meio indeciso se devo instalar as dependeicas todas para que isso funcione

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Prefiro guardar apontamentos da escola em papel e para o resto o Tomboy serve-me perfeitamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Prefiro guardar apontamentos da escola em papel e para o resto o Tomboy serve-me perfeitamente.

Tambem uso o tomboy e não estou a pensar mudar para o zim.

Mas para documentação o zim parece-me uma ferramenta extremamente poderosa. Em particular para a escrita de documentação em conjunto pois a informação fica em ficheiros de texto em formato legível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É normal eu abrir o Zim, escrever uma palavra, selecionar, clicar em link e aquilo encravar?!?  :wallbash: já aconteceu com mais alguém ou o problema é só meu?!?  :bye2:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui funciona correctamente e já utilizo isto há bastante tempo :).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui funciona bem com a versão 0.19 que é a que está nos repositorios universe do ubuntu.

Vou agora adicionar um repositorio extra que tem a versão 0.23 que já tem o plugin de latek.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, entretanto comecei a usar menos o tomboy e cada vez mais o zim. Neste momento, para notas que tiro no trabalho o zim para tudo: Actas de reuniões, notas de desenvolvimento, contactos, etc. As minhas notas pessoais ainda continuam no tomboy, mas daqui a uns tempos vou migra-las tambem.

Mas há grandes novidades no ZIM! O gajo que desenvolve isto decidiu substituir a implementação original em perl por uma nova em python. O branch em python (pyzim) já está em estado de desenvolvimento avançado havendo mesmo já uma RC para a sua primeira versão estável. Ainda não está tão polida como as versões do trunk antigo em perl, mas a médio prazo lá chegará.

O motivo da mudança de linguagem foi a falta de responsividade da comunidade de perl para dar suporte em questões relacionadas com o suporte para POO de perl. Segundo o autor, a comunidade de python está muito mais activa e responde muito mais rapidamente no que a este aspecto da programação toca.

Já estive a ver a nova implementação e está brilhante. O código está simplesmente genial, até dá gosto ler. E bem documentado.

Vou no entanto esperar até mudar para a nova versão em python. Ainda está despida de alguma funcionalidade como por exemplo pesquisa pelas notas todas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora