• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

Multa da Concorrência equivale a 2% da PT Comunicações

6 mensagens neste tópico

A Portugal Telecom reagiu já à multa aplicada pela Autoridade da Concorrência (AdC) por abuso de posição dominante. O montante, de 38 milhões de euros, equivale a 2 por cento da PT Comunicações. Em conferência de imprensa, o presidente da PT, Henrique Granadeiro, considerou que «o efeito mais devastador (desta decisão da AdC) é no ânimo das pessoas desta casa, que exercem um serviço público».

O impacto da medida será elevado porque «a PT vive dos seus clientes e os rendimentos dos clientes são baixo», argumentou.

De resto, a PT sente-se discriminada e alega que a decisão da Autoridade da Concorrência não tem paralelo noutros sectores. Granadeiro comparou a situação ao que se passa no sector dos combustíveis, lembrando que, nas comunicações, a comparação de preços levada a cabo pelo regulador tem como objectivo beneficiar os consumidores, baixando os preços, enquanto que nos combustíveis isso não acontece, sendo tido em conta o preço do petróleo e os custos de refinação e não o poder de compra dos consumidores.

A PT sublinha que, em todos os precedentes conhecidos na Europa de problemas de acesso, nunca essa recusa, que se «deveu a problemas técnicos», foi considerada «abusiva mas discriminatória», sublinhou o presidente da PT.

Tvtel pede indemnização de 15 milhões de euros

A queixa deste processo partiu da Tvtel e da Cabovisão, sendo que a primeira detém, segundo Henrique Granadeiro, um processo nos tribunais em que reclama 15 milhões de euros de indemnização pelo já referido bloqueio de acesso.

Quanto à Cabovisão, «nem sequer pediu indemnização, apesar de ter tido mais recusas por razões técnicas», disse o presidente da PT aos jornalistas.

Estes processos surgem agora «desproporcionados» em relação à coima aplicada pela AdC.

«Não interferimos nem no andamento nem no atraso da justiça», justificou-se Henrique Granadeiro para realçar que «a PT lamenta ter de, novamente, submeter a decisão da AdC ao escrutínio dos tribunais».

Relações com AdC «são intensas»

Sobre as relações entre a PT e a AdC, Henrique Granadeiro explicou que teve três encontros com o presidente Abel Mateus desde a Oferta Pública de Aquisição (OPA) da Sonaecom sobre a PT. «A cooperação institucional é intensa», referiu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu vi essa noticia no jornal2 e o proprio Henrique Granadeiro esteve presente para uma breve entrevista no mesmo.

A primeira coisa que tenho a dizer no meio disto tudo é:

só ouvi a versão da PT, não percebo que raio de jornalismo foi o da rtp, deviam ter em estudio um representante da tvtel e outro da AdC pelo menos.

Fiquei sem saber quem é que tem razão, agora que a PT abusa da sua posição... isso não tenho duvidas, mesmo que este não seja um caso em que isso tenha acontecido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou como o pedrotuga...apenas conheço a posição da PT ... a unica coisa que sei da AdC é que multou a PT por não ter dado acesso as condutas. Se houver por aí alguma noticia com tudo explicado agradeço que  indiquem.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

38 Milhões? Só? Tendo em conta os anos que os portugueses andam a pagar a assinatura telefónica, acho isto muito pouco.

Pelo que li no Público, a PT recusou-se a "ceder" as condutas, alegando ser para uso futuro! Por esta lógica, só a PT é que tinha direitos.

Vamos ver no que vai dar...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

é pouco, mas já é um começo, só deviam começar a ser mais pesadas estas multas para quem quer o monopólio  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora